Golden Four ASICS Brasília reúne mais de 3 mil corredores

2ª edição da meia na capital do país bate recorde de inscrições; Rafael Santos de Novais venceu no masculino e a queniana Thabita Kibet ganhou entre as mulheres.

Na manhã do último domingo, 04 de novembro, mais de 3 mil corredores inscritos na segunda edição da Golden Four ASICS Brasília se reuniram em frente ao Palácio do Buriti para a meia-maratona mais rápida do país.

Às 7h da manhã, com temperatura de 20 graus e leve chuva, os atletas, separados em baias de acordo com o pace, largaram para a prova de 21km em direção à Concha Acústica. Ao longo do percurso, a hidratação com água e Gatorade a cada 3km garantiu que todos os participantes realizassem uma prova bastante segura e quebrassem seus recordes pessoais em busca do melhor tempo. Os 100 primeiros garantiram medalhas folheadas a ouro.

Fotos: Asics | Roosevelt Cassio / Bruno Kelly / Victor Moriyama / Fabi Ferreira / Gustavo Torres / Boliche Fotos e Filmes

A vitória na Elite A masculina ficou com Rafael Santos de Novais (atleta ASICS), 27 anos. “Esta é minha primeira participação na Golden Four ASICS Brasília. A prova é excelente, o percurso com muitas retas e poucas curvas é ideal para melhorar a performance”, disse o campeão, com o tempo de 1h04min58s, que é atleta do clube Pinheiros e treina há cinco anos.

Entre as mulheres, a campeã da elite A feminina foi a queniana Thabita Kibet, que percorreu os 21km em 1h16min08s. “Estou há apenas um mês no Brasil e não esperava vencer. Gostei muito da prova, o tempo estava ideal para correr. Outro fator positivo foi o horário da largada, pois quanto mais cedo melhor”, revelou a campeã, que defende a equipe de atletismo Luasa.

Além de todas as características técnicas da prova, com qualidade internacional, as atrações turísticas do percurso foram outro diferencial da Golden Four ASICS Brasília. Após a largada, os corredores se integraram a uma paisagem que mistura a arquitetura genial de Oscar Niemeyer e o cerrado brasiliense. Passando pelo Memorial JK, Palácio do Planalto, Catedral e Arquidiocese de Brasília, o trajeto plano combina velocidade e pontos importantes da capital federal.

“A Golden Four ASICS Brasília se firma como a maior meia-maratona fora do eixo RJ-SP. Um exemplo deste sucesso são os mais de 3 mil inscritos, dos quais 47% de fora da cidade, o que mostra como a prova agrada os corredores de todo o país. Também tivemos o aumento do número de mulheres participando, algo muito importante para nós”, afirma Andrea Longhi, gerente de marketing da ASICS Brasil.

NOVO RECORDE E SUPERAÇÃO

O atleta Jamilson Azevedo dos Santos, 27 anos, foi o primeiro da categoria amador. Ele venceu em sua categoria e garantiu medalha de TOP 100 com 1h07min03s. “Esta é a segunda vez que participo da Golden Four ASICS Brasília, pois o percurso é excelente e a organização é perfeita. Agora pretendo focar meus treinos nos 21k”, diz Jamilson, que trabalha como vigilante em Brasília.

Entre as mulheres, Miriam de França Moreira venceu na categoria amador, com o tempo de 01h24min15. “Consegui bater meu recorde pessoal. O percurso com retas longas e descidas permite a melhora do tempo. Também destaco os pontos de hidratação a cada 3km, muito importantes, e a largada na hora exata, o que nos permite cumprir o planejamento traçado”, afirma.

ESTRÉIA EM GRANDE ESTILO

Além dos corredores amadores e de Elite, muitos participaram pela primeira vez de uma prova de 21km. É o caso da ex-jogadora de vôlei de praia Shelda, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e Atenas 2004. “Adorei a prova, nunca tinha corrido em um evento deste porte. Gostei muito do esporte, agora pretendo correr a Maratona de Paris no ano que vem”, revela a nova e confiante corredora.

CONFIRA OS RESULTADOS DA GOLDEN FOUR ASICS BRASÍLIA

ELITE MASCULINO
1 – Rafael Santos de Novais – Atleta ASICS / E.C. Pinheiros – 01:04:58
2 – José Roberto de Jesus – Amil – 01:05:25
3 – Kimosop Kiprono (Quênia) – Luasa Sports – 01:05:37
4 – Raimundo Nonato Souza Aguiar — 01:05:50
5 – Flávio Henrique Guimarães – Pé de Vento/Caixa – 01:06:07

ELITE FEMININO
1 – Thabita Kibet (Quênia) – Luasa Sports – 01:16:08
2 – Kleidiane Barbosa Jardim – 01:17:08
3 – Roseana Xavier dos Santos -01:17:48
4 – Larissa Marcelle Moreira – HF – 01:18:29
5 – Lucélia de Oliveira Peres – E.C. Pinheiros – 01:19:33

AMADOR MASCULINO
1 – Jamilson Azevedos dos Santos – 01:07:03
2 – Cristiano de Siqueira Oliveira – Amil – 01:08:14
3 – Jovadir Junior Acedo – 01:08:23

AMADOR FEMININO
1 – Miriam de França Moreira – 01:24:15
2 – Josilene dos Santos – Evolua – 01:25:31
3 – Claudia Helena Dumont – Teo Esportes – 01:25:50