Rio de Janeiro

O que dizer da capital carioca? Tudo o que dissermos será pouco, pois, no Rio, tudo é muito intenso: a emoção de estar pela primeira vez na cidade, de se encantar com a vista da cidade do Cristo Redentor ou do Pão de Açúcar, de caminhar por Copacabana, Ipanema, e pela Lagoa Rodrigo de Freitas e de curtir a hospitalidade carioca.

Para os iniciantes no Rio, alguns passeios são básicos. São lugares que vemos em revistas ou pela TV e que, pessoalmente, possuem uma energia e uma beleza sem igual. A começar com o Corcovado, casa do Cristo Redentor. De lá, a vista que se tem da cidade é magnífica, principalmente da zona sul. E o Cristo Redentor em si é impressionante, pelos seus 38 metros de altura e pelo fascínio que causa.

Outro passeio básico e garantia certa de encontrar outras dezenas de turistas é andar no bondinho do Pão de Açúcar. Seguros e novos, são mais uma garantia de uma vista belíssima da cidade.

Para os praticantes de esportes, a Lagoa Rodrigo de Freitas é o lugar. Conhecida como “o coração do Rio”, na Lagoa são praticados esportes como o remo e ciclismo, com uma ciclovia de 7,5km de extensão, ao redor da Lagoa. Os corredores também podem utilizar este percurso para seus treinos; há marcações a cada 100m. Além disso, a Lagoa é conhecida como o maior centro gastronômico ao ar livre da América Latina, em uma área de 204 mil metros quadrados. A árvore de Natal da Lagoa, montada desde 1995, é outro símbolo de um dos locais de lazer preferidos dos cariocas. À noite ela é toda iluminada; há segurança e assim, tornou-se ponto de encontro de famílias e turistas.

No Rio, são 80km de praias, e é impossível não se entregar a uma delas. Ipanema, Leblon, Arpoador, Copacabana, Leme e Barra, praias tradicionais, vêm dividindo seu espaço com outras praias menos famosas Brasil afora, como a Praia do Pepê (no início da praia da Barra da Tijuca) e a Praia do Pepino, de onde se avistam, nos finais de semana, asas-delta saídas da rampa da Pedra Bonita.

Aos domingos e feriados, a pista da Av. Atlântica, junto à praia de Copacabana, fica fechada para o trânsito, permitindo a prática de esportes. A ciclovia de Copacabana possui 4km, com marcações a cada 100m.

Voltando ao turismo, dois momentos do ano são marcantes na cidade: o Carnaval e o Reveillon. Porque não programar-se e assistir a um ensaio de uma escola de samba, assistir aos desfiles na avenida ou mesmo desfilar em uma das escolas do Rio? E passar o Reveillon nas areias cariocas? São experiências inesquecíveis em uma cidade inesquecível.

Um dos lugares mais agradáveis de se correr no Rio é na Lagoa Rodrigo de Freitas. Como dissemos no texto, há uma ciclovia, com marcação a cada 100m, que pode ser utilizada pelos corredores.

Outra sugestão de percurso é do Leblon ao Leme – são 8km com vista para as praias cariocas.

Crédito fotos:

Foto aérea: Mariordo

Lagoa Rodrigo de Freitas: Wikimedia

Ipanema: ivanx

[ad#Autoria Post]