Overreaching: você sabe o que é?

Todos já ouvimos falar em overtraining. Mas e o overreaching: o que significa?

Por Prof. Esp. Júnior Cordella

Geralmente, costuma-se ouvir por aí que fulano “treina demais”, “vai entrar em overtraining”. Todos nós já ouvimos isto algum dia.

Foto: Correr pelo Mundo

Temos por definição, colocando de uma maneira simples e de fácil entendimento, que o overtraining acontece quando ocorre um declínio do desempenho do atleta. Esta queda de rendimento pode variar amplamente, gerando alterações de humor, afetando também o sistema imunológico, fatores hormonais, além de necessitar um período maior de recuperação total do indivíduo – médio a longo prazo.

Mas e o overreaching: o que significa? No overreaching, também notamos uma diminuição rendimento do atleta. Quando as cargas de treinamento não estão bem distribuídas, má alimentação, pouco tempo de recuperação entre sessões, podemos dizer que estes fatores podem desencadear um estado de declínio de performance, pois o atleta não consegue gerar adaptações ao organismo.

O tempo de recuperação, nesse caso, irá variar de um indivíduo a outro, mas é curto. No entanto, mesmo que a recuperação seja rápida, indica-se retorno leve aos treinos, de forma progressiva, para que não ocorra novamente. Tenha em mente que ter um profissional de Educação Física orientando os seus treinamentos é fundamental, para que você possa treinar de forma segura e saudável.

Bons treinos e saúde a todos!!!

Júnior Cordella, 34 anos, é graduado pela UFRJ em Licenciatura em Educação Física. Há 5 anos, praticante de triathlon. Resolveu dedicar-se à carreira de treinador há 3 anos,  tendo feito diversos cursos/clínicas em todas as modalidades que compõem o triathlon. Nadador desde os 4 anos de idade, acredita que o segredo no triathlon é equilibrar as 3 modalidades e não focar em apenas uma ou duas.

Treinador de alguns atletas com destaque no circuito carioca – entre eles, Luiza Zanini, Fabio Russomano e Arthur Cortez – atualmente comanda a Cordella Triathlon (http://cordellatriathlon.com.br/), equipe que possui atletas em Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.