Você usa o tamanho correto de tênis?

Leia as dicas da Runners’Co que vão lhe ajudar a escolher o tamanho correto para o seu tênis de corrida.

Por Lídio Brito

Runners’Co, Miami, EUA

POST PATROCINADO – Nossa experiência na loja como vendedores e como consultores de vários atletas que vêm a procura de equipamentos de corrida é muito interessante, e acho que a localização da loja (Runners’Co, em Miami-EUA) torna nossa conclusão ainda mais abrangente – o Brasileiro usa o tênis de correr muito pequeno!

Pois é, aqui atendemos gente do mundo todo. Vem gente de toda Europa, América Latina, Caribe, Canadá.. E nossos conterrâneos brasileiros “quase sempre” chegam com os tênis de correr bem apertados, tanto no comprimento quanto na largura.

Deve sobrar, no tênis de correr, pelo menos metade de um dedo polegar entre o dedo do pé mais longo e a ponta do tênis.

Só que tem um detalhe muito importante: essa medida deve ser feita em pé e colocando peso no pé medido. Isso porque o nosso pé é flexível; ou melhor, o arco do pé flexiona quando recebe o peso do corpo. As pessoas com arco baixo, por exemplo, provavelmente pronadores, tem o arco do pé mais flexível que uma pessoa de arco alto e rígido. O arco colapsa ligeiramente ao flexionar e o pé expande em comprimento.

Imaginemos então o que ocorre quando corremos, quando o pé recebe 2.5 vezes o peso do corredor no seu impacto com o chão; nesse caso o pé flexiona, colapsa e expande ainda mais comparado ao ser medido somente de pé.

Um erro comum é medir o tênis sentado. Nesse caso, o pé está totalmente de repouso e sem o peso do corpo. Quando essa regra não é obedecida, temos então vários problemas nos pés como: dores nas unhas, unhas avermelhadas ou pretas, perda da unha, dores na musculatura do pé devido ao corredor flexionar o pé durante a corrida tentando proteger as unhas, etc.

Portanto, na próxima vez que você for comprar seu tênis, considere essas informações e opte por meio número (no caso de numeração americana) ou até 1 numero maior que o tamanho do seu pé em posição de pé com peso. No principio pode ter a sensação de que o tênis está muito grande e que vai sair do pé, mas não se preocupe: você não vai perder seu tênis durante seu treino.

Saudações de Miami,

Lídio

Runners’Co.

Conheça a Runners’Co – loja de artigos de corrida de Miami que envia para o Brasil!

Para consultar preços e marcas na Runners’Co, basta ligar do Brasil para o número (21) 3958-5519 – e pronto: você será atendido em português, direto da loja de Miami, sem pagar ligação internacional.

Visite o site da Runners’Co!