Maratona do Rio 2013: fotos e resultados

Maratona do Rio 2013: fotos e resultados

Evento reuniu 22 mil corredores na Cidade Maravilhosa para provas de Maratona, Meia Maratona e Olympikus Family Run. “Veterano” Giomar Pereira dos Santos e “Novato” Altobeli Santos da Silva recolocam o Brasil no lugar mais alto do pódio

Divulgação – Todo o privilégio de ser considerada uma das mais belas maratonas do mundo foi confirmado neste domingo, 7 de julho, pela Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro.

Uma mistura de cenário único pela orla, céu aberto e 22 mil amantes das corridas – distribuídos entre as provas de Maratona (42 km), Meia Maratona (21 km) e Family Run (6 km) – proporcionou uma manhã especial na Cidade Maravilhosa. Os grandes vencedores do dia foram o baiano Giomar Pereira dos Santos e o paulista Altobeli Santos da Silva, vencedores, respectivamente, da Maratona e da Meia Maratona.

Crédito foto: Thiago Diz Photography

Aos 42 anos, o baiano Giomar percorreu em 2h18min03s os 42 km da maratona – que largou na Praça do Pontal Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, e, antes de chegar ao Aterro do Flamengo, passou pelas praias do Recreio, Reserva, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana e Botafogo. Há três anos um brasileiro não conquistava a Maratona do Rio.

O vencedor, Giomar Pereira dos Santos - Crédito foto: Alessandro Fidalgo / Thiago Diz Photography

“Minha especialidade é a prova de 10 km, e por isto a vitória aqui no Rio de Janeiro é ainda mais gratificante. O momento mais complicado da prova foi na subida próxima ao quilômetro 13, mas consegui me recuperar na descida e reencontrar o bloco dos líderes. Quando cheguei no quilometro 38 e vi que estava entre os três melhores pensei: ‘tem 20 mil pessoas me esperando! Não vou perder. Vou para o tudo ou nada’. Aí deu tudo certo”, disse Giomar entre muitos pedidos de fotos por parte dos fãs.

Crédito foto: Thiago Diz Photography

Na categoria feminina, ninguém foi mais veloz que a etíope Letay Negash, que deixou as adversárias para trás e terminou a prova com o tempo de 2h40min18s.

“É minha primeira vez aqui no Brasil e gostei muito de participar da prova. O trajeto ao longo do mar é belíssimo”.

Crédito foto: Thiago Diz Photography

Marily dos Santos, Campeã da Corrida da Ponte em 2011 e 2012, além de vice em 2013, foi a melhor brasileira na Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro. Com o tempo de 2h26min07s, a alagoana foi a quarta colocada.

“Além das africanas, as brasileiras também são muito boas. Fico feliz em ser a melhor entre elas”.

Altobeli Santos põe fim ao jejum na Meia Maratona

O Brasil também viu o fim da fila de títulos nos 21 km da Meia Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro. Com o tempo de 1h04min02s, o paulista Altobeli Santos da Silva, de 23 anos, recolocou o país no topo do pódio, o que não ocorria desde 2008.

“Antes de largar, não pensava em vitória, mas no decorrer da prova senti que estava bem. Quando cheguei ao final, no quilômetro 20, o Giovani, meu parceiro de equipe, falou: ‘se você está bem, sai do bolo!’ Aí eu acelerei e só pensei na linha de chegada”.

Crédito foto: Thiago Diz Photography

Já entre as mulheres, foi a queniana Ednah Mukhwana que, cronometrando 1h16min08s, terminou na primeira colocação.

“Estou muito feliz com a vitória. Já participo de provas no Brasil há cinco anos e gosto muito do pessoal daqui. São todos muito simpáticos e receptivos”.

A melhor brasileira na Meia Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro foi a baiana Sirlene Souza de Pinho, que fechou os 21 km em 1h19min24s, na quinta colocação.

Crédito foto: Thiago Diz Photography

“Não vinha de bons resultados nas competições recentes e este resultado aqui no Rio veio para dar uma virada na minha vida. Ser a melhor brasileira é um grande reconhecimento”.

A festa do esporte na manhã de domingo ficou completa com os 6 km da Olympikus Family Run, que tiveram Paulo Machado dos Santos (18min45s) e Tereza Madalena (22min56s) como campeões.

