Gramado

Foi o tempo em que Gramado era só agito no inverno. Com atividades em todas as estações do ano, a cidade gaúcha está sempre movimentada.

Foi o tempo em que Gramado era agitada somente nos meses de inverno. Com atividades em todas as estações do ano, a cidade gaúcha está sempre movimentada, principalmente nos finais de semana, devido à sua proximidade com Porto Alegre – apenas 115km as separam.

Gramado pode até mesmo ser chamada de Europa do sul. Suas construções lembram o estilo europeu, mais precisamente o alemão, pela influencia de sua colonização. Além disso, é um dos poucos lugares do Brasil onde os motoristas param para que passem os pedestres, os jardins são impecáveis e é uma cidade extremamente limpa, bonita e segura.

Entre os principais atrativos da cidade são o Natal Luz, o Festival de Cinema e as lojas de chocolate.

O Natal Luz, que já tem data para 2010 (de 4 de novembro de 2010 a 16 de janeiro de 2011), é exemplo de organização e beleza. São diversas atividades, entre elas o Nativitaten, com fogos de artifício, águas dançantes e música lírica no Lago Joaquina Rita Bier, que atrai milhares de pessoas desde 2001.

Outra atração imperdível do Natal Luz de Gramado é a Parada de Natal, que não perde em nada para as grandes paradas pelo mundo. Sempre às segundas, quartas, sextas, sábados e domingos às 16h, passam pela avenida principal de Gramado vários personagens dos espetáculos do Natal Luz, atraindo não só as crianças como os adultos também. Confira no site oficial do Natal Luz todas as atrações. Ainda é possível comprar com antecedência os ingressos para os espetáculos pagos.

No mês de agosto o Festival de Cinema movimenta ainda mais o inverno na serra gaúcha. São realizadas mostras de diversos filmes, nacionais e internacionais, sempre no tradicional Palácio dos Festivais. A festa de entrega dos Kikitos – o nome dado ao troféu entregue aos vencedores – é o ponto alto do evento, quando centenas de turistas aglomeram-se em frente ao Palácio para ver a movimentação.

E o que dizer das lojas de chocolate? É praticamente impossível ir a Gramado e não entrar sequer em uma das várias lojas espalhadas pela cidade. São chocolates em diversos tamanhos, formatos e sabores. Garantia de presente que agradará os familiares e amigos!

Aliás, gastronomia é um ponto forte de Gramado. Já ouviu falar nos famosos Cafés Coloniais da cidade? Pães, embutidos, geléias, sucos, cafés, tortas e salgados são servidos em sua mesa. É irresistível e parada obrigatória. Para quem quiser levar um pouco dos cafés coloniais para sua casa, a dica é passar na Casa do Colono. Localizada ao lado da Rodoviária, na Avenida Borges de Medeiros (a avenida principal da cidade), lá você encontra os deliciosos produtos típicos produzidos no interior da cidade.

No site oficial da cidade você encontra todas as informações para que a sua viagem à Gramado seja inesquecível.

Crédito fotos: Prefeitura Municipal de Gramado e Wikimedia.

O Lago Negro fica localizado em um lindo parque em Gramado. É um recanto dentro da cidade, perfeito para correr, caminhar, ou simplesmente sentar-se e admirar a paisagem. Todo em trilhas, este é um percurso muito bom pra ninguém deixar o treino de lado. Aproveite também para correr, além do entorno do lago, seus arredores. Existem algumas subidas no terreno, mas é muito agradável e tranqüilo. Veja no mapa abaixo a região do Lago Negro (fonte: Google Earth).

[ad#Autoria Post]