Escapadas do Corredor Viajante: Vila Flores, no RS

Vila Flores, a 170km de Porto Alegre, é uma ótima pedida para curtir um destino tranquilo e pacato na serra gaúcha – com excelentes opções para correr!

Vila Flores, a 170km de Porto