Maratona de Amsterdam tem impacto econômico de 15,8mi de euros

Os pesquisadores calcularam o total gasto por corredor, visitante, organização e imprensa.

Com mais de 44.000 finishers em 2014, a Maratona de Amsterdam representa muito mais que um grande evento esportivo para a região. Segundo estudo realizado pela Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdam, Universidade Inholland de Ciências Aplicadas e a empresa Sport2B, a prova representou um impacto econômico de 15,8 milhões de euros para a região da cidade holandesa.

Foto: divulgação

Os pesquisadores calcularam o total gasto por corredor, visitante, organização e imprensa. Participantes estrangeiros gastaram, em média, 83 euros por pessoa, por dia – sem incluir hospedagem. E falando em hospedagem, foram mais de 52.000 noites de hospedagem reservadas em Amsterdam, no total, para o evento.

“Este gasto é um impulso extra para a economia local, o qual não teria acontecido sem a Maratona de Amsterdam. Competidores estrangeiros, em particular, são interessantes, economicamente falando, uma vez que eles ficam na cidade por alguns dias e também gastam muito diariamente,” disse Marije Baart de la Faille, um dos pesquisadores do estudo.

Além do impacto econômico, o estudo também buscou identificar o nível de satisfação de visitantes e corredores com o evento. Os competidores deram uma nota média de 7,8 para o evento, enquanto que visitantes deram uma nota média de 8. As pessoas que responderam o questionário salientaram que o final da prova, no Estádio Olímpico, é um dos pontos fortes da Maratona de Amsterdam.

A pesquisa teve a participação de 8.000 pessoas.

Em 2015, a Maratona, Meia e 8k de Amsterdam acontecerá no dia 18 de outubro. Outras informações no site oficial do evento: www.tcsamsterdammarathon.nl