Está chegando a Volta à Ilha 2012

Conheça as novidades da Volta à llha 2012, que acontece no dia 14 de abril de 2012.

Ainda será noite quando os primeiros atletas integrantes das 400 equipes que participam do 17° Revezamento Volta à Ilha ASICS iniciarem a conquista dos 140 km de percurso em torno da Ilha de Santa Catarina. Com largada definida a partir das 4h15 do dia 14 de abril, a competição esse ano apresenta novidades no percurso.

Dividido em 19 seções, tem mais trilhas, morros e até uma travessia de barco. Ao todo, serão 3.700 corredoresque, além de competir, irão desbravar os limites de algumas das mais belas paisagens de Florianópolis, como Praia Brava, Jurerê Internacional, Santinho, Joaquina e Campeche.

Criada em 1996, o Revezamento Volta à Ilha ASICS é a primeira corrida por equipes de longo percurso do Brasil. “A essência do evento é a interação entre os grupos de competidores durante todo o dia. São momentos muito intensos em um curto espaço de tempo, e tudo associado à beleza da capital catarinense”, afirma Carlos Duarte, idealizador da prova e diretor-presidente da Eco Floripa Eventos Esportivos.

Veja o vídeo oficial com momentos da edição 2011 da Volta à Ilha:

Mudanças no percurso trazem mais desafio e emoção

Realizada anualmente, a corrida teve seu percurso variado entre 155 km e 150 km para completar o contorno da Ilha de Santa Catarina. Este ano, embora 10 km menor que o habitual, o revezamento ganhou em dificuldade e emoção em alguns trechos.

Os atletas irão largar com horários diferentes, a partir das 4h15, na Avenida Beira-Mar, próximo ao trapiche. Serão 22,7 km de asfalto e calçamento até o primeiro trecho de estrada de terra, já na seção 4. Em seguida, os atletas farão a travessia de barco da baía, entre o Sambaqui e o Pontal da praia da Daniela, uma das novidades de 2012. O trecho 4 termina apenas no fim da praia da Daniela.

Clique aqui para visualizar o percurso completo da Volta à Ilha

Para a travessia entre o Sambaqui e a Daniela, estarão disponíveis três barcos com capacidade para 10 pessoas e duas lanchas com banana boat, que podem levar até 20 pessoas. O tempo de cada competidor durante a travessia será descontado no tempo total do trecho. “A baia é de águas muito calmas e a segurança dos atletas está garantida. Quanto à cronometragem, também não haverá problemas, será tudo feito com muita atenção”, garante Carlos Duarte, organizador e idealizador da prova. A partir do meio-dia será possível acompanhar no site do evento. As parciais de cada equipe e o tempo realizado na travessia da baía.

Outra mudança ocorre na seção 7 do percurso. Depois de correr quase 7 km, o atleta terá que encarar uma trilha de 3,5 km, com 180 metros de altitude, que irá levá-lo da praia da Lagoinha até a praia Brava. Nesse trecho, atenção com pedras e raízes são fundamentais, além de muito fôlego. Mas se o local é considerado um dos mais difíceis, é também tido como um dos que apresenta as mais belas paisagens.

Na seção seguinte, os atletas terão mais uma trilha, dessa vez entre a Brava e os Ingleses. “Antes, a gente voltava pelo asfalto para depois ir até a Brava. Esse ano não, os corredores irão direto, o que reduz a quilometragem, mas aumenta a dificuldade”, explica Carlos Duarte. O caminho tem pouco mais de 1 km e não passa dos 100 metros de altitude, mas também exige atenção. “Com essas mudanças, conseguimos caracterizar melhor a ideia de contorno na Ilha de Santa Catarina”, avalia Duarte em referência ao maior número de trechos próximos ao mar.

Já no Leste da capital catarinense, as equipes seguirão pelas praias do Santinho, Moçambique, Barra da Lagoa, Joaquina, Campeche, Armação e Pântano do Sul, setores que terão dunas, asfalto e trechos longos de areia fofa. Depois da praia dos Açores, chega o grande desafio do percurso, que é a estrada de terra do Morro do Sertão. A seção é a mais longa, com 15 km, dos quais seis são para subir e descer o morro com 250 metros de altitude. Na sequência, restam apenas três etapas para chegar novamente à Beira-Mar Norte. No ponto onde foi dada a largada será a vez de receber os vitoriosos.

Feira e premiação

Nos dias 12 e 13 de abril, será realizada uma feira de exposições e venda de artigos esportivos, no Majestic Palace Hotel. No mesmo local, dia 15 de abril, às 9h30, haverá a entrega de premiação aos atletas vencedores do 17° Revezamento Volta à Ilha ASICS. Esses dois momentos serão mais uma forma de integração e confraternização entre atletas, familiares e convidados.

Atletas movimentam economia da grande Florianópolis

Além da preparação física, as equipes têm que programar um sistema logístico de viagens, hotéis, carros, mantimentos e alimentação, e essa organização tem um preço. Em média, uma equipe com 10 a 12 integrantes gasta por volta de R$ 8 mil durante dois dias em Florianópolis e região. São cerca de R$ 3 milhões que engordam a conta do setor de serviços da capital no final de semana do Volta à Ilha.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site http://www.ecofloripa.com.br/voltailha/