620 atletas enfrentarão temperaturas abaixo de zero em Urubici neste sábado

O frio é um dos principais motivos que atraiu os 620 competidores inscritos no 10º DesaFRIO Urubici Caixa.

A previsão do tempo para este sábado, 22, aponta temperaturas abaixo de zero em uma das cidades mais frias do Brasil, Urubici, em Santa Catarina. E é justamente o frio um dos principais motivos que atraiu os 620 competidores inscritos no 10º DesaFRIO Urubici Caixa.

“O primeiro ano da corrida, 2004, foi um experimento. Contávamos com apenas 68 atletas participantes, que aprovaram a competição e divulgaram o evento. Hoje, atletas de 14 estados do Brasil e da França estarão em Urubici para enfrentar 52 quilômetros de muito frio na Serra catarinense”, conta o organizador do DesaFRIO e presidente da Eco Floripa Eventos Esportivos, professor Carlos Duarte.

A prova vai iniciar às 7h30min no centro da cidade e seguirá, em aclive, até o Morro da Igreja, a 1.826 metros de altitude, retornando para finalizar no mesmo local, entre 11h30min e 17h. Para se proteger do frio, o competidor deverá usar, como solicitação da Eco Floripa, luvas, touca e moletom. A alimentação a ser oferecida nos oito postos de abastecimento do evento será à base de sopa, para manter o atleta aquecido e hidratado.

Foto: divulgação

O percurso de 52 quilômetros foi todo medido com GPS, sendo 28,5 quilômetros em estradas de chão batido, 3,5 quilômetros de trilhas e 20 quilômetros de asfalto. É uma corrida em aclive acentuado nos primeiros 27 quilômetros até o Morro da Igreja (altitude de 1.826m) e na descida retorna, em boa parte, pelo mesmo percurso, chegando de volta ao município de Urubici (em frente à Igreja Matriz).

Foto: divulgação

No ponto mais alto da cidade, o Morro da Igreja, os atletas poderão visualizar a Pedra Furada, uma formação rochosa como uma escultura natural em forma de janela medindo aproximadamente 30 metros de circunferência. Na mesma área, os competidores passarão pelo Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – Cindacta 2, que, atualmente, é responsável pelo controle do tráfego de mais de 30% do movimento aéreo nacional.

Também farão parte do trajeto dos participantes do 10º DesaFRIO Urubici Caixa a Cascata Véu da Noiva (50m de altura), a Cascata do Avencal e a Cascata do Rio dos Bugres (ambas com 100m de queda livre cada), além das cavernas indígenas repletas de inscrições rupestres com mais de 4 mil anos de existência.

Foto: divulgação

A competição, que é feita individualmente ou em dupla, contará ainda com uma prova de 8 quilômetros e uma corrida para crianças e jovens de 10 a 15 anos, sendo este Mini Desafrio de 2 ou 4 quilômetros. A premiação dos atletas está marcada para às 19h do mesmo dia, no salão paroquial da Igreja Matriz.

Mais detalhes no site oficial do evento: http://www.ecofloripa.com.br/desafrio/