Giomar Pereira vence Wine Run Pernambuco 2014

A prova percorreu parreirais da região do Vale do Rio São Francisco.

A região vinícola do nordeste brasileiro foi palco da segunda edição da CAIXA Wine Run, meia maratona disputada neste domingo (7), em Lagoa Grande, em Pernambuco. O vencedor foi o baiano Giomar Pereira, seis vezes campeão brasileiro, que cruzou a linha em 1h12min16. No feminino, o título ficou com a corredora local Simone Daiane Alves, em 1h30min26.

Foto: Anízio Lopes/FocoRadical

“Fiz uma boa prova e consegui passar meu companheiro de equipe, o Mércio, no final”, explicou Giomar referindo-se a Mércio Ferreira da Silva, também do Cruzeiro, que chegou 12 segundos depois. “Gosto muito desta corrida, que além de ser uma bela festa é disputada a apenas 200 quilômetros da minha cidade, Jacobina. No ano passado fui terceiro e hoje vim mais bem preparado porque estou treinando para a Meia Maratona de Foz, no próximo domingo”, completou o melhor corredor de rua do País em 2006, 2008, 2009, 2011, 2012 e 2013.

Foto: Anízio Lopes/FocoRadical

Confirmando seu favoritismo, a atleta de Petrolina, Simone Daiane Alves, dominou o percurso inteiro e não foi ameaçada em nenhum momento. “Treinei forte para conquistar este resultado, que era meu objetivo. Deu tudo certo e agora vou batalhar ainda mais para conseguir um patrocinador e correr atrás do meu sonho, que é vencer a São Silvestre”, contou a corredora da APA (Associação Petrolinense de Atletismo), de 22 anos, que já é uma das melhores de Pernambuco e destaque nacional na categoria Sub 23.

Foto: Anízio Lopes/FocoRadical

A APA faz um trabalho exemplar na divulgação do esporte na cidade pernambucana. Reúne 59 atletas entre nomes de alta performance como Edson Amaro, terceiro colocado neste domingo e bicampeão da Maratona Maurício de Nassau e para-atletas como Francisco Daniel, portador de paralisia cerebral, vencedor e recordista do Parapan de Guadalajara nos 1.500 m e que é o atual íder do ranking nacional dos 800 e 1.500 m.

Corrida entre os parreirais

Além dos atletas de elite, a CAIXA Wine Run reuniu corredores de vários estados brasileiros, que fizeram uma grande festa e ajudaram a consolidar o formato do evento, unindo esporte e o enoturismo. A corrida, disputada sob temperatura de 28 a 30 graus, percorreu os parreirais da Vitivinícola Santa Maria, em Lagoa Grande, palco da minissérie Amores Roubados.

Em ônibus cedidos pela organização, os corredores viajaram 60 quilômetros, desde as duas cidades separadas pelo Rio São Francisco, Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, até a fazenda produtora do vinho Rio Sol, premiado internacionalmente, e que está ajudando a consolidar a bebida produzida nesta região irrigada pelas águas do Velho Chico. A Rio Sol produz um milhão de litros de vinho por ano e está hoje entre as dez maiores vinícolas do País.

Espetinho, tapioca e espumante

Ao final do percurso de 21 quilômetros, os 600 participantes das categorias individual, duplas e trios recebiam suas medalhas e tinham à disposição frutas do local, suco de uva e espumante, além de espetinhos de carne de bode e carneiro e tapiocas salgadas e doces.

Foto: Anízio Lopes/FocoRadical

Logo um trio começou a tocar o tradicional forró, mote para que alguns casais começassem a dançar, enquanto não chegava a premiação. Na animação o Palhaço Alegria e até dois bonecos gigantes com escudos do Vitória e do Bahia. Entre corredores de diversos estados brasileiros, destaque para três grupos: A APA, com cerca de 50 atletas, a Transpiração, também de Petrolina, com 25, e a Performance, de Salvador, com 15 corredores.

Foto: Anízio Lopes/FocoRadical

Na visão dos organizadores, a segunda edição evoluiu e mostrou que o formato veio para ficar. “A meia maratona do vinho consolida-se como o maior evento esportivo do Vale do São Francisco, o que pode ser constatado pela satisfação dos participantes e seus acompanhantes na celebração pós-prova. O destino atraente da região, com visitas a vinícolas e um tradicional passeio com pôr do sol e lua cheia na véspera, retrataram a felicidade dos participantes, que prometem voltar nos próximos anos”, resumiu Freddy Carvalho, diretor do evento.

Resultados

Individual Masculino

1- Giomar Pereira (CAIXA/Cruzeiro) – 1h12min16
2- Mércio Ferreira da Silva (CAIXA/Cruzeiro) – 1h12min28
3- Edson Amaro (APA/Mineração Caraíba) – 1h12min34

Individual Feminino

1- Simone Daiane Alves (APA) – 1h30min26
2- Geralda Adriana Venanciio (ENAC) – 1h44min44
3- Lorena Apoliana de Souza – 1h49min59

Os demais resultados por faixa etária, individual, duplas e trios, masculine e feminine, serão disponibilizados no site oficial do evento: www.winerun.com.br