Onde correr em Ljubljana

Veja onde correr em Ljubljana, na Eslovênia.

Em nossa visita a Ljubljana, conhecemos alguns lugares bem bacanas para correr na cidade.

Leia também:

Ljubljana – dicas de viagem

Ljubljana – informações básicas para sua viagem

Por dentro da Maratona de Ljubljana

.

PELA CIDADE

Correr pelas ruas de Ljubljana não é missão impossível, especialmente aos finais de semana, quando todos parecem trocar os carros pelas bicicletas (especialmente nos dias ensolarados).

Algumas ruas da cidade antiga praticamente não apresentam movimento de carros – porém, fique bem atento com as bicicletas: aparentemente todos gostam de pedalar muito rápido por lá. Nesta região da cidade, as ruas são de pedras; mas, diferente dos paralelepípedos, não apresentam irregularidades.

PARQUE TIVOLI

O Parque Tivoli foi aberto no início do século 19 e desde então é um dos lugares preferidos para praticar esportes em Ljubljana.

São 5 quilômetros quadrados de muita área verde no meio da cidade, com trechos de areia ou asfalto para o corredor escolher. As opções de percurso são imensas, e o parque é o local perfeito para fazer um treino tranquilo.

Em verde, o Tivoli; em azul, o centro de Ljubljana

Fotos: Correr pelo Mundo

O parque ainda conta com o Zoológico da cidade, um Museu de História Moderna e a Mansão Tivoli, contruída no século 17 e que está no coração do parque.

A Mansão Tivoli (Foto: Ljubljana Tourist Board – LTB archive)

CAMINHO AO REDOR DE LJUBLJANA (Path of Remembrance and Comradship)

Durante a Segunda Guerra Mundial, as forças italianas ocuparam Ljubljana – e como forma de enfraquecer o movimento de resistência local, Ljubljana teve, em um entorno de 33km, coberto por cercas de arame. No local onde estavam as cercas foi criado, em 1985,  um caminho, para que as pessoas pudessem utilizar como forma de recreação e lembrança do momento histórico.

O caminho todo é repleto de placas informativas do que aconteceu na época; e anualmente se comemora a libertação de Ljubljana, que ocorreu no dia 09 de maio de 1945, com uma corrida e caminhada com estes 33km de percurso.

Veja os detalhes da prova neste link.

O percurso da prova de 33km, que acontece no início de maio, em Ljubljana