Correndo com os czares

Eles vão para a Rússia. Melhor que isso, encontraram uma prova para correr por lá.

Pouco a pouco a rede de amizades foi colocando no mesmo caminho quatro amigos que hoje estão concentrados numa aventura que 6 meses atrás não tinham ideia que poderia acontecer. Eles vão para a Rússia. Melhor que isso, encontraram uma prova para correr por lá.

por Henrique Farias

Três informatas e um profissional da educação física se juntaram e decidiram, literalmente da noite para o dia, que iriam para a Rússia. Qual o motivo? Uma promoção relâmpago imperdível de passagens vista pela Internet.

O início de toda essa história se deu quando Éverton e Rodrigo foram colegas de trabalho e passaram um tempo na serra gaúcha trabalhando para um cliente, onde já compartilhavam histórias e vontades de conhecer o mundo. Ao trocar de projeto Éverton conheceu Ricardo, vindo de Manaus para trabalhar em Porto Alegre, também aspirante a cidadão do mundo. Ricardo, por sua vez conhecia Henrique, que mesmo morando em Porto Alegre, já havia morado em Manaus. Acreditem se quiser, em corridas pelo parque da Redenção foram se conhecendo melhor, até o dia que apareceu a passagem para Moscou, que culminou o “dia D” para o início da aventura.

Conhecidos através da prática de corridas surgiu a ideia. Será que não tem uma prova na Rússia? Não é que tem! Não exatamente em Moscou, mas em São Petersburgo, terra dos czares, no norte da Rússia, ao longo do Golfo da Finlândia.

A prova “ERGO White Nights” será realizada no dia 26 de Junho e tem esse nome, pois ocorre no período do solstício de verão, quando o sol predomina na maior parte do dia e as noites são chamadas “noites brancas”. A expectativa para essa época do ano é encontrar um clima agradável para a corrida, com temperatura média de 17ºC em São Petersburgo. O percurso da prova é conhecido por passar pelos principais palácios e monumentos da cidade, além de passar as margens do rio Neva. Para a edição deste ano são esperados mais de 5000 participantes de diversos países.

Um novo desafio veio junto com a ideia de participar da corrida. A menor distância para a ERGO White Nights são de 10 Km, enquanto o grupo de amigos está acostumado a treinar em média 5 Km, três vezes por semana. A distância é maior que a de costume, mas há tempo para a preparação, uma vez que a viagem foi confirmada em Janeiro. São cinco meses para chegar nova meta.

Porto Alegre está sendo generosa para a fase de treinos, já que possui várias provas de final de semana. A estratégia escolhida foi participar de duas provas a cada mês, até o dia do embarque, mas isso não é o suficiente para completar os 10 Km. Por essa razão foram iniciados treinos mais sérios e puxados, visando melhor condicionamento físico e baixa nos tempos. Os primeiros testes foram nas provas de 5 Km para a ambientação com o clima e uma corrida mais leve. No final de semana passado, mais precisamente 17 de Abril, foi percorrida pela primeira vez a distância de 10 Km em uma prova, com tempos variando de 50 a 55 minutos. Nenhum suicídio para a primeira vez de atletas amadores. Até o dia do embarque temos mais 3 provas de 10km programadas e muito treino pela frente!

Agora, serão duas semanas na Rússia somente para corrida? Não!

Essa é a mistura perfeita para uma viagem, aproveitando o clima de corrida, mas também para conhecer pontos, lugares e culturas. Um sonho que está vindo para ser realizado pelos amigos, que se denominam Go4Russia. Após avaliar as diferentes direções possíveis no leste europeu, as escolhas foram passar por cinco países:

  • Lituânia (Vilnius)
  • Letônia (Riga)
  • Estônia (Tallinn)
  • Finlândia (Helsinki)
  • Rússia (São Petersburgo e Moscou)

Toda a preparação, tanto de treinos como da programação da viagem, está sendo descrita no Blog, disponível no endereço http://go4russia.weebly.com.

Que essa seja somente a primeira de muitas aventuras casando a vontade de viajar com o prazer de correr!