Onde correr em Barcelona

Confira os melhores locais para correr em Barcelona!

Volta e meia postamos alguma novidade a respeito de Barcelona. Fazendo o site desde a capital catalã, fica difícil não postar conteúdos locais: a cidade tem muito a oferecer e ainda é totalmente voltada para os esportes.

Mas o que ainda não tínhamos concluído era uma lista com os principais locais para se correr na cidade — o que, finalmente, você poderá conferir agora:

MONTJUÏC

Não há melhor local para treinar subidas em Barcelona que Montjuïc, morro que oferece uma série de atrações esportivas e culturais. Em Montjuïc está uma boa parte da estrutura utilizada na cidade para os Jogos Olímpicos de 1992, como o Estádio Olímpico, o Palau Sant Jordi e a conhecida Torre Calatrava.

Além disso, o Museu Olímpico e do Esporte fica logo ao lado do Estádio Olímpico. Para quem gosta de esporte, uma visita na região é imperdível. Além disso, Montjuïc ainda conta com o Museu Nacional de Arte da Catalunha, o Castelo de Montjuïc e o Museu Joan Miró. Nossa sugestão de percurso? Perca-se pelas subidas e descidas do morro e descubra todas as belezas do lugar — há muito verde na área, facilitando nos dias de calor, e há muitas placas com sinalização das atrações.

A chegada é em grande estilo: desça na estação Espanya da L1: você chegará em uma das praças mais bonitas de Barcelona, a Plaça de Espanya.

A área olímpica de Montjuïc (crédito foto: Correr pelo Mundo)

A sinalização por Montjuïc (crédito foto: Correr pelo Mundo)

O Museu Nacional de Arte da Catalunha (crédito foto: Correr pelo Mundo)

PARQUE DA CIUTADELLA

O parque da Ciutadella é o mais antigo de Barcelona — foi construído para a Exposição Universal de 1888, onde antes se localizava a fortaleza da cidade. Até Antoni Gaudí, o mais famoso arquiteto espanhol, participou da criação do parque, trabalhando no projeto hidráulico do parque.

Nos finais de semana, o parque fica repleto de corredores; durante a semana, o ambiente fica mais tranquilo. É um dos parques preferidos da cidade, e tem fácil acesso por duas estações de metrô: Arc de Triomf (L1) e Ciutadella – Vila Olímpica (L4).

A Cascata da Ciutadella: um dos pontos altos do parque (crédito foto: Correr pelo Mundo)

O Arco do Triunfo de Barcelona, visto do parque (crédito foto: Correr pelo Mundo)

BARCELONETA

Já havíamos publicado um post sobre a corrida na Barceloneta, a principal praia de Barcelona: confere aqui.

PARC GÜELL

Um dos principais pontos de atração de Barcelona, o Parc Güell foi aberto ao público em 1922 e desde a década de 80 é Patrimônio Histórico da Humanidade. O parque foi construído por Antoni Gaudí, e tem uma extensão de mais de 17 hectares.

Deixe-se perder pelos caminhos do parque — aproveite a primeira hora da manhã, quando o parque tem menos movimento, facilitando o seu treino. Cada parte do parque revela uma arquitetura surpreendente, digna de Gaudí, além de oferecer uma vista inesquecível de Barcelona.

Vá até a estação de metrô Lesseps (L3) e siga as placas de indicação para o parque (os as dezenas de turistas que fazem este caminho diariamente). O Parc Güell abre todos os dias do ano, confira os horários:

– De novembro a fevereiro: das 10h às 18h

– Março e outubro: das 10h às 19h

– Abril e setembro: das 10h às 20h

– De maio a agosto: das 10h às 21h

A entrada do Parc Güell (crédito foto: Correr pelo Mundo)

O parque (crédito foto: Correr pelo Mundo)

AVENIDA DIAGONAL

Apesar de ser uma das avenidas mais movimentadas de Barcelona, a Avenida Diagonal é um ótimo lugar para correr em Barcelona, principalmente nos finais de semana. As calçadas são extremamente largas, assim como a extensão das quadras, o que significa não ter que enfrentar tantos semáforos durante seu treino.

Recomendamos iniciar seu percurso a partir da estação de Metrô Maria Cristina em direção à Zona Universitária (direção centro-bairro); antes disso, a Diagonal tem grande presença de pedestres e calçadas um pouco estreitas, o que pode atrapalhar seu treino.

Querendo variar o terreno de treino, fique na mão direita da Diagonal e entre no Palau Reial de Pedralbes. O terreno é de areia, possui algumas variações bem leves no terreno e ali você encontrará um belo cenário. Somente o percurso da Avenida Diagonal possui cerca de 3,5km, sem contar com uma eventual entrada no Palau Reial de Pedralbes ou no grande e arborizado Parc Cervantes, localizado no final da Avenida.

O Palau Reial de Pedralbes (crédito foto: Correr pelo Mundo)