Números mostram o crescimento da 11ª Meia A Tribuna-Praia Grande

A prova principal, dos 21.097 metros, teve 1.874 concluintes, um crescimento de 14,3% em relação à edição anterior.

Os números atestam a evolução da 11ª Meia Maratona A Tribuna-Praia Grande, realizada no domingo (14). A prova principal, dos 21.097 metros, teve 1.874 concluintes, um crescimento de 14,3% em relação à edição anterior. O aumento de participantes é maior ainda, considerando os últimos três anos, 23,9%. “É excelente. Acredito que a prova tenha se firmado como uma ótima opção no País”, afirma o presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de Rua de São Paulo, Nelson Evêncio.

Foto: Nirley Sena / A Tribuna

Há alguns anos ele realiza um estudo sobre a evolução das provas nessa distância e, no domingo, participou da corrida, em Praia Grande, gostando do que vivenciou. “O percurso é bom. Tem de estar bem e ter cabeça nos primeiros nove quilômetros, pois é uma reta enorme, mas depois vem a parte de praia, com brisa e fica bem legal. Marcação correta, percurso bonito e água gelada. Nota dez”, elogiou. “Gostei muito e ano que vem quero voltar e com muitos atletas da minha assessoria. Sem dúvida, essa prova vai crescer”, complementou.

Ainda no levantamento feito por Nelson Evêncio, o público masculino cresceu 19,9% em três anos, enquanto que o feminino teve um grande salto: 37,3%, acompanhando a tendência internacional. Na prova deste ano, os homens representaram 79,6%, enquanto que as mulheres, 19,4%.

Vale destacar que o evento também contou com uma corrida participativa de 10 km, outro grande sucesso. Na disputa principal, pela primeira vez, um brasileiro não subiu ao lugar mais alto do pódio. No masculino, Edwin Kiprop Kibet garantiu a sétima vitória para o Quênia em 11 de disputas. Já Samwe Fadhila Salum foi a primeira atleta da Tanzânia a vencer em Praia Grande.

Destaque, também, para os atletas da região, Sirlene Souza de Pinho, a quarta colocada, repetindo a mesma colocação de 2013 (foi vice em 2012 e campeã em 2005), e José Uilton dos Santos, em quinto lugar. A expectativa para 2015 é que a prova continue crescendo, desta vez com 3.800 inscritos, 300 a mais do que nesta edição.

Agora, a atenção dos corredores já começam a se voltar para o 30º 10 KM Tribuna FM-Unilus, a maior corrida de rua do País na distância, confirmada para o dia 17 de maio de 2015, em Santos. Os resultados completos da 11ª Meia Maratona A Tribuna-Praia Grande podem ser conferidos no site www.triesportes.com.br.