Review: Meia Maratona de Angkor Wat 2014, por Robson Cadore

Robson Cadore, do site Love and Road, correu com sua esposa, Natalie, a Meia Maratona de Angkot Wat 2014, no Camboja, e compartilhou seu relato e fotos muito bacanas com a gente. Confira!

Correr numa paisagem fantástica, aprender sobre uma nova cultura e ainda ajudar ONGs. Na Meia Maratona de Angkor Wat, no Camboja, tudo isso e possível.  A edição de 2014 aconteceu no dia 07 de Dezembro com aproximadamente 5 mil atletas  e eu e minha esposa tivemos a oportunidade de participar.

Desde 1996 corredores de todos os cantos do mundo se reúnem em Siem Reap para a competição. Nas últimas 18 edições foram arrecadados mais de 300 mil dólares. A verba foi destinada a diversas instituições que ajudam crianças e adultos afetados pela guerra que assolou o Camboja.

A prova principal é a de 21km mas é possível se inscrever no percurso de 10km ou de 3km. Na prova curta a maioria dos atletas são crianças, e muitas delas ali mesmo do Camboja. O percurso é 100% plano mas o que dificulta é o calor. Mesmo com a largada as 6h da manhã é muito, muito quente. Mas o grande desafio e é a beleza do lugar, fica difícil manter um pace bom com tanta natureza e paisagens belas ao redor.

Foto: Robson Cadore / arquivo pessoal

Foto: Robson Cadore / arquivo pessoal

A largada é na frente do Templo de Angkor Wat, antes da prova dá ver o nascer do sol sobre o templo, imperdível.  Na maior parte do percurso é possível correr na sombra já que em todo o parque a natureza está muito preservada e as árvores são enormes!

Foto: Robson Cadore / arquivo pessoal

Foto: Robson Cadore / arquivo pessoal

Foto: Robson Cadore / arquivo pessoal

A prova passa por 7 templos e 2 portões de tirar o fôlego. Destaque para o South Gate, Templo de Bayon  e o Templo Ta Prohm.  O filme Lara Croft teve algumas cenas rodadas no Templo Ta Prohm, eu até que dei uma procurada pela Angelina Jolie, mas não achei ela por lá…

Foto: Robson Cadore / arquivo pessoal

Foto: Robson Cadore / arquivo pessoal

Cada vez que eu avistava um  templo, um portão, elefantes, macacos, monges ou crianças acabava parando para bater foto. Tentava tirar o atraso acelerando um pouco nos próximos quilômetros. Mas em alguns metros depois parava novamente para curtir o lugar. As crianças aplaudindo e pedindo um  “High Five” eram sensacionais. Incrível ver como um povo que sofreu tanto ainda consegue sorrir.

Foto: Robson Cadore / arquivo pessoal

Foto: Robson Cadore / arquivo pessoal

No geral é uma prova muitíssimo bem organizada, hidratação a cada 2,5km com água e isotônico. Banana disponível no km 6, 10 e 18. Banheiros na area da largada-chegada, no km 9 e no km 16. A quilometragem bateu com o meu GPS e todo o percurso estava muito bem sinalizado.

Foto: Robson Cadore / arquivo pessoal

Informações práticas:

Meia Maratona de Angkor Wat

Site: http://www.angkormarathon.org/

Onde: Siem Reap, Camboja

Quando: Dezembro

Valor: USD 60,00

Como Chegar: Voo para Siem Reap, Phon Phemm ou ônibus de Bangkok.

Vencedores em 2014 : Masculino – Ma Viro –  Camboja – 1:16:07 / Feminino – Vivian Tang – Singapura – 1:26:06

Dica: Chegue alguns dias antes para conseguir se adaptar com o calor, umidade do ar e comida.

Bio

Robson Cadore é um fanático por esportes e viagens. Em Abril de 2014 largou tudo no Brasil pra viajar o mundo com sua esposa. Juntos eles comandam o blog de viagens  www.loveandroad.com