Veja como foi o Circuito da Longevidade Bradesco Porto Alegre 2014

A chuva e o vento não afastaram os participantes da etapa Porto Alegre do Circuito da Longevidade Bradesco Seguros.

A chuva e o vento não afastaram os participantes da etapa Porto Alegre do Circuito da Longevidade Bradesco Seguros. A corrida de 6 km no Parque Marinha do Brasil, realizada na manhã do domingo (19 de outubro) reuniu 26 corredores de elite. Ao final, ficaram com o primeiro lugar o atleta Ederson Vilela Pereira, da equipe Bradesco Seguros, e a tanzaniana Failuna Matanga.

A disputa pelo pódio foi bem acirrada, segundo Ederson. “O percurso é relativamente tranquilo, plano, mas o vento atrapalhou bastante. A vitória não foi fácil, pois competi ao lado de grandes atletas e só consegui liderar nos últimos quilômetros”, disse.  O segundo colocado no pelotão masculino foi Leandro Prates Oliveira, também atleta Bradesco Seguros. “O tempo úmido nos beneficiou. O ponto negativo ficou mesmo por conta do vento”, avaliou.

O queniano Kiprotich Kemboi, assíduo das provas do Circuito da Longevidade, ficou com o terceiro lugar; a quarta colocação coube a mais um atleta Bradesco Seguros, Damião Ancelmo de Souza; em quinto chegou o corredor da Tanzânia Nelson Priva Mbuya.

Failuna Matanga, também da Tanzânia, ficou à frente do pelotão feminino durante todo o percurso. Para ela, a maior dificuldade foi enfrentar o vento. Atrás de Failuna chegou a colombiana Muriel Coneo Paredes. Kleidiane Barbosa Jardim foi a brasileira melhor colocada, com o terceiro lugar. O quarto lugar do pódio feminino ficou com a queniana Consolata Cherotich, e o quinto foi da gaúcha Sabine Leticia Heitling.

Ao todo, 2 mil pessoas se inscreveram para corrida, entre atletas amadores e profissionais. Às 9 horas saiu o grupo da caminhada, com o mesmo número de inscritos.  Esta foi a quinta vez que Porto Alegre recebeu o Circuito da Longevidade Bradesco Seguros.

Renda do evento foi destinada à Associação dos Amigos do Ginásio Tesourinha

O valor equivalente ao arrecadado com as inscrições foi repassado, integralmente, à AAGITES – Associação dos Amigos do Ginásio Tesourinha, instituição que apoia iniciativas e eventos organizados pela Secretaria Municipal de Esportes.

Mais de R$ 2 milhões já foram doados para entidades pela Bradesco Seguros desde o início do Circuito, em 2007. O objetivo dessa ação é canalizar recursos para projetos que privilegiem a inclusão e o atendimento de pessoas carentes.

Exemplos de saúde e longevidade são homenageados no palco

Como em todas as etapas, a Bradesco Seguros homenageia os participantes mais longevos da corrida e da caminhada. Entre os homens, recebeu o troféu longevidade o corredor Daniel Mietlicki, de 86 anos. Ele pratica corrida há mais de 40 anos e, garante, tem uma disposição que muitos admiram. “Eu corro e faço musculação três vezes por semana e ainda trabalho numa oficina mecânica. Essas atividades me dão muita energia e alegria de viver”, afirma.

Entre as mulheres, a homenageada foi a corredora Zélia Casanoma Marques, de 75 anos. “Corro praticamente todos os dias e não sei o que seria de mim sem o esporte. Correr me ajuda a manter o peso e ter boa saúde, além de afastar a depressão. Na caminhada, as homenagens foram para Olga Valério Freitas e Neida Guimarães, ambas de 76 anos, e Hildegard Krauze, de 75 anos.

A manhã contou ainda com aulas de zumba. O tempo nublado não foi suficiente para desanimar as pessoas presentes ao parque, que participaram dançando e aplaudiram também a apresentação de um grupo do Ginásio Tesourinha. Como em todas as cidades por onde o Circuito passa, os inscritos tiveram à disposição um bicicletário e puderam fazer teste da pisada, avaliação física e massagem, oferecidos gratuitamente.

Temporada 2014 conta ainda com provas em mais três capitais

Após a etapa Porto Alegre, o Circuito da Longevidade irá a Salvador (2 de novembro), Goiânia (9 de novembro) e Rio de Janeiro (7 de dezembro). Criado em 2007 pela Bradesco Seguros – patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos e dos Paralímpicos Rio 2016 –, o evento tem por  objetivo sensibilizar o público para a prática de atividade física.

Mais informações e resultados completos em www.circuitodalongevidade.com.br.