Mulheres fazem história na primeira W21K ASICS

Cerca de 1500 mulheres largaram às 7h da manhã na USP.

As ruas de São Paulo amanheceram mais bonitas ontem recebendo a primeira meia-maratona feminina da América Latina, a W21K ASICS. Em um cenário colorido de amarelo e roxo, cerca de 1500 mulheres largaram às 7h da manhã na USP, desafiando os 21km em uma temperatura de 17ºC.

Foto: ASICS/divulgação

O sonho de desafiar corpo e mente em provas de longas distâncias tornou- se realidade em uma corrida com toda a infraestrutura necessária e atenção aos detalhes que garantiram o sucesso das mulheres nesse desafio.

Com hidratação a cada 2km, Gatorade a cada 4km, GEL repositor no km 12 e aid stations e uma série de ativações ao longo do percurso para incentivar e animar as corredoras ao longo do percurso, as ruas de SP testemunharam toda a força das mulheres em uma chegada na pista de atletismo da USP que emocionou corredores e familiares.

Com diferentes histórias de vida e objetivos na corrida, as mulheres aceitaram o desafio e se apropriaram do título de meia maratonista.

A prova teve como vencedora a atleta Larissa Marcelle, de 28 anos. Com o tempo de 1h20m02s, ela ficou à frente de Noeme Maria Pereira e Rozirene Ferreira Moraes, 2ª e 3ª colocadas, respectivamente.

“A prova foi emocionante. Por ser só para mulheres e, ainda por cima, 21 km, uma quilometragem que eu gosto, foi ótimo”, afirma Larissa Marcelle, primeira campeã da W21K ASICS. “Eu sai forte, tinha bastante gente atrás de mim, mas eu consegui segurar a liderança até o fim.” No meio do percurso, a atleta teve uma surpresa. “Tinha uns olhos de gato (sinalização da pista) e, no quilômetro 15, fui tangenciar um deles e acabei tropeçando e caindo”, conta. Com apenas alguns arranhões, Larissa se levantou e seguiu para a vitória tranquila, com o tempo de 1h20’02” – mais de quatro minutos de diferença para a segunda colocada, Noeme Maria Pereira.

Corredora tradicional das provas na cidade de São Paulo, Ana Luiza Garcez, carinhosamente conhecida como Animal, também marcou presença na primeira meia maratona só para mulheres da América Latina. “Estava forte até os 15 km, mas manerei no final, pois tenho uma corrida fora do país chegando”, relata a atleta, que vai para os Estados Unidos e Cuba nos próximos meses. “A mulherada é toda animada, curte o evento. É um barato!”

Nascida em Portugal, mas moradora de Campinas, no interior de São Paulo, a empresária lisboeta Ana Proença voltou a fazer uma corrida de 21 km depois de dois anos. “Minhas provas preferidas são as de 10 km, mas me arrisco em meias de vez em quando. Foi a minha primeira em São Paulo e achei muito bem organizada, com vários pontos de hidratação, tudo ótimo”, garante. “O fato de ter só mulheres no evento também influenciou para que eu viesse e não me arrependi”, completa.

“A subidinha do quilômetro 17 é complicada, mas fiz minha estratégia para a prova pensando nela”, diz Juliana Caruso, outra desafiante dos 21 km da W21K ASICS. “Foi muito bem organizada e não faltou nada para as corredoras no caminho. Adorei!”

Com uma experiência de mais de 20 anos de corrida – e várias maratonas e meias no currículo –, Neusa Carvalho, 58 anos, foi só elogios à prova. “Eu nunca tinha participado de uma competição tão bem organizada nesse meu tempo todo de prática do esporte. A W21K ASICS foi perfeita!”

“A W21K ASICS foi um momento histórico para as corredoras e para a marca. Proporcionamos a primeira meia maratona feminina da América Latina com muita infraestrutura e todo o cuidado que elas precisavam para superar esse desafio. As mulheres retribuíram com garra e determinação ao cruzarem a linha de chegada como meias maratonistas”, destacou Aline Baldon, gerente de marketing da ASICS Brasil.

O percurso passou por locais como a Ponte Cidade Universitária, Parque Villa Lobos e a região do Jockey Club contando com toda estrutura de apoio às atletas. Na chegada, as mulheres contaram com um verdadeiro centro de recuperação com Massoterapia, Quiropraxia e Fisioterapia.

CONFIRA OS RESULTADOS OFICIAIS DA W21K ASICS:

1 – Larissa Marcelle Moreira Quintão – 01:20:02
2 – Noeme Maria Pereira – 01:24:11
3 – Rozirene Ferreira Moraes – 01:24:46
4 – Adriana Domingos da Silva – 01:25:06
5 – Cristiane Alves da Silva – 01:25:14