Uma visita ao Museu Olímpico de Barcelona

Em Barcelona? Não deixe de visitar o Museu Olímpico e do Esporte!

Para quem gosta de esporte e vai a Barcelona, uma visita ao Museu Olímpico e do Esporte é obrigatório.

O Museu ocupava um pequeno espaço atrás do Estádio Olímpico da cidade, quando em 2007 ganhou sede própria — mas permanecendo próximo ao Estádio — e aumentou sua área de exposição permanente em instalações super modernas, fazendo jus à importância dada por Barcelona aos Jogos Olímpicos (a cidade sofreu várias modificações para as Olímpiadas de 1992, e ficou, definitivamente, como um dos destinos preferidos de viajantes do mundo inteiro).

Logotipo dos Jogos Olímpicos 1992 (crédito foto: Correr pelo Mundo)

O Museu vai muito mais além de contar a história dos Jogos Olímpicos — trata da história do próprio esporte, e une os dois temas de forma muito bonita e emocionante. Os espaços multimídia são fortemente utilizados durante todo o percurso, em corredores bem sinalizados, que vão descendo, em forma de rampa, até chegar em uma área audiovisual.

Os corredores do Museu Olímpico (crédito foto: Correr pelo Mundo)

Modelos utilizados na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 (crédito foto: Correr pelo Mundo)

Exposição de tochas olímpicas (crédito foto: Correr pelo Mundo)

A área audiovisual: uma das mais emocionantes do museu (crédito foto: Correr pelo Mundo)

Não deixe de passar pelo espaço audiovisual do museu. Nele, você escolhe um monitor e pode assistir a vídeos de diversos jogos olímpicos. E não é preciso muito para se emocionar por ali, basta escolher um vídeo de alguma prova de maratona. Difícil segurar as lágrimas!

E como não poderia deixar de ser, uma boa parte do museu é dedicada aos Jogos Olímpicos de Barcelona, de 1992; e quem recebe atenção especial é o mascote Cobi, um dos mais simpáticos mascotes da história das Olímpiadas.

Cobi, praticando esportes (crédito foto: Correr pelo Mundo)

Aproveite para visitar o Museu Olímpico durante um passeio pela região de Montjüic: ali também está o Estádio Olímpico, onde foram realizadas as competições de atletismo e cerimônias de abertura e encerramento das Olímpiadas de 92 (parte do Estádio fica aberta para visitação diariamente, com exceção dos feriados locais, e é gratuita a entrada) e o Palau Sant Jordi, conhecido dos brasileiros pois foi ali que a Seleção Masculina de Vôlei ganhou a medalha de ouro naqueles jogos.

O Museu ainda oferece armários para guardar seus pertences enquanto visita a estrutura, banheiros e restaurante/cafeteria. O único ponto negativo do museu é o de que não possui espaço para venda de presentes e merchandising dos Jogos Olímpicos.

Em 2011, o valor da entrada é de 4,50€. Para conferir as informações atualizadas e os horários de funcionamento, visite este link.

Museu Olímpic i de l’Esport de Barcelona
Avinguda de l’Estadi, 60 (ao lado do Estadio Olímpico)
Tel.: +34 93 292 53 79