Neste domingo tem Projeto de Braços Abertos na comunidade do Borel

Com 1.500 vagas para adultos e 500 para crianças, as inscrições – que já estão abertas – devem ser feitas gratuitamente no site do projeto.

​Iniciado em 2012, o Projeto de Braços Abertos – que usa o esporte como plataforma de integração e que já teve passagens por comunidades como Rocinha, Borel, Manguinhos, Maré, Jacarezinho, Vidigal e Santa Maria – abre a temporada de 2015 com sua primeira etapa: Borel.

Foto: divulgação

Em 29 de março, a comunidade recebe o evento que conta com provas de 5 Km e 10 Km, além de outras atividades sociais e culturais como capacitação,  oficina de grafite e concurso de fotografia.

Com 1.500 vagas para adultos e 500 para crianças (mini corrida, para crianças com idades de 1 a 12 anos), as inscrições – que já estão abertas – devem ser feitas gratuitamente no site do projeto e, no sábado na entrega do kit, os participantes devem levar 2Kg de alimento não perecíveis.

O percurso da prova de 5K conta com passagens pelo Morro do Borel, da Cruz, do Bananal e da Casa Branca. A prova de 10K tem o mesmo trajeto até o Morro da Cruz e, depois, segue pelo Buraco Quente, passando pelo Andaraí e ruas da Tijuca. Já as crianças terão seus percursos montados de acordo com a idade dos participantes.

 “Acreditamos que o esporte é uma importante ferramenta no processo permanente de pacificação e o projeto de Braços Abertos é parte integrante desse processo”, ressalta Bernardo Fonseca, CEO da X3M, empresa responsável pelo projeto. “Nas etapas contemplamos atividades que integram a comunidade e proporcionam entretenimento e capacitação aos moradores do local”, finaliza Fonseca.

Como é de tradição, o projeto transcende o esporte e contempla a integração social da comunidade por meio de oficina de capacitação profissional e os concursos Grafite seu Esporte – liderado pelo grafiteiro Lamarca – e Fotografe essa Ideia, que premia as três melhores fotos tiradas durante a etapa.

Na área de capacitação profissional haverá treinamento para os jovens. A equipe será formada por moradores da comunidade, com o objetivo de proporcionar novas experiências para a população local. Essa medida de responsabilidade social ganha ainda mais valor diante do próximo evento esportivo de grande porte que sediará a cidade do Rio de Janeiro.

O Projeto de Braços Abertos é organizado pela X3M Sports Business e tem o patrocínio da Light e Secretaria Estadual de Esporte e Lazer via Lei de Incentivo ao Esporte. O evento conta apoio da ainda com Maçã Turma da Mônica, Mizuno e Comando de Polícia Pacificadora (UPP) e promoção da Globo e Eu Atleta.

Mais informações no site http://projetodebracosabertos.com.br/portal/