10 KM Tribuna FM-Unilus 2016 confirmado para 15/05

Inscrições estarão abertas a partir de 17 de março.

Em sua 31ª edição consecutiva, os 10 KM Tribuna FM-Unilus terão novo recorde garantido. A prova está confirmada para o dia 15 de maio, pelas ruas de Santos, agora com 22 mil atletas participando, mil a mais que na disputa passada. As inscrições serão abertas no dia 17 de março, pelo site da Triesportes (www.triesportes.com.br).

Foto: Alberto Marques / A Tribuna

“A ideia é sempre crescer com planejamento. Tivemos muita gente de fora, estudamos a viabilidade de aumentar e decidimos por mais mil inscritos”, afirma o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, acreditando em novo sucesso, tanto de público quanto de nível técnico, estimulado por um dos grandes atrativos, o percurso, totalmente plano, ao nível do mar, em vias largas e com poucas curvas, propício a recordes.

Outro destaque do 31º 10KM Tribuna FM-Unilus fica para os famosos “pelotões”, grupos uniformizados formados, principalmente, por empresas, garantindo um colorido no percurso e muita animação. Os espectadores completam a festa, incentivando os participantes em todo o percurso, sobretudo no trecho final, a reta de dois quilômetros na orla da praia.

Pelo sexto ano, a maior corrida de rua do País na distância terá o patrocínio master do Centro Universitário Lusíada (Unilus), renomada instituição de ensino, que completa 50 anos em 2016. “É uma parceria que deu certo e que deve continuar por muito tempo, pois eles acreditam e investem na qualidade de vida, na saúde”, complementa Santini.

Na histórica 30ª edição, no dia 17 de maio, os quenianos ampliaram a hegemonia, com nova dobradinha, a quarta seguida. Entre os homens, Edwin Kipsang Rotich garantiu o bicampeonato (também venceu em 2013), cruzando a linha de chegada em 28 minutos e 20 segundos. Na prova feminina, Nancy Jepkosgei Kiprop comemorou o tri seguido, vencendo com 32min28s.

A supremacia africana garantiu os cinco primeiros lugares masculinos, com o tanzaniano Joseph Tiophil Panga, em segundo, o também queniano Joseph Aperumoi (campeão de 2014), em terceiro, o etíope Yohannes Bogale Meless, em quarto, e Edwin Kibet, mais um atleta do Quênia, em quinto. O melhor brasileiro foi o paulista Luis Paulo da Silva Antunes, em sétimo lugar, atrás do colombiano José Maurício Gonzales.

Na disputa das mulheres, foram três quenianas na frente, com Delvine Meringor repetindo o segundo lugar de 2014, e Maurine Kipchumba (vice em 2013), em terceiro. A paranaense Joziane da Silva Cardoso quebrou a sequência africana, ficando quarto lugar, à frente da tanzaniana Natalia Sulle. A última vitória brasileira na corrida santista foi em 2011, quando Marilson Gomes dos Santos, comemorou o hexacampeonato.

Dos 60 títulos (30 no masculino e 30 no feminino), 23 foram de estrangeiros, 16 deles com quenianos, que sempre garantiram vitórias nos últimos nove anos. Atualmente, os recordes são de dois quenianos, Edwin Kipsang Rotich, com 27min45s, em 2013, e Paskalia Kipkoech, com incríveis 30min57s, no ano anterior.

Nos 30 anos de história dos 10 KM Tribuna FM, os principais nomes do atletismo brasileiro se destacaram na prova. Luiz Antonio dos Santos foi o primeiro destaque nacional a vencer, em 1994. Nos dois anos seguintes foi a vez de Ronaldo da Costa ser o melhor e em 97, Vanderlei Cordeiro de Lima foi o primeiro lugar, com direito a seu famoso “aviãozinho”, estabelecendo um recorde de 28min01s, que durou por 14 anos, até que Marilson Gomes dos Santos superasse a marca. Entre as mulheres, Ednalva Lauriano, a Pretinha, é a maior vencedora, com quatro títulos.

MEIA MARATONA – Outra importante corrida confirmada é a 13ª Meia Maratona A Tribuna-Praia Grande, no dia 18 de setembro. A prova também é conhecida por seu percurso diferenciado, plano, ao nível do mar, com duas grandes retas de nove km, sendo a segunda metade da disputa tendo a orla da praia como cenário. As inscrições serão abertas no dia 5 de julho, também pelo site da Triesportes.