Quênia vence a Maratona Internacional de São Paulo 2014

Rumokol Chepkanan garantiu o bi no feminino, enquanto Paul Kangogo levou no masculino. Edmilson Santana ficou em terceiro e Sueli Pereira chegou em quarto

O Quênia garantiu os títulos do masculino e feminino na 20ª Maratona Internacional de São Paulo. Na manhã deste domingo (19), após 42,1 km, por ruas avenidas da Capital Paulista, Rumokol Chepkanan, campeã de 2012, conquistou o bicampeonato com o tempo de 2h42min27seg, enquanto Paul Kangogo, em sua estréia no evento, cruzou a linha de chegada no Obelisco do Ibirapuera com o tempo de 2h14min16seg.

Foto: MidiaSport

Os melhores brasileiros na prova foram Edmilson dos Reis Santana, terceiro colocado com 2h20min19seg, e Sueli Pereira da Silva, que repetiu o quarto lugar com a marca de 2h47min57seg.

Uma das principais provas do país, a Maratona Internacional de São Paulo completou duas décadas em grande estilo, reunindo mais de 18 mil corredores representando todos os estados do país e vários países, em um dia de extremo calor na cidade. Os atletas se dividiram em quatro distâncias – 42,5 km, 25 km, 10 km e 3 km de caminhada.

O feminino foi o primeiro a largar, tendo como destaque a campeã de 2012, a queniana Rumokol Chepkanan, da Equipe Luasa, que no currículo ainda tem dois vices na disputa. A corredora voltou forte e mostrou porque é um dos grandes nomes do evento nos últimos anos. Ela assumiu a ponta logo e manteve a posição até cruzar a linha de chegada em primeiro, com 2h42min27seg, e mais de um minuto de vantagem para a segunda colocada, sua compatriota Jane Jelagat Surey.

“É muito bom voltar aqui e conseguir mais um título, mostrando que os dois meses de preparação foram importantes. Adoro correr aqui e espero estar em outras edições”, destacou a bicampeã. “Foi uma prova dura por conta do calor, o que também impediu que o tempo fosse melhor. Agora é pensar na São Silvestre, no final do ano”, completou a atleta.

O treinador da vencedora é Luis Antonio do Santos, primeiro vencedor da Maratona de São Paulo, em 1995. “Estou muito contente, pois mostra que estamos no caminho certo e que continuo sendo importante para a prova, agora como treinador”, declarou o ex-atleta.

Sueli Pereira da Silva foi, mais uma vez,  a melhor do país. O quarto lugar confirmou seu bom momento e a condição de principal corredora da atualidade. “Foi uma prova complicada por conta do calor, mas estou contente por ter conseguido um lugar no pódio, como tinha planejado. Gostaria de parabenizar a organização pela excelente hidratação ao longo do percurso; foi perfeita”, destacou a atleta, que agora vai se preparar para a Volta da Pampulha e a São Silvestre, ambas em dezembro.

Masculino

No masculino, o título ficou com o estreante Paulo Kangogo. Vencedor da Maratona de Mombassa (Quênia) em agosto, com 2h11, o africano teve uma estreia perfeito. Depois de parte da prova, ele e outros quenianos foram para a ponta, deixando claro que a briga pela vitória estaria em os estrangeiros. Nos quilômetros finais, ele deixou Daniel Limo para trás para vencer com o tempo de 2h14min16seg.  O segundo lugar ficou com  Daniel Limo, 2h14min35seg.

“Gostei muito do percurso aqui e deu tudo certo. Mas o calor foi um grande adversário neste dia. Espero poder voltar e buscar mais um bom resultado no Brasil”, afirmou Paulo Kangogo, de 25 anos, da Equipe Fila/Caixa.

O baiano Edmilson Santana ficou em terceiro lugar, melhorando seu desempenho do ano passado, quando chegou em quarto. Segundo ele, o segredo foi começar mais devagar, forçando na parte final. “Comecei mais devagar por conta do calor e depois consegui passar muita gente. Por conta do calor, foquei em um lugar no pódio e não no tempo. Deu certo, felizmente”, declarou o atleta, de 27 anos. “Agora vou me preparar a Pampulha”, finalizou.

Outros dois brasileiros completaram o pódio. Gilberto Silvestre, da Equipe Pé de Vento/Caixa,  terminou em quarto, com 2h21min39seg, e Fredison Costa, foi o quinto, 2h23min32seg.

Resultados 2014

Masculino
1) Paul Kangogo (Quênia), 2h14min16seg
2) Daniel Limo (Quênia), 2h14min35seg
3) Edmilson Santana (Brasil), 2h20min20seg
4) Gilberto Lopes (Brasil), 2h21min39seg
5) Fredison Costa (Brasil), 2h23min32seg

Feminina
1) Rumokol Chepkanan (Quênia), 2h42min27seg
2) Jane Jelagat Surey (Quênia), 2h42min29seg
3) Fridah Lodepa (Quênia), 2h45min42seg
4) Sueli Pereira da Silva (Brasil), 2h48min57seg
5) Belaynesh Yigezu (Etiópia), 2h55min25seg

Cadeirante

Masculino

1) Alfonso Zaragoza (México), 1h50min45seg
2) Fernando Nava (México), 1h54min52seg
3) Buron Lopez ( Equador), 1h58mi9n38seg
4) Heitor Mariano do Santos (Brasil), 2h04min13seg
5) Jaciel Antônio Paulino (Brasil), 2h14min03seg

Feminino

1) Alicia Ibarra (México)
2) Aline dos Santos Rocha (Brasil), 2h18min10seg

Mais informações no site oficial, www.maratonadesaopaulo.com.br