Ljubljana

É fácil apaixonar-se pela capital da Eslovênia. Basta ver as fotos e você vai saber o porquê.

Ljubljana, a capital da Eslovênia, tem todos os confortos de uma cidade grande, mas com aquele jeitinho de cidade pequena. Ljubljana tem um clima de tranquilidade, um povo muito receptivo e simpático além de ser repleta de verde, parques e praças.

Com um nome quase impossível de se pronunciar à primeira vista (lê-se Liubliana), a cidade tem cerca de 280.000 habitantes, um centro histórico de cair o queixo, preços acessíveis e localização privilegiada no mapa.

Ljubljana, no mapa: a Eslovênia tem fronteira com Itália, Áustria, Hungria e Croácia

.

Leia também:

Ljubljana – Informações básicas para sua viagem

Onde correr em Ljubljana

Por dentro da Maratona de Ljubljana

.

A Eslovênia é um país pequeno e recente: fazia parte da Iugoslávia até 1991, quando se tornou independente. Para cruzar o país são menos de 500km de estrada e cerca da metade da área da Eslovênia é coberta por florestas!

Por esse e outros motivos se nota como as pessoas gostam de praticar esportes em meio à natureza. Somos capazes de apostar que na capital Ljubljana há mais bicicletas que carros. As lojas de esporte destacam materiais esportivos de trekking, ciclismo e corrida, outra paixão dos eslovenos.

Chegamos no segundo final de semana de setembro, quando acontecia o final de semana esportivo da cidade, o Ljubljanica Sports Weekend. Foi um verdadeiro festival de eventos, entre eles uma corrida noturna de 5km e 10km e um triathlon. A prova de que o pessoal de Ljubljana adora esportes foi a grande presença de público para prestigiar os atletas que participaram dos eventos.

Público acompanhando o triathlon em Ljubljana (foto: Correr pelo Mundo)

Estrutura para os eventos foi montada na praça central da cidade (foto: Correr pelo Mundo)

Um final de semana é um período bacana para conhecer bem a cidade. Todas as atrações podem ser feitas a pé, e sempre haverá um lindo café ou restaurante para fazer uma pausa.

Este trecho do mapa de Ljubljana provavelmente será onde você passará a maior parte do tempo na cidade…

… E que também lhe deixará sem fôlego com tantas paisagens lindas.

(fotos: Correr pelo Mundo)

Ljubljana, na nossa opinião, é uma das cidades com uma das mais lindas áreas junto ao rio. Os espaços junto ao rio Ljubljanica, que corta a cidade, são muito bem aproveitados e repletos de mesas de bares e restaurantes bem charmosos, especialmente no verão.

(fotos: Correr pelo Mundo)

A Ponte do Dragão, construída em 1901, com o Castelo de Ljubljana ao fundo (foto: Correr pelo Mundo)

PARA NÃO PERDER

(foto: Correr pelo Mundo)

A Igreja Franciscana (foto acima) se destaca na Praça Presernov, junto às três pontes (uma central e duas laterais) do arquiteto Joze Plecnik. A praça é um dos pontos de encontro de Ljubljana.

Logo ali pertinho acontecem os mercados da cidade: o mercado central (diariamente, menos domingos e feriados), o mercado de arte (aos sábados, de maio a setembro) e o mercado de pulgas (aos domingos). Vale a pena conferir: os mercados são organizados, bonitos, com produtos bem diferentes e sugestões bacanas de presentes e lembranças (tudo bem em conta).

(fotos: Correr pelo Mundo)

O CASTELO DE LJUBLJANA

O castelo da cidade tem seus primeiros registros em documentos históricos no século 10. O castelo, além de histórico, oferece uma linda vista da cidade e ainda é uma excelente opção para as tardes de verão ou para um café. O local é super bonito, conservado, e tem opções de restaurantes e cafés, além da tradicional loja de souvenir e ponto de informação turística.

O Castelo de Ljubljana (foto: Correr pelo Mundo)

São duas as opções de ingresso: €4 para a entrada no castelo e a subida no funicular; ou €6, que também inclui entrada na Torre, museu, e exibições permanentes e temporárias.

A vista de Ljubljana do castelo (foto: Correr pelo Mundo)

A PRAÇA DO CONGRESSO (KONGRESNI TRG)

A praça é uma das mais bonitas da cidade: no outono, as folhas das árvores começam a cair e dão todo um charme à região. Na praça também estão cafés, restaurantes, e um bonito coreto, com shows de artistas locais nos finais de semana (pelo menos nos de verão). Na praça também está a Embaixada do Brasil na Eslovênia.

A Praça do Congresso (foto: Correr pelo Mundo)

A embaixada do Brasil na Eslovênia (foto: Correr pelo Mundo)

Mas nada mostra mais da cidade do que uma boa caminhada (ou corrida) pela cidade. Aproveite que a cidade antiga é plana e curta as lindas ruas de Ljubljana. E prepare-se, porque você vai querer voltar.

(fotos: Correr pelo Mundo)

Especiais agradecimentos ao Escritório de Turismo de Ljubljana e da Eslovênia, que tornaram essa viagem possível!