Instituto Vita

Veja os descontos oferecidos pelo Instituto Vita, em São Paulo, aos sócios do Clube Correr pelo Mundo.

O Instituto Vita oferece os seguintes serviços:

– Análise da pisada

Objetivo: Auxilia na classificação do pé como normal, plano ou cavo. Além de analisar a distribuição da pressão na sola dos pés durante o caminhar. Desta forma, observamos se há sobrecarga ou diferenças nas pressões plantares entre as várias regiões da sola dos pés. Esta analise também engloba a cinemática do retropé (parte de trás do pé) que classifica a pisada como neutra, pronada ou supinada durante o caminhar ou durante a corrida.

Método:  Câmeras infravermelho (Sistema VICON), câmeras de vídeo de alta velocidade, podoscópio, esteira ergométrica, sistema TekScan para medida da pressão plantar (baropodometria) e software VISUAL 3D.

Duração do teste: 30 minutos

Orientações gerais: trazer o tênis que costuma correr, shorts, camiseta.

– Avaliação cinemática do corredor

Objetivo:   Mensurar os ângulos articulares dos membros inferiores e pelve nos três planos de referência   anatômica. Mensurar o deslocamento do centro de massa, assim como a movimentação da coluna lombar durante a corrida. Estes valores, comparados com valores de referência,  auxiliam na identificação de desequilíbrios locais ou globais nos padrões da   corrida e suas causas, o que torna esta avaliação útil para uma prescrição mais   adequada do tratamento ou na verificação da evolução do paciente após   determinada intervenção. O exame também classifica a pisada como neutra, pronada ou supinada através da cinemática do retropé (parte de trás do pé) e avalia a distribuição da pressão na sola dos pés através da baropodometria.  Desta forma, observamos se há sobrecarga ou diferenças nas pressões plantares entre as várias regiões da sola dos pés.

Método:  Câmeras infravermelho (Sistema VICON), câmeras de vídeo de alta velocidade, podoscópio, esteira ergométrica, sistema TekScan para medida da pressão plantar (baropodometria) e software VISUAL 3D.

Duração do teste: 1 hora

Orientações gerais: trazer o tênis que costuma correr, shorts, camiseta e top esportivo para as mulheres.

 –  Avaliação femoropatelar

Objetivo: Analisar os desequilíbrios musculares entre membros inferiores e a ativação adequada do músculo quadríceps durante descida de escada. Avaliar a flexibilidade e controle muscular que envolve a articulação do joelho, quadril e pelve. Avaliar os ângulos articulares do quadril e joelho comparados aos encontrados na literatura durante a marcha, assim como os desequilíbrios musculares entre ambos os lados. Avalia a força isocinética dos músculos que envolvem a articulação do quadril e identificar desequilíbrios musculares importantes entre um membro inferior e o outro.

Método:  Câmeras infravermelho (Sistema VICON), esteira ergométrica, escada de quatro degraus e sistema de Avaliação Isocinética Cybex

Duração do teste: 1 hora

Orientações gerais: roupas de ginástica

– Avaliação e treino isocinético (CYBEX)

Objetivo: Mensurar os componentes de desempenho muscular relacionados às articulações do joelho, ombro, tornozelo, quadril e tronco nos três planos de referência anatômica. Essa modalidade de treinamento proporciona uma sobrecarga muscular para uma velocidade constante previamente determinada enquanto o músculo mobiliza sua capacidade geradora de força através da ADM (amplitude de movimento) plena. Esta análise possibilita a identificação de desequilíbrios musculares entre os membros, assim como, critério de retorno à atividade física.

Método:  Sistema de Avaliação Isocinética Cybex

Duração do teste: 1 hora

Orientações gerais: roupas de ginástica e evitar esforços ou treinamento físico anterior ou logo após o teste.

– Avaliação funcional global para atividade física

Objetivo: Avaliar a preparação física do paciente através de testes funcionais específicos que analisam controle muscular, flexibilidade, equilíbrio e postura. Estes testes são usados para indicar a evolução do paciente em determinada atividade física, risco de lesão ou queda ou ainda para prescrição de exercícios específicos para aquele paciente.  Realizamos também uma avaliação específica para pacientes idosos. 

