Escapadas do Corredor Viajante: Lac de Sainte-Croix, França

Dentro do Parque Regional de Verdon, na Provence, está o Lac de Sainte-Croix – de cor esmeralda e entre os cânions de Gorges du Verdon, o lago é de cair o queixo.

Saímos de nossa base, em Aix en Provence, e rumamos em direção ao lago (segundo ponto verde no mapa) pelas estradas A51 e D952. São estradas menores, que oferecem lindas vistas e ainda passam por pequenas cidades desta região do sul da França.

O marcador azul no mapa é a simpática cidade de Gréoux-les-Bains – vale a pena estacionar o carro e passear pelo centrinho. A cidade fica lotada no verão.

O percurso total levou menos de 2h, em estradas com boa conservação e bem sinalizadas. O trajeto ainda era repleto de campos de girassol.

E para quem quiser ver os campos de lavanda da Provence, uma das principais atrações da região, esta rota é uma excelente pedida: quando passamos, no início de agosto, era possível reparar os campos de lavanda recém colhidos – fique de olho no calendário da lavanda na região (normalmente os campos estão fantásticos entre meados de junho e final de julho); segundo o blog Viajar Bem e Barato, do site Viaje Aqui, aqui estão alguns dos campos de lavanda mais bonitos da Provence.

Girassois no percurso (crédito foto: Correr pelo Mundo)

Encontramos muitos ciclistas fazendo a rota da Provence de bicicleta (crédito foto: Correr pelo Mundo)

Chegando ao lago, ainda na estrada a vista é de tirar o fôlego:

(crédito foto: Correr pelo Mundo)

Basta seguir pela estrada que você encontrará diversas entradas para o parque, inclusive com estacionamento. Entramos no segundo acesso ao lago, pois era maior e com mais vagas de estacionamento.

(crédito foto: Correr pelo Mundo)

O clima do lago é bem descontraído e simples: como não há restaurantes ou bares (somente fora do “complexo” do Lago), piquenique é quase que obrigatório – a maioria das pessoas passam o dia por aqui.

(crédito foto: Correr pelo Mundo)

Para um dia por aqui durante o verão, não esqueça da roupa de banho, toalha, chinelos, água e algo para comer.

E quem passar pelo lago, não pode perder o passeio de caiaque ou de pedalinho. Em agosto/2011, o preço era de 15€ por uma hora de pedalinho e um pouco menos para o caiaque.

Mas chegue cedo: no auge do verão, as esperas são grandes — mas os cenários são de filme, inesquecíveis:

Vista da Pont du Galetas (crédito foto: Correr pelo Mundo)

(crédito fotos: Correr pelo Mundo)

4 Responses to “Escapadas do Corredor Viajante: Lac de Sainte-Croix, França”

  1. Carolina disse:

    Olá Ricardo!

    Na época não vimos barcos para alugar, somente pedalinhos e caiaques.

    Esperamos que você aproveite a viagem!

    Abraço,
    Carolina
    Correr pelo Mundo

  2. Ricardo disse:

    Olá Carolina!
    Vou em maio para a região e gostaria de saber se também é possível alugar um barco pequeno para desfrutar das belezas do Lago de Saint-Croix.
    Obrigado!

  3. Carolina disse:

    oi Aline,

    tudo bem?

    Obrigada pela visita! A estrada é segura sim. Mas dê preferência por viajar durante o dia. Não tivemos problema algum. Como comentamos no post, as estradas de acesso para o Lac de Saint-Croix são mais estreitas pois não são auto-estradas, mas as encontramos em boas condições e com vistas inesquecíveis, passando por algumas cidades bem bacanas.

    Pra ser bem sincera, não me lembro de pedágio nas estradas menores, mas seria interessante pesquisar. Me lembro sim de pedágios apenas nas auto-estradas.

    Qualquer dúvida é só avisar, esperamos poder ter ajudado!
    Carolina
    Equipe Correr pelo Mundo

  4. Aline Klais disse:

    Olá!
    Estou com dificuldades para encontrar informações sobre a estrada para o canyon do gorges du verdon. Esse é o primeiro post que eu vejo de alguém que colocou um mapa!! hehe
    Tenho algumas dúvidas, se você puder me ajudar: Essa estrada é segura (li em alguns lugares que é bem estreita)? Tem pedágios no caminho (lembra o valor)?
    Muito obrigada!

Trackbacks/Pingbacks