Onde correr em Londres: os Parques Reais

Conheça um pouco de alguns dos melhores locais para correr em Londres: os Parques Reais.

Os Parques Reais de Londres são uma verdadeira instituição da capital britânica, e visita obrigatória dos corredores pela cidade.

Em 2011, se comemoram 160 anos desde que os parques foram abertos ao público;  formados pelos Bushy Park, Greenwich Park, Hyde Park, Kensington Gardens, Richmond Park, St James’s Park, The Green Park e o The Regent’s Park, os Parques Reais somam mais de 2.000 hectares de área verde e espaço para o esporte, em sua maioria na área central de Londres.

(crédito foto: © Indusfoto Ltd)

Os oito Parques Reais somam cerca de 126km de trilhas, 135.000 árvores, 21 lagos e lagoas, mais de 280 monumentos e edifícios e 37 milhões de visitantes ao ano. Além disso, os parques possuem uma boa estrutura de bares para a hidratação pós-treino.

A própria Meia Maratona de Londres tem seu percurso em quatro destes parques: Kensington Gardens, The Green Park, St James’s Park e Hyde Park (neste último onde acontece a largada e chegada).

Quer mais motivos para correr por aqui?

Um pertinho do outro: em vermelho, o Kensington Gardens, em azul o Hyde Park, em verde o Green Park e em amarelo o St. James Park

HYDE PARK E KENSINGTON GARDENS

Difícil separar o Hyde Park e o Kensington Gardens, uma vez que os dois ficam lado a lado, divididos apenas pelo Lago Serpentine.

Uma volta pelos dois parques são cerca de 8km, e uma ótima pedida para conhecer pontos como o Marble Arch, no Speakers’ Corner do Hyde Park, o Kensington Palace, o Albert Hall e o Hyde Park Corner. Neste percurso o corredor encontrará uma rota plana e sem grande envolvimento com trânsito.

O Hyde Park e o Lago Serpentine (crédito foto: © Indusfoto Ltd)

As fontes italianas do Kensington Gardens (crédito foto: © Alan Barbier)

THE GREEN PARK

Muito próximo do Hyde Park e do St. James Park, o Green Park tem cerca de 19 hectares e sem grandes atrações, mas com muita área verde. Está muito próximo, também,  ao Palácio de Buckingham e à Piccadilly Street.

Uma volta pelo Green Park tem cerca de 2km – se você quiser um percurso maior, que tal unir o percurso do Green Park com o Hyde Park e o Kensington Gardens?

O Green Park (crédito foto: © Anne Marie Briscombe)

ST. JAMES PARK

Ao lado do Green Park e em frente ao Palácio de Buckingham, o St. James Park também tem um percurso de 2km correndo uma volta ao redor do parque.

O St. James Park (crédito foto: © Indusfoto Ltd)

THE REGENT’S PARK

O Regent’s Park, em destaque no mapa

Um pouco mais ao norte do Hyde Park está o Regent’s Park, com 166 hectares que incluem o Zoo de Londres e jardins de rosas com mais de 400 variedades da flor.

O site do parque tem uma série de opções de percursos de corrida para todos os níveis – é só escolher a sua rota e imprimir o mapa: http://www.royalparks.gov.uk/The-Regents-Park.aspx?Running-Routes 

E na parte norte do parque, em Primhose Hill, há uma espécie de academia, outdoor, com aparelhos de ginástica – bom espaço para o alongamento pós-treino.

Há também, uma série de corridas pelo The Regent’s Park, com preços bem convidativos para o padrão europeu. As provas acontecem ou no primeiro sábado ou no primeiro domingo de cada mês e o percurso é de 10km – mais informações neste link: http://www.regentsparkraces.org/

O Regent’s Park (crédito foto: © The Royal Parks)

BUSHY PARK

Toda semana, há uma prova de 5km no parque, na região de Teddington. E o melhor: a prova é gratuita, basta se inscrever no site para participar. A corrida inicia às 9h, com percurso pelo local.

Depois da prova, os corredores se encontram no The Pheasantry Cafe, na parte central do parque, para conversar sobre a prova e assuntos de running em geral. Quer melhor oportunidade que esta para encontrar corredores do mundo todo?

Mais informações: http://www.parkrun.org.uk/bushy/

O Bushy Park fica um pouco distante do centro de Londres: veja como chegar ao parque: http://www.royalparks.org.uk/parks/bushy_park/about.cfm

O Bushy Park (crédito foto: © Press Association)

RICHMOND PARK

Assim como o Bushy Park, o Richmond Park também tem provas semanais de 5km gratuitas, com a mesma dinâmica: basta registrar-se com antecedência no site para participar: http://www.parkrun.org.uk/richmond/. As corridas acontecem todos os sábados, a partir das 9h, e depois da prova, os corredores se encontram no Cafe Terra (Cedars Health Club, atrás do Richmond Gate Hotel, saindo da Richmond Gate).

O Richmont Park é o maior dos oito parques reais, com 1.000 hectares, e também não é muito próximo ao centro de Londres: veja como chegar: http://www.royalparks.org.uk/parks/richmond_park/about.cfm

O Rickmond Park visto do Sawyer’s Hill (crédito foto: © Giles Barnard)

GREENWICH PARK

No sudeste de Londres, o Greenwich Park é o mais antigo dos Royal Parks, te cerca de 74 hectares de área e é lá que fica o observatório de Greenwich. Depois do seu treino, vale a pena passar pelo Observatório e ver onde fica localizado o meridiano 0.

Aqui também há uma edição da prova de 5km gratuita, para quem não quiser correr sozinho: a corrida acontece todos os sábados, às 9h; para participar, registre-se com antecedência: http://www.parkrun.org.uk/greenwich

Londres vista do Greenwich Park (crédito foto: © Anne Marie Briscombe)

Leia também:

Nossa seleção de provas em Londres