Uma São Silvestre diferente

Fomos conferir a Cursa dels Nassos, a São Silvestre de Barcelona.

Em 31 de dezembro de 2010, não conseguimos estar na São Silvestre de São Paulo, uma das provas de fim de ano mais tradicionais do mundo, para acompanhar a maravilhosa vitória do Marílson dos Santos.

Porém, não poderíamos perder a oportunidade de estar na Cursa dels Nassos, prova de 10k que fecha o ano em Barcelona, na Espanha.

A prova recebeu este curioso nome com inspiração no mito catalão do “homem dos narizes”. Segundo o folclore da região, o personagem tem 365 narizes, um para cada dia do ano, tendo apenas um no dia 31 de dezembro.

A diversão, antes da prova, foi o próprio Homem dos Narizes distribuindo narizes de plástico aos corredores.

Aqui, o próprio: Homem dos Narizes

A Cursa dels Nassos foi uma das provas mais empolgantes que acompanhamos em Barcelona. Cerca de 10.000 corredores participaram da competição que estava muito bem organizada e sinalizada, além de contar com música bem animada para os atletas (coisa que não vimos – ou melhor, escutamos! – nas outras provas que acompanhamos).

Pórtico de largada

Grande parte do percurso foi feito na orla de Barcelona

A Espanha conta também com várias provas de São Silvestre espalhadas por suas cidades. A principal delas é a San Silvestre Vallecana, que ocorre em Madri e contou com a participação de 34.000 corredores em sua 46ª edição. E a prova contou com um fato quase que inacreditável: o espanhol Ayad Lamdassem liderava a prova quando, no ultimo quilômetro, errou o percurso. Quando se deu conta do erro, já não havia mais tempo para a recuperação e a vitória foi para o atleta Zersenay Tadese, da Eritréia (leia a notícia completa).

O que não ficou bem claro foi o motivo do erro do espanhol: seria problema na sinalização?