Onde ficar em Madrid: Praktik Metropol

Ótima localização e muito conforto – veja a review do Hotel Praktik Metropol, em Madrid.

Em dezembro de 2014, nos hospedamos por cinco noites no charmoso Praktik Metropol, em Madrid. Durante nossa viagem, pudemos curtir o clima natalino que toma conta da capital espanhola: ruas iluminadas, feiras de Natal nas praças, e o friozinho gostoso que antecipa a chegada do Papai Noel no hemisfério norte.

O hotel Praktik Metropol está localizado na Calle de la Montera, 47, esquina com a Gran Vía. Montera é uma rua de pedestres que liga a Gran Vía (uma das principais ruas da cidade) à Plaza de la Puerta del Sol (nada menos que o quilômetro zero das estradas espanholas). O hotel tem localização ideal para quem gosta de agito, compras e gastronomia.

A fachada do Praktik Metropol Madrid (foto: Correr pelo Mundo)

O hotel está em frente a estação Gran Vía de metrô (foto: Correr pelo Mundo)

Por se tratar de uma área extremamente movimentada de dia e à noite, há inúmeros bares e restaurantes a poucos passos do Praktik Metropol. A culinária predominante é a espanhola – há tapas y cañas para todos os gostos e bolsos –, mas também é possível experimentar pratos italianos, japoneses, chineses, argentinos e americanos. Para queimar as calorias (ou simplesmente para um passeio de encher os olhos), a pouco mais de um quilômetro do Praktik Metropol está o Parque del Retiro, um dos lugares mais bonitos para uma corrida em Madrid.

O hotel está em uma área que concentra uma quantidade enorme de lojas: ali estão as principais grifes de roupas, mas há livros, artigos esportivos, cosméticos e maquiagens, e a tradicional loja de departamentos El Corte Inglés. Grifes independentes e lojas de souvenir também se encontram numerosas. A região ainda apresenta muitos cinemas e teatros: a Gran Vía também é conhecida como el Broadway Madridleño!

Para explorar outras áreas da cidade, praticamente na porta do hotel está a estação Gran Vía do metrô, que faz parte das linhas 1 e 5. Muitas linhas de ônibus têm seu ponto inicial e final na Puerta del Sol, que fica a uma rápida caminhada do Praktik Metropol. Se preferir deslocamentos de taxis, encontrará com facilidade na Gran Vía.

Quarto

Ficamos hospedados no quarto 207, um quarto do tipo superior duplo. O quarto dispõe de cama de casal, telefone, televisão, cofre, ar condicionado e armário com espelhos.

Detalhe do quarto do Praktik Metropol Madrid (foto: Correr pelo Mundo)

Detalhe do quarto do Praktik Metropol Madrid (foto: Correr pelo Mundo)

    

Detalhe do quarto do Praktik Metropol Madrid (foto: Correr pelo Mundo)

Há uma sacada com vista para a rua Montera, e duas portas de vidro isolam o quarto térmica e acusticamente.

A vista da sacada do Praktik Metropol Madrid (foto: Correr pelo Mundo

O armário é grande e espaçoso, e o quarto ainda tem uma barra com pequenos ganchos em praticamente toda a extensão da parede, o que permite pendurar bolsas, roupas e cabides, aumentando a quantidade de áreas de armazenamento. Vale mencionar que o Praktik Metropol oferece wi-fi grátis para os hóspedes, uma ótima comodidade! No grande banheiro (que conta com secador de cabelo), um kit com sabonete, xampu e shower gel com cheirinho de aloe vera nos levava ao fundo do mar a cada banho.

Os detalhes de decoração do quarto tornam a experiência ainda mais deliciosa: um telefone vintage, uma aconchegante poltrona de leitura, luminárias assimétricas, um saquinho para pendurar itens de higiene no banheiro, a madeira rústica no piso com a madeira branca da parede. Tivemos a impressão de que cada detalhe da decoração é pensado cuidadosamente para formar um conjunto harmonioso e especial.

Detalhes do corredor (foto: Correr pelo Mundo)

Detalhes do corredor (foto: Correr pelo Mundo)

Café da manhã

O Praktik Metropol tem um convênio para o café da manhã com o restaurante TapaTapa, que fica convenientemente ao lado do hotel. Para desfrutar do café, basta retirar um voucher na recepção, pelo valor de EUR 5,95 (preço em dezembro de 2014). A cada manhã, os hóspedes podem escolher entre os seguintes itens:

  • Suco de laranja
  • Bebida quente (café, chocolate, chá)
  • Sanduíche de queijo, tortilla ou vegetais
  • Croissant, churros ou torradas com manteiga e geleia

Provamos várias das opções oferecidas e todas são deliciosas, com destaque para o sanduíche de pão baguete (chamado flauta) com queijo manchego. Como o horário de almoço na Espanha começa em torno das 13h, o café da manhã do TapaTapa é uma excelente escolha para passar bem a longa manhã de passeios na capital espanhola.

    

O TapaTapa, ao lado do Praktik Metropol Madrid (fotos: Correr pelo Mundo

Espaços do hotel

O hotel oferece dois espaços de convivência para os hóspedes: a recepção e o terraço.

A recepção fica no primeiro andar do prédio. Próximo às janelas com vista para a rua Montera, ambientes com poltronas e mesinhas permitem encontros de pequenos grupos. Mas há também mesas grandes para refeições ou trabalho. Na extremidade oposta ao balcão de check in/out, o grande destaque da recepção: uma lareira e uma estante repleta de livros convidam a um momento de relaxamento e leitura nas poltronas e nos sofás daquele ambiente. Se a leitura pedir uma bebida quente, não é problema: próximo à lareira há café, chá, chocolate e água sempre disponíveis. O hotel disponibiliza ainda dois computadores conectados à Internet e uma impressora para os hóspedes.

(foto: Correr pelo Mundo)

(foto: Correr pelo Mundo)

(foto: Correr pelo Mundo)

(foto: Correr pelo Mundo)

(foto: Correr pelo Mundo)

Já o terraço fica no nono andar do prédio. O terraço tem dois níveis: no nível do nono andar, espreguiçadeiras alinhadas próximas a uma parede repleta de vasos de flores sugerem um descanso preguiçoso com o céu como teto.

(foto: Correr pelo Mundo)

(foto: Correr pelo Mundo)

(foto: Correr pelo Mundo)

(foto: Correr pelo Mundo)

A escada caracol leva ao segundo nível, um terraço no próprio terraço, mobiliado com algumas mesas, bancos e mais plantas e espreguiçadeiras.

Neste nível temos incríveis vistas para a Gran Vía (adoramos a árvore de Natal da Movistar!) e para a rua Montera na totalidade, desde a Gran Via até a Puerta del Sol. Mesmo no fim do outono, com o clima já bastante frio, pudemos curtir o terraço e apreciar as belas vistas de dia e de noite.

(foto: Correr pelo Mundo)

    

(fotos: Correr pelo Mundo)

 

Serviço

Praktik Metropol

Calle de la Montera, 47, esquina com a Gran Vía

Telefone (+34) 91 521 29 35

Site: www.praktikmetropol.com