Cenário da Mizuno Uphill Marathon é considerado um dos mais bonitos do mundo

Um dos cartões postais catarinenses e cenário de neve no inverno, a Serra do Rio do Rastro será o palco no dia 1º de agosto de uma das corridas mais difíceis do Brasil, a Mizuno Uphill Marathon.

Foto: divulgação

Localizada no sul de Santa Catarina, em uma montanha que liga as cidades de Bom Jardim da Serra e Lauro Müller, a serra tem como uma das atrações a sinuosa rodovia SC-438, que foi apontada por um site estrangeiro, em 2012, como a mais incrível do mundo, por suas mais de 250 curvas, algumas delas fechadas em 180 graus, e pelas paisagens deslumbrantes.

Ao longo da estrada há mirantes que permitem contemplar o horizonte e observar as curvas mais abaixo. No topo, local da chegada da Mizuno Uphill Marathon, já em Bom Jardim da Serra, há um mirante principal de onde se vê toda a região. A 1.418 metros de altitude, em dias claros é possível avistar cidades do litoral catarinense, como Tubarão e Laguna. À noite, há uma iluminação especial.

Durante todo o ano é comum ver grupos de motociclistas circulando pela estrada, além de ciclistas com coragem suficiente para encarar as subidas e descidas íngremes.

A região tem mais de 30 cachoeiras, além de 14 rios e 9 cânions. Entre os cartões postais está o Salto do Passo Velho, conjunto de quedas d’água às margens da rodovia SC-438, a aproximadamente 8 km do centro de Bom Jardim da Serra.  Por estar em propriedade privada, é necessário pedir autorização para visita, por isso é indicada a contratação de guias locais.

A Mizuno Uphill Marathon acontecerá no dia 1º de agosto, com largada na cidade de Treviso e passagem por Lauro Müller até a chegada em Bom Jardim da Serra, após 42,195 km. O tempo limite para completar a prova será de 6 horas.

Entre as novidades deste ano em relação a 2014 estão a largada às 16h30, com chegada noturna e trajeto pela serra iluminada, e a participação de 600 pessoas, dobrando o número de inscritos de 2014.

A Expo será realizada em dois dias, na sexta (31 de julho), das 14h às 22h, e no sábado (1º de agosto), das 9h às 16h, no ginásio Clovis Bernardini, em Treviso. Já a estrutura da chegada será num espaço exclusivo, com segurança, climatização e proteção contra o vento e chuva, além de cenografia.