Em setembro acontece a 3ª edição do Desafio das Serras

Evento acontece de 5 a 7 de setembro, na Serra da Mantiqueira.

A terceira edição do Desafio de Serras será a atração no feriado de 7 de setembro. A competição, considerada uma das mais duras do calendário nacional, acontece entre os dias 5 e 7 na cidade de São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos (SP), em plena Serra da Mantiqueira.

Foto: Adventure Camp

Os atletas, competindo solo ou em duplas,  terão pela frente percursos de 40 e 80 km pelas trilhas da região montanhosa, colocando à prova a resistência e estratégia dos competidores para obter o menor tempo.

A organização é da Adventure Camp, responsável também de Circuito Adventure Camp de Corrida de Aventura. As inscrições já estão abertas e restam poucas vagas, pois o limite é de 200 duplas e 100 solos. A confirmações poderão ser feitas no site www.adventurecamp.com.br, no qual também estarão todas as informações para os interessados.

A disputa é dividida em quatro categorias para as duplas – Masculino, Feminino, Máster e Mista -, além da Solo. Trata-se de uma competição de velocidade disputada em ambiente montanhoso, onde os participantes terão que, em dois dias percorrer, em menor tempo, diferentes tipos de terreno em trajetos de 40 e 80 quilômetros por dia. O evento colocará para os inscritos diferentes tipos de terreno, como terra batida, mata e trilhas.

As trilhas são sinalizadas por fitas, placas, setas e orientação de monitores nos pontos de controle (PCs), com diversos graus de dificuldade graças às subidas e descidas da região. Com isso, os atletas não precisarão ter conhecimento de navegação e ainda não precisam ter equipe de apoio para o auxílio no transporte, pois a organização leva as  malas com roupas e equipamentos para o acampamento no sábado a tarde para domingo.

Vale ressaltar que haverá um posto de hidratação com água no percurso, entre os municípios de São Francisco Xavier e Monte Verde, no qual os atletas receberão uma garrafa de Ironage. No resto do percurso a hidratação será natural, com nascentes da região nos km 6, 8 e 10. Por isso, é importante que todos façam um bom planejamento para ter água durante toda a prova.

Neste ano a prova será qualificatória para a Ultramaratona do Mont Blanc, dando um ponto aos atletas que quiserem estar no evento no ano que vem. A confirmação foi feita após envio do percurso análise da ITRA – International Trail Run Association. Isto garantirá a presença dos melhores atletas do segmento de corrida em montanhas.

Programação

Sexta-feira – 05/09 – São Francisco Xavier – Praça Central
15h às 20h – Abertura do evento/Recepção
19h às 20h – Apresentação do filme DS 2013
20h – Briefing da prova

Sábado, 06/09 – São Francisco Xavier
09h – Largada d 1º dia, na Praça Central de SFX
16h – Jantar – Base Camp, a 15 km de SFX
19h – Filme de aventura

Domingo – 07/09 – São Francisco Xavier
6h às 7h30 –  Café da manhã (somente atletas acampantes)
09h – Largada 2º dia – acampamento
16h – Chegada dos participantes e Premiação – Praça Central de SFX

Mais informações no site www.adventurecamp.com.br