– Teste Ergométrico

Objetivo: avaliar o risco cardiovascular e liberar para prática de atividade física, classificar a capacidade aeróbia, definir a intensidade ideal de esforço (limiares de treinamento) e selecionar as modalidades de exercício ideais para cada indivíduo – programação da evolução do programa de treino.

Duração do teste: 40 minutos

Orientações gerais: A roupa deve permitir liberdade de movimento, preferencialmente calção ou bermuda e incluir calçado com solado de borracha do tipo tênis. As mulheres devem utilizar uma blusa bem frouxa de mangas curtas e abotoamento frontal e devem evitar roupas íntimas que restrinjam, aconselhando-se a utilização de Tops de ginástica.

Medidas Higieno-dietéticas

Abster-se de fumar 3h antes da prova, com refeição leve 1 ou 2h antes da realização do exercício. No início da manhã, tomar o desjejum habitual. Evitar bebidas alcoólicas 24h antes do teste;

Atividade Física Prévia

Não tomar café 6 horas antes do teste

Evitar esforços não habituais ou treinamento físico no dia marcado e preservar o horário de sono na véspera do exame.

 – Teste Ergoespirométrico

Objetivo: fornecer informações importantes sobre a saúde e características específicas do funcionamento do organismo, otimizando a proposta de treinamento por meio de um programa de atividade física individualizado. Durante o exame a pessoa desenvolve esforço progressivo até sua exaustão, com duração média de 10 a 12 minutos, podendo ser realizado em diversos ergômetros, como esteira ergométrica, bicicleta estacionária, transport ou até mesmo sua própria bicicleta. Enquanto o esforço é realizado são monitorizadas dezenas de variáveis simultaneamente, como o eletrocardiograma, a pressão arterial, a frequência cardíaca, a ventilação pulmonar, o consumo de oxigênio e a produção de dióxido de carbono, analisados a cada ciclo respiratório. Estes dados, em conjunto, fornecem um retrato detalhado das respostas fisiológicas ao exercício, simulando a situação na qual será desenvolvido o treinamento. Além disso, podem ser direcionadas as prioridades nas modalidades de treino, bem como o tempo, intensidade e progressão dos exercícios. Finalmente, o teste cardiopulmonar nos fornece os limiares ventilatórios de treinamento, específicos para cada pessoa, e que definem a intensidade de um exercício.

Duração do teste: 40 minutos

Orientações gerais:A roupa deve permitir liberdade de movimento, preferencialmente calção ou bermuda e incluir calçado com solado de borracha do tipo tênis. As mulheres devem utilizar uma blusa bem frouxa de mangas curtas e abotoamento frontal e devem evitar roupas íntimas que restrinjam, aconselhando-se a utilização de Tops de ginástica.

Medidas Higieno-dietéticas

Abster-se de fumar 3h antes da prova, com refeição leve 1 ou 2h antes da realização do exercício. No início da manhã, tomar o desjejum habitual. Evitar bebidas alcoólicas 24h antes do teste;

Atividade Física Prévia

Não tomar café 6 horas antes do teste

Evitar esforços não habituais ou treinamento físico no dia marcado e preservar o horário de sono na véspera do exame.

– Avaliação Postural

Objetivo: analisar e quantificar os desvios posturais do paciente e possibilitar a reavaliação após intervenção utilizando-se os mesmos parâmetros.

Após a colocação de marcadores em pontos anatômicos, são capturadas 6 fotos do paciente em diferentes posturas e as fotos são analisadas por meio de um software que quantifica os desvios encontrados. O paciente recebe um laudo com as fotos e um relatório com as alterações evidenciadas.

Duração do teste: 20 minutos

Orientações gerais: roupas de ginástica (mulheres de top e shorts/bermuda curta) e homens de shorts.

Vantagens para os sócios do Clube Correr pelo Mundo: 20% de desconto na análise da pisada, avaliação cinemática do corredor, avaliação femoropatelar, avaliação isocinética (Cybex), teste ergométrico e ergoespirométrico e avaliação postural. Apresente seu cartão de sócio do Clube Correr pelo Mundo.

INSTITUTO VITA

Rua Mato Grosso, 306, 1º andar – Higienópolis – São Paulo – SP

Telefone de contato: (11) 3123-8482 | (11) 3054-6567

e-mail: biomecanica@institutovita.com.br

www.vita.org.br

Instituto Vita no Facebook

Instituto Vita no YouTube