10 KM Tribuna FM-Unilus 2015 acontece em 17 de maio

A prova levará para as ruas de Santos nada menos que 21 mil atletas.

Os corredores já devem anotar nos seus calendários: 17 de maio é o dia da histórica 30ª edição dos 10 KM Tribuna FM-Unilus, que levará para as ruas de Santos nada menos que 21 mil atletas. As inscrições, que se esgotam em poucos dias, serão abertas no dia 19 de março e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.triesportes.com.br.

Foto: Douglas Aby Saber – FMA Noticias

Realizada tradicionalmente todo o terceiro domingo de maio, a maior prova do Brasil na distância será realizada com mil inscritos a mais do que 2014, oferecendo aos campeões do masculino e do feminino R$ 30 mil reais de premiação. Os dois melhores da corrida ainda têm a chance de embolsar mais R$ 5 mil com o Super Bônus Tri FM, se superarem os recordes atuais.

O evento já está consolidado como um grande sucesso, tanto pela participação popular, com os tradicionais pelotões (grupos uniformizados de academias e empresas) e a torcida por todo o percurso, quanto pelos principais atletas de elite do país e também do exterior, em busca de suas melhores marcas. O percurso é um dos principais atrativos, sendo apontado com o mais rápido do Brasil, totalmente plano, ao nível do mar, com poucas curvas e os dois quilômetros finais com o mar como cenário.

Ícones brasileiros como Vanderlei Cordeiro de Lima, Ronaldo da Costa e Marilson Gomes dos Santos já venceram e bateram recordes nessa prova. Vanderlei, por exemplo, criou o famoso aviãozinho, em sua vitória em 1997 e deteve o melhor tempo por 14 anos. Marilson, atualmente o maior corredor brasileiro, já venceu a disputa seis vezes e foi vice outras três.

Mais do que uma disputa esportiva, os 10 KM Tribuna FM-Unilus são um grande incentivo à qualidade de vida, porque a formação dos pelotões incentiva amigos, companheiros de academia ou de trabalho, que talvez nunca fossem correr, a participarem. O sucesso é comprovado, também, pela rapidez nas inscrições. No ano passado as 20 mil vagas foram preenchidas em apenas nove dias.

“O grande sucesso dessa prova é a participação popular, com esse numero enorme de inscritos. Esse ano vamos a 21 mil, com a maioria que não é atleta, e também tem a população, incentivando nas ruas. É uma festa da cidade”, afirma o diretor presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, assíduo corredor. “Essa prova é muito peculiar, porque abrangemos todos os tipos de público, desde os principais nomes, até o pessoal que vai só para curtir, se divertir e os caminhantes”, complementa.

E justamente nesse conceito de ser uma grande festa em prol do esporte e da qualidade de vida, o evento este ano também aumentou o número de atrações musicais. Agora, serão cinco ao longo do percurso, com intuito de animar os atletas. “Toda a prova é pensada, planejada e executada pensando no bem-estar dos participantes. Hidratação, segurança, largadas e, claro, as atrações para que todos corram com prazer”, comenta o coordenador geral do evento, Davidson Iuspa.

Pelo quinto ano consecutivo, o Centro Universitário Lusíada – Unilus é o patrocinador master da prova e seu reitor e presidente da Fundação Lusíada, Nelson Teixeira, ressalta que a parceria é uma forma de se relacionar diretamente com a comunidade. “Faz parte da filosofia da nossa instituição, além do ensino de qualidade, a parte assistencial e o esporte. É muito prazeroso apoiar o crescimento de um evento grandioso desses, que traz para Santos muita alegria”, comenta Nelson Teixeira.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa enaltece a dimensão dos 10 KM Tribuna FM-Unilus, destacando o sentimento de orgulho do santista em promover o evento. “Essa corrida é importante não só para quem participa, mas para a Cidade, que se mobiliza, interage. Santos tem muito orgulho em sediar e realizar esse importante evento”, comenta.

No ano passado, os quenianos garantiram nova dobradinha, a terceira seguida, com vitórias de Joseph Aperumoi e Nancy Kipron, essa comemorando o bicampeonato. Os melhores brasileiros ficaram na terceira colocação, com Solonei da Silva e Cruz Nonata da Silva, cruzando as linhas de chegadas com muita comemoração. Todos os detalhes da prova, bem como o regulamento completo, estão disponíveis no site www.triesportes.com.br.