Em ritmo de solidariedade, Circuito Caixa chega a Porto Alegre

Prova deste domingo (31) doará tênis arrecadados a jovens carentes de Restinga.

São Paulo – No pelotão de elite, a briga deverá ser acirrada entre os primeiros colocados do ranking brasileiro de corrida de rua, puxados pelos líderes Sivaldo Santos Viana e Fabiana Cristine da Silva. Também se apresentam como candidatos ao pódio, fundistas vitoriosos em Porto Alegre, caso de Conceição Oliveira, bicampeã na cidade, e Valdir Oliveira, campeão em 2010.

Foto: Luiz Doro / adorofoto

Entre os amadores, o destaque é a solidariedade. O Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA levará à capital gaúcha, neste domingo (31), uma campanha de doação de tênis para arrecadar calçados para as crianças e adolescentes do Complexo Esportivo Barro Vermelho, em Restinga. A prova tem início às 9 horas, no Anfiteatro Pôr do Sol, com percursos de 5 km e 10 km.

Sob o slogan “Todo mundo tem o direito de correr, ajude alguém a ir mais longe”, a campanha iniciada pelo Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA pretende fomentar o atletismo em regiões mais carentes. Entidades de Salvador, Uberlândia, Campo Grande, Belo Horizonte, Goiânia, Fortaleza e Recife, cidades que já receberam a competição, foram beneficiadas.

Na capital gaúcha, o Complexo Esportivo Barro Vermelho foi escolhido por realizar relevante trabalho de inclusão social de jovens carentes de Restinga, bairro marcado pela violência e evasão escolar. O projeto tem parceria com a CAIXA e com a Sogipa. Para doar tênis usados, em bom estado, basta levá-los até a tenda de retirada de chip, no domingo.

Força gaúcha – Principal equipe gaúcha de atletismo, a Sogipa terá uma representante na disputa deste domingo. Paula Aparecida Ody, de Montenegro, fará sua estreia no pelotão de elite da etapa de Porto Alegre do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA.

Líderes do ranking – Com 347 pontos, Sivaldo Santos Viana chega a Porto Alegre sem a pressão por um grande resultado, ao contrário de adversários como, o vice-líder Valdir Oliveira, 66 pontos atrás na classificação geral. Na elite feminina, Fabiana Cristine da Silva, com 240 pontos, tem uma vantagem menor, de 13 pontos, sobre a vice-líder, Fernanda Raimunda Soares, que também precisará de colocação que a leve ao pódio.

Também estarão na disputa, William Salgado Gomes, quarto colocado com 163 pontos, Justino Pedro da Silva, nono colocado com 111 pontos, Jurandyr Couto, décimo, com 109 pontos, Maria Regina Seguins, terceira entre as mulheres com 193 pontos, e Kleidiane Barbosa Jardim, décima, com 63 pontos.

Os melhores em Porto Alegre – Se depender do retrospecto, Valdir Oliveira e Conceição Oliveira levam vantagem na disputa pelo pódio. Valdir, campeão da etapa gaúcha do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA em 2010 e vice-campeão em 2012, também ficou com o vice na Maratona de Porto Alegre deste ano e venceu a meia maratona realizada na cidade em julho. Já Conceição busca o tricampeonato na prova que venceu em 2008 e 2009.

Confira também a classificação atualizada do Ranking CBAt/CAIXA, após 16 provas, aqui.

Herói do Atletismo em Porto Alegre – Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney/2000 com a equipe brasileira de revezamento 4×100 m, Cláudio Roberto Souza será o padrinho do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA no Rio Grande do Sul. O ex-velocista dará a largada da prova, no domingo (31) e participará da premiação aos vencedores.

Kits de participação – Todos os competidores da etapa de Porto Alegre receberão kit de participação contendo camiseta em tecido tecnológico, número de peito e uma sacola esportiva. O kit pode ser retirado nesta sexta-feira (29/8), das 10 às 20 horas, e no sábado (30), das 10 às 17 horas, na Loja Centauro do Bourbon Shopping Country (Av. Túlio de Rose, 80). Os atletas devem retirar o chip de cronometragem, no domingo, das 7 horas às 8h30, e devolvê-lo após o evento.

Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois das provas em Salvador (13/4), Uberlândia (3/5), Campo Grande (11/5), Belo Horizonte (25/5), Goiânia (8/6), Fortaleza (3/8), Recife (10/8) e Porto Alegre (31/8), a competição ainda terá etapas em Ribeirão Preto (11/10), Curitiba (19/10), Brasília (23/11) e São Paulo (30/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2015.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro e apoio da Nutry. Em Porto Alegre, conta ainda com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre e Água Mineral Corsan, além da supervisão técnica da Federação Gaúcha de Atletismo e CBAt.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br
Twitter: @CircuitoCaixa
Facebook: circuitocaixa