7 coisas imperdíveis para fazer na Cidade do Panamá

Veja o que você não pode deixar de fazer em uma visita à Cidade do Panamá!

A Cidade do Panamá é referência quando se fala em compras no exterior, mas a capital panamenha oferece muito mais! Confira nossas dicas de coisas que você não pode deixar de fazer na cidade:

1 – Conhecer o Casco Antiguo

Definitivamente uma jóia da Cidade do Panamá, o Casco Antiguo foi declarado Monumento Histórico pela UNESCO. Construído em 1673, depois do ataque de piratas à Panamá Viejo (local que deu origem à cidade), o Casco Antiguo está a todo vapor com restaurações de construções centenárias. Muitas delas já foram restauradas, e com seu estilo colonial, dão o charme desta região imperdível da cidade. Alguns dos melhores cafés, restaurantes, bares e hoteis boutique estão por aqui. Perder-se por suas ruas é um programa divertidíssimo – impossível não se apaixonar pelo Casco Antiguo!

2 – Correr na Cinta Costera

Inspirada no Aterro do Flamengo, a Cinta Costera é um verdadeiro paraíso para corredores. São 3,5km que levam da região moderna do Panamá – Punta Paitilla – até o Casco Antiguo, com muito verde, jardins impecáveis, quadras esportivas, parques, ótima iluminação, zonas com wi-fi gratuito e segurança. É na Cinta Costera que se realizam algumas das principais provas da capital panamenha, com um visual e ambiente inesquecíveis.

3 – Fazer compras

Impossível é não associar a Cidade do Panamá com compras! Até pouco tempo atrás, estrangeiros tinham isenção de impostos – hoje, há um imposto de apenas 7% sobre os produtos, que de qualquer forma mantém a cidade como um destino excelente para comprar. Os shoppings são o principal local de compras – destacamos o Albrook Mall (com mais de 400 lojas), o Multiplaza Pacific (o mais sofisticado, com muitas lojas de marcas conhecidas e luxuosas) e o Multicentro (mais antigo, mas com algumas lojas interessantes e muitas lojas de esporte). Há ainda o Duty Free, na ilha Flamenco, com acesso pela Amador Causeway. Para quem busca produtos esportivos e suplementos, a variedade é enorme e os preços muito vantajosos.

4 – Conhecer as ruínas do Panamá Viejo

A Cidade do Panamá foi fundada em 1519. Em 1671, a cidade foi atacada por piratas. Por questões de segurança, foi ordenada a evacuação da cidade e explodir os depósitos de pólvora, o que causou uma enorme incêndio, deixando o local em ruínas, que hoje podem ser visitadas. O destaque das ruínas é a Catedral, com sua imponente torre, que oferece uma linda vista da área verde da região. Em junho de 2014, o preço da entrada era de 7 dólares por pessoa. O local fica aberto de terça a domingo, das 8h30 às 16h30.

5 – Curtir os bares no Hard Rock Hotel Megapolis

O Hard Rock Hotel é um dos principais hoteis da Cidade do Panamá e não é por menos. Com uma estrutura impressionante, são 66 andares, 7 bares – incluindo a Bling, considerada a melhor casa noturna da Cidade do Panamá e 4 restaurantes. Quem se hospeda no Hard Rock Hotel Megapolis tem entrada gratuita em todos os bares e ainda tem, como cortesia, 20 dólares para uso em bebidas nos bares selecionados por noite (uma cortesia por quarto)! Cada bar tem sua temática, e a nossa dica é não perder a Bling e o Base Bar, no último andar, com vista para toda a cidade. Mais informações e reservas no site www.hrhpanamamegapolis.com

6 – Visitar o Canal do Panamá

Impossível ir ao Panamá e não visitar uma das obras mais impressionantes da engenharia, o Canal do Panamá. Os passeios normalmente levam para visitação no Centro de Miraflores (uma das três eclusas do canal), ideal para observar as operações do canal – visite o terraço para acompanhar o fechamento e abertura das eclusas à medida que os navios vão passando. O Canal do Panamá fica aberto todos os dias, das 9h às 17h, e a entrada de 15 dólares (em junho/2014) dá direito a entrada completa, incluindo cinema e museu.

7 – Participar de uma prova

Com uma população de aproximadamente 900.000 habitantes, a Cidade do Panamá tem um calendário de corridas super interessante, com provas quase todos os finais de semana e bem organizadas. Aqui no site você pode consultar o calendário com as principais delas, ou também você pode consultar diretamente no link das organizadoras de corridas do Panamá: Panama Runners, que organiza, entre outras provas, a Maratona das Américas e Meia Maratona Internacional do Panamá (www.panamarunners.com) e os Corredores del Istmo (www.corredoresdelistmo.com), que organizam o Circuito Asics e a Maratona Internacional, entre outros eventos. Prepare-se quanto a hidratação e leve roupas leves, pois faz calor o ano todo, e nos meses de inverno a umidade é altíssima.

O Correr pelo Mundo viajou à Cidade do Panamá com o apoio da Copa Airlines e da Decameron Hotels & Resorts.