RESULTADOS

Resultados completos no site oficial do evento: http://www.maratonadorio.com.br/

Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro

Masculino

1º) Giomar Pereira da Silva – 2h18min03s

2º) Willy Kimutai – 2h18min11s

3º) Jonathan Kipkorir – 2h19min40s

4º) Marcos Antônio Pereira – 2h20min32s

5º) Edmilson dos Reis Santana – 2h20min53s

Feminino

1º) Letay Hadush – 2h40min18s

2º) Rose Jepchumba – 2h41min34s

3º) Pamela Anisomuk1 – 2h43min30s

4º) Marily dos Santos – 2h46min07s

5º) Conceição Oliveira – 2h52min02s

 

Meia Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro

Masculino

1º) Altobeli Santos da Silva – 01h04min00s

2º) Eliya Sidame – 01h04min05s

3º) Giovani dos Santos – 01h04min013s

4º) Fikru Dadi – 01h04min14s

5º)Kiprop Mutai – 01h05min53s

Feminino

1º)  Ednah Mukhwana – 01h16min08s

2º) Catherine Yuku – 01h16min14s

3º) Meseret Biratu – 01h16min21s

4º) Selly Korir – 01h16min30s

5º) Sirlene de Pinho – 01h19min24s

Olympikus Family Run

Masculino

1º) Paulo Machado dos Santos – 18min53s

2º) Adair José – 18min54s

3º) Arlon Vargas – 18min55s

4º) Sebastião Cordeiro – 19min01s

5º) Ezequiel Brahim – 19min20s

Feminino

1º) Tereza Madalena Costa – 22min55s

2º) Rejane Ester – 22min56s

3º) Maria Aparecida – 23min31s

4º) Talita Wedling – 23min40s

5º) Catalina Besio – 23min40s

11 Responses to “Maratona do Rio 2013: fotos e resultados”

  1. Emidio disse:

    gostaria de saber resultados por categoria

  2. Edjânio Lourenço de Sá disse:

    Parabéns aos organizadores foi uma prova belíssima e minha estreia em Maratona,mas gostaria que colocassem o meu nome na lista de resultados já enviei e-mail com meu nome e número de peito e o tempo cronometrado com meu relógio.E o resultado das faixa etárias sai quando? Já corri outras provas em que os resultados saem no mesmo dia.

  3. maria da consolacao disse:

    Quando vai ser divulgado o resultado por faixa etária, estou ansiosa. bjsl

  4. Edenoir Batista disse:

    Gostaria de saber quando vai ser anunciado o resultado da Matarona do Rio por categoria

  5. sergio disse:

    Parabéns pelo belíssimo evento, a organização está de parabéns. Deus também deu uma mãozinha presenteando-nos com um dia lindo, assim como é o Rio.

  6. Bira Conrado disse:

    Sobre a Maratona do Rio e os atletas de elite, creio que as dificuldades de convites aos atletas de elite do Brasil, mas acostumados com os convites de Maratonas internacionais com passagens, estadias e outros incentivos que vem com as grandes provas internacionais afastaram os melhores corredores brasileiros e brasileiras. Mas num Pais em que o estado organizador nao tem tem uma pista de atletismo official para os atletas de elite treinarem, nao e de se esperar que o governo incentive uma maratona no Rio, aonde estao a Farj, Cbat e o Comite Olimpico Brasileiro.

  7. Bira Conrado disse:

    Parabens ao Joao Traven e obrigado pelo carinho e apoio na Maratona do Rio.
    Com certeza um grande evento no Rio de Janeiro com mais de 22000 pessoas participando numa manha de verdadeira festa. A organizacao esta de Parabens pela organizacao e pelos esforcos de proporcionar aos corredores o mais possivel conforto para disputar os eventos do dia. com certeza se tiver chance de voltar ao Brasil ano que vem, estarei participando de mais uma Maratona do Rio.

  8. Regiana Toniolli disse:

    Foi minha segunda Meia Maratona.
    Foi incrível, um dia maravilhoso onde todos se entregam a uma visão fantástica de um percurso lindo.
    A organização é perfeita.
    Vale muito participar de um evento desses.

  9. Camila disse:

    Gostaria de receber minha fotos. Family run 18203. Obrigada

  10. Jorge Durães disse:

    O excelente tempo ajudou os atletas a melhorar seus tempo, mas acho que a lanterna amarela acendeu deixando uma pergunta no ar:Quando um veterano de 42 anos ganha uma prova como a Maratona do Rio, vem a pergunta cadê os atletas de elite mais jovens? O que houve? Gente estamos às portas da Olimpiada no Brasil, ainda haverá tempo para prepara-los? Não sei,com a palavra os responsáveis pela coordenação e organização da olimpíada 2016.

  11. Edson de Oliveira Lima disse:

    Foi a ,minha primeira e gostei muito de tudo,Ano que vem estarei se Deus quiser de novo.

    PARABÉNS AOS ORGANIZADORES!!!!

    OBRIGADOR AO MEU SENHOR JESUS POR ME CONCEDER ESTA VITÓRIA.

Trackbacks/Pingbacks


Deixe um comentário!

               



Categorias