Onde correr em Porto Alegre

Veja onde correr em Porto Alegre!

Somos suspeitos para falar de Porto Alegre. Afinal, a cidade é a terra da equipe do Correr pelo Mundo.

Já corremos em diversos lugares na capital dos gaúchos, e abaixo recomendamos alguns dos mais tradicionais e imperdíveis durante sua estadia na cidade:

GASÔMETRO

No inverno ou no verão, impossível ver a pista do Gasômetro livre nas manhãs de sábado ou domingo. Um lugar muito agradável de correr, com vista para o Rio Guaíba e com a presença de centenas de outros corredores, sozinhos ou com grupos de corrida.

Além disso, é por lá que acontece quase a totalidade das provas de rua de Porto Alegre.

Etapa do Circuito das Estações no Gasômetro, em 2010 (crédito foto: Correr pelo Mundo)

A vantagem de correr no domingo por lá é que uma das pistas para carros fica fechada — o que dignifica mais espaço para todos. Até a segunda ponte (que chega ao Shopping Praia de Belas), são cerca de 2km de pista. Depois disso, a pista torna-se mais estreita, e há mais trechos irregulares, inclusive com areia.

Outra vantagem, é da estrutura que o Gasômetro oferece nos finais de semana: próximo à Usina do Gasômetro, há uma série de banquinhas que vendem água, lanches e até isotônicos, perfeito para depois do seu treino.

Da Usina do Gasômetro até o Estádio Beira-Rio, são cerca de 4km.

E fica a dica: em horários de pouco movimento ou à noite, nossa sugestão é de que evite correr desacompanhado — fique atento à sua segurança.

PARCÃO

O Parcão está no bairro mais charmoso da cidade: o Moinhos de Vento. O bairro é local de alguns dos melhores restaurantes, melhores lojas, e de lindas ruas de Porto Alegre. Durante a semana, o parque recebe grande número de corredores e caminhantes, em qualquer horário. Já nos finais de semana, fica lotado de gente que vai par tomar um chimarrão, conversar e ver o movimento. Se correr por lá no final de semana, provavelmente você terá que desviar de bastante gente.

O Moinho de Vento do parque (crédito foto: Correr pelo Mundo)

(crédito foto: Correr pelo Mundo)

O parque é relativamente pequeno, mas com muita área verde e partes muito bonitas. E para depois do treino, você encontrará algumas lugares bem bacanas para um lanche ou um suco na Avenida Comendador Caminha, junto ao parque.

(crédito foto: Correr pelo Mundo)

REDENÇÃO

Um dos maiores parques da cidade fica localizado na área boêmia do Bomfim. Assim como o Gasômetro, fica repleto de corredores nos finais de semana, especialmente as equipes de corrida. Uma volta completa no parque são cerca de 2,5km — acrescentar trechos internos pela Redenção é uma forma bacana de conhecer o parque.

A entrada do Parque da Redenção, início do tradicional brique de domingo (crédito foto: Correr pelo Mundo)

(crédito foto: Correr pelo Mundo)

(crédito foto: Correr pelo Mundo)

(crédito foto: Correr pelo Mundo)

Em horários menos movimentados, mais uma vez, fique atento com relação à sua segurança.

Leia também: nossas dicas de Porto Alegre