Os bastidores da Maratona de Barcelona

Descobrimos alguns segredos do backstage da organização da Maratona de Barcelona…

No dia 06 de março, 15.000 corredores farão parte da 33ª edição da Maratona de Barcelona, um dos maiores eventos esportivos da cidade. Com este recorde de inscritos, a Maratona da cidade se renova, cresce, e mostra que compete, lado a lado, com outras grandes corridas europeias.

Descobrimos alguns segredos do backstage da organização da prova, que vamos contar para vocês ao longo desta matéria:

Crédito: Marató Barcelona

PREPARAÇÃO

A Maratona de Barcelona começa sua preparação com um ano de antecedência: praticamente no dia depois de uma edição já se iniciam os preparativos – e as inscrições via internet para a edição seguinte. A participação em feiras de outras competições também é grande: no último ano, a Maratona de Barcelona participou de 21 feiras.

São 40 pessoas que trabalham diretamente na organização da prova, além de cerca de 1.400 voluntários e mais 700 agentes da Guardia Urbana de Barcelona (estes últimos, responsáveis pela segurança e pelo trânsito).

ANIMAÇÃO

São simplesmente 40 pontos de animação durante todo o trajeto da maratona – na média, praticamente um por quilômetro. Desde 2006, (quando a empresa que atualmente organiza o evento assumiu a maratona) um dos principais objetivos é o de atrair os cidadãos para participarem também da prova. Grande parte dos pontos estarão localizados a partir do km 30, como forma de ajudar os corredores a superar as dificuldades do final de uma prova como a maratona.

Torcedores apoiando pelas ruas de Barcelona

Crédito: Marató Barcelona

PERCURSO

O percurso foi desenhado para que houvesse o maior número de atrações da cidade em um terreno com pouca variação de altimetria nos 42kms. Este é, sem dúvida, um dos grandes atrativos da prova: o percurso inicia na Praça de Espanha, passa pelo Camp Nou (estádio do FC Barcelona), La Pedrera (edifício criado pelo arquiteto Antoní Gaudí), Basílica da Sagrada Família, Fórum, Torre Agbar, Parque da Ciutadella, Praça da Catalunha, Ramblas… finalizando, novamente, na Praça de Espanha. O trajeto é simplesmente inesquecível!

Mapa do percurso da Maratona de Barcelona

Crédito: Marató Barcelona

REDES SOCIAIS

A Maratona de Barcelona está presente nas redes sociais há três anos, e a repercussão é clara. Primeiro, no Facebook (rede mais utilizada na Espanha), depois o Twitter. No Facebook, já são quase 4000 amigos, enquanto que no Twitter são mais de 600 seguidores.

Uma das grandes vantagens que vemos na utilização das redes sociais pela Maratona de Barcelona e uma das razões do seu sucesso é a questão do idioma: eles fazem questão de colocar as informações em quatro idiomas: o catalão, o espanhol, o francês e o inglês, de forma a facilitar a chegada da informação ao maior número de corredores. Uma lição para diversas provas pelo mundo!

Twitter da Maratona de Barcelona

ESTRANGEIROS

Cerca de 45% dos participantes da edição 2011 são estrangeiros. Na edição de 2010, apenas 13 corredores brasileiros cruzaram a linha de chegada, e em 2011, 27 brasileiros se inscreveram para a competição. Aqui há uma excelente oportunidade de crescimento de corredores brasileiros, uma vez que o clima de Barcelona no mês de março é perfeito para correr; além disso, a cidade é acolhedora, oferece diversas atrações para todo o tipo de viajante, desde visitas culturais a festas, baladas e gastronomia.

QUER SER VOLUNTÁRIO?

Voluntários: fundamentais para o sucesso de uma prova

Crédito: Marató Barcelona

Aqui deixamos uma dica para quem ainda não tem preparo para correr uma maratona, mas gostaria de fazer parte de um grande evento como este em Barcelona: entre em contato com a organização da prova com antecedência para saber como ser voluntário.

VÍDEO

E pra terminar, um vídeo pra deixar todos os corredores com vontade de estar em Barcelona para a edição 2012!

Agradecimento especial: Carles Gallén

[ad#Autoria Post]