Dez Milhas Garoto 2015: Quênia vence de novo

Neste domingo (16), em sua 26 edição, a competição teve dois quenianos no ponto mais alto do pódio, ambos bicampeões.

Não foi desta vez que o atletismo brasileiro conseguiu quebrar a hegemonia estrangeira nas Dez Milhas Garoto. Neste domingo (16), em sua 26 edição, a competição teve dois quenianos no ponto mais alto do pódio, ambos bicampeões.

Foto: Matheus Procopio

No masculino, Edwin Rotich repetiu o feito de 2013 ao completar os 16.090 metros, entre a Praia de Camburi, em Vitória, e a fábrica da Chocolates Garoto, em Vila Velha, com o tempo de 47min42seg. Já Delvine, vencedora no ano passado, obteve a segunda conquista consecutiva, com o tempo de 54min50seg.

O Brasil, como em 2014, garantiu o terceiro lugar no feminino e no masculino. Giovani dos Santos brigou muito pela vitória, mas terminou em terceiro lugar, com o tempo de 48min05seg. Foi a quarta vez que o atleta terminou nesta colocação nas Dez Milhas Garoto. Entre as mulheres, Sueli Pereira da Silva também chegou em terceiro, com a marca de 56min11seg. Com estes resultados, os dois atletas nacionais garantiram um carro 0 Km.

A 26 edição das Dez Milhas Garoto foi para lá de especial. Com participação recorde de 10 mil corredores e uma disputa de elevado nível técnico, o evento confirmou sua tradição e força no cenário nacional. Sucesso também para a 14ª Corrida Garotada, que faz um trabalho de incentivo para jovens corredores. A movimentação começou cedo na Praia de Camburi, tenda a primeira largada, da categoria Cadeirantes, às 7h40, seguido pela Elite feminino, O pelotão principal começou às 8h.

Foto: Matheus Procopio

Na briga do masculino, o brasileiro Giovani dos Santos, um dos melhores nomes do país na atualidade, tentou lutar contra os estrangeiros. Esteve sempre no pelotão da frente, chegou a ocupar a segunda colocação nos quilômetros finais, mas acabou não conseguindo sucesso. “Foi uma prova muito dura, como sempre acontece com os quenianos. Mas estou feliz por ter dado o meu melhor e conseguido um bom tempo e resultado. Temos de seguir trabalhando”, destacou o corredor mineiro, tricampeão da Volta Internacional da Pampulha.

O bicampeão Edwin Rotich também era só alegria, mas destacou a dificuldade da prova. “Trata-se de uma corrida multo disputada e com um percurso técnico. Percebi que estava bem na subida da ponte (3ª Ponte) e isso me deu condições de manter uma boa distância para os demais adversários. Vencer aqui é muito bom, pois o público é gentil e a estrutura muito boa, destacou o queniano, que tem nada menos que dois títulos da Corrida Internacional de São Silvestre no currículo.

Feminino

Ela não gosta muito de falar, mas quando o assunto é correr, Delvine Meringor deixa a timidez de lado. Pelo segundo ano consecutivo, a queniana garantiu o título das Dez Milhas Garoto. Mais do que a vitória, ela mostrou seu bom momento e declarou que adora participar do evento. “Foi uma disputa muito competitiva e tive de correr muito para vencer. Estou feliz por conseguir um resultado positivo aqui no Espírito Santo, um local incrível e que recebe muito bem a todos”, declarou a queniana, vice-campeã no ano passado da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro.

Considerada uma das esperanças do país, a goiana Sueli Pereira da Silva não decepcionou neste domingo. O terceiro lugar mostrou a qualidade da atleta, que conseguiu superar muitas estrangeiras. “Estou feliz, pois consegui cumprir o que tinha planejado. Mas , por outro lado, não pude vencer. Agora vou para a Meia do Rio buscar esta vitória”, declarou a atleta, que foi terceira colocada neste ano na Meia Maratona Internacional de São Paulo.

Resultados 2015 – Elite

Masculino
1) Edwin Rotich (Quênia), 47min42seg
2) Joseph Aperumoi (Quênia), 48min03seg
3) Giovane dos Santos (Brasil), 48min05seg
4) Paul Kimutai (Quênia), 48min28seg
5) Valério Fabiano (Brasil), 49min05seg

Feminino
1) Delvine Relin Meringor(Quênia), 54min50seg
2) Nacy Kiprop (Quênia), 55min27seg
3) Sueli Pereira da Silva (Brasil), 56min11seg
4) Joziane da Silva Cardoso (Brasil), 58min16seg
5) Maurine Kipchumba (Quênia), 1h01min03seg

Cadeirantes

Masculino
1) Rildo Carlos Pinto Saldanha, 49min14seg
2) Evaldo Abel de Souza, 52min12seg
3) Luis Felipe Rodrigues, 59min31seg

Feminino
1) Maria de Fátima Chaves, 48min07seg
2) Débora Guimarães da Costa, 1h24min53seg
3) Angelina Nascimento da Silva, 1h34min23seg

Mais informações no site http://www.yescom.com.br/dezmilhasgaroto/2015/