Corredor Viajante – William Yeh – Marathon des Alpes-Maritimes Nice-Cannes – 2011

Veja o relato do corredor viajante William Yeh na sua participação na Marathon des Alpes-Maritimes Nice-Cannes 2011.

Prova: Marathon des Alpes-Maritimes Nice-Cannes

Relato enviado em 22 de dezembro de 2011

Saudações acaloradas, amigos corredores!! Quero compartilhar com vocês a minha participação na French Riviera Marathon Des Alpes-Maritimes Nice-Cannes.

A prova ocorreu no dia 20 de novembro de 2011, e o meu sonho de correr uma maratona na Europa coincidiu com o privilégio de ter um primo morando em Cannes, e pensei… Por que não?? Após muito planejamento, contatos com meu primo, juntar um dinheiro (a viagem valeu cada centavo!), e o principal, treinos, treinos, e longões… voei em novembro para França, encarar a maratona. Cheguei alguns dias antes da prova, para me aclimatar e me acostumar com o frio do outono europeu, pois saí do Brasil com temperaturas de verão.

Nooossa!! Fiquei admirado quando cheguei em Cannes, fiz alguns treinos pré-prova, e minha primeira impressão foi excelente, e uma certeza: nunca treinei num lugar tão chique! Que privilégio! Treinar aonde as estrelas do cinema mundial anualmente se reúnem no Festival de Cannes… Isso sim não tem preço!

Sábado, véspera da maratona, fui para a expo marathon, em Nice, retirar meu kit, muito bom por sinal: ganhei uma mochila, uns géis de carboidrato e uma camiseta Adidas, linda! Já se sentia o clima da prova, muitos atletas franceses, ingleses, italianos, e espanhóis… e eu representando o Brasil!

A maratona largou em Nice e, terminou em Cannes, passando por outras pequenas cidades: Saint-Laurent-du-Var, Cagnes-sur-Mer, Villeneuve-Loubet, Antibes Juan-Les-Pins, Vallauris Golfe-Juan.

Chegou o grande dia!! Logo cedinho fui para a estação pegar o trem e fazer o caminho inverso da maratona, de Cannes para Nice. Era pouco mais de 6 da manhã, e eu, meu primo e, sem exagero!, centenas de corredores lotamos o trem, que nos levaria para a largada. A maioria preferiu se hospedar em Cannes, pois a maratona termina lá, e não precisaria voltar ao hotel em Nice.

Não tão badalada, mas sim, é uma maratona grande: mais de 10000 atletas inscritos!! E, pontualmente às 8 da manhã, largamos, cada um com seu ritmo, e sua meta.

Organização perfeita, hidratação esplêndida com postos de água cada 2,5km, temperatura amena (13°C), percurso predominantemente plano, bandas musicais pelo caminho, público animado (que nos incentivavam com Allez!!), paisagens cinematográficas, margeando o litoral francês… e eu pensando por que no Brasil, são poucas as maratonas bem organizadas, que respeitam o atleta?

Bom, de km em km, eu superava o desafio da minha 4ª maratona e, só faltava um final feliz… pena que me empolguei um pouco, corri grande parte da corrida à frente do marcador de ritmo de 3h30min, o qual era minha meta, e quebrei no km 38… Ok, mas mesmo num ritmo mais lento, cheguei na Boulevard de La Croisette, em Cannes!! E um imenso tapete vermelho nos recebia, e me fazendo sentir um verdadeiro astro de Hollywood… sensação indescritível!! Só quem completa uma maratona conhece essa satisfação… missão cumprida!! 3h 37 min.

Agradecimentos especiais: Camile Ferraz, Rui Barbosa (meu técnico), Henry Hsu,e  Hideaki, meu amigo ultramaratonista.

Site da maratona: http://www.marathon06.com/

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=7xn8URAODTs