Avaliação: Spira Stinger 3

Desenhado para velocidade e treinos curtos, o modelo de performance da Spira, o Stinger 3, é uma ótima opção a ser considerada.

Desenhado para velocidade e treinos curtos para corredores de pisada neutra, o modelo de performance da Spira, o Stinger 3, é uma ótima opção a ser considerada.

Com origem nos Estados Unidos, a Spira está no Brasil desde 2012 – ainda pouco conhecida entre os corredores brasileiros, a Spira vem se popularizando entre triatletas – entre seus atletas patrocinados está Chicão Tri, top 10 no Ironman Brasil de 2012, 2013 e 2014. Seu principal diferencial está na tecnologia Wave Spring – as “molas” que falaremos um pouco a seguir.

A tecnologia Wave Spring

Impossível não fica intrigado com o formato do solado do Stinger 3. A entressola é bipartida – as duas peças de EVA são conectadas por uma haste de fibra de vidro reforçada em nylon. No interior destas peças em EVA se encontra o sistema de amortecimento Wave Spring (com três molas, duas na parte da frente e uma na parte de trás), desenvolvido com o objetivo de retornar a energia do corredor a cada passada, além de reduzir o impacto. Segundo a Spira, em testes realizados na Universidade de Michigan, nos EUA, os tênis da marca atingiram o maior índice de retorno de energia para qualquer material de entressola já testado (96%).

O Spira Stinger 3 (divulgação)

O solado do Spira Stinger 3 (divulgação)

A primeira impressão, ao calçar o Stinger 3, é de um tênis espaçoso e confortável – sem apertos. Há um bom espaço para os dedos. A parte do calcanhar é um pouco mais alta se comparado a outros modelos, o que não prejudicou em nada o desempenho ou conforto. A parte do tênis que envolve o calcanhar, aliás, é extremamente confortável.

O perfil do Stinger 3 – a aparência robusta contrasta com a leveza do modelo (divulgação)

À primeira vista o tênis parece pesado, talvez pelo seu desenho e aparência mais “robusta” conferidos pelo formato do solado, pelo reforço da área do calcanhar e altura do tênis – conceito totalmente desfeito ao conferir a leveza do modelo – o número 40 pesa 220g.

Detalhes do Spira Stinger 3 (foto: Correr pelo Mundo)

Detalhes do Spira Stinger 3 (foto: Correr pelo Mundo)

Utilizamos o modelo para treinos e provas de até 10k, incluindo treinos de velocidade, e o modelo cumpriu o que prometeu, e já está na nossa lista de modelos favoritos. A leveza e o conforto, combinados com o amortecimento ao correr impressionam.

No total, foram percorridos até o momento 120km com o Stinger 3, em asfalto e terra batida – porém, segundo a marca, o tênis está apto para outros tipos de terreno além destes dois, incluindo areia, grama e também concreto.

Detalhes do Spira Stinger 3 (foto: Correr pelo Mundo)

Infelizmente são poucas as variedades de cores, com apenas 2 cores no masculino e 2 no feminino. A marca oferece numeração alternativa: no masculino, a Spira incluiu os tamanhos 38.5, 40.5 e 41.5 (a numeração completa vai de 38 a 45). No feminino, estão disponíveis também os tamanhos 38.5 e 40.5 – a numeração completa vai de 34 a 40.5).

Cores disponíveis do Stinger 3, além do rosa testado: Chumbo e Royal (masculino) e Preto (feminino)

Preço sugerido: R$449,00 – você encontra o modelo na loja online no site da Spira, com frete grátis para todo o Brasil: www.spira.com.br

Apoio ao Outubro Rosa

A Spira Brasil estendeu o prazo de sua participação no Outubro Rosa até o dia 15/11/2014 – parte da renda da compra dos modelos Stinger 3 rosa, Stinger 3 preto, Stinger XLT preto/rosa e Stinger XLT azul/rosa será doada à Liga Sorocabana de Combate ao Câncer. Mais informações no site www.spira.com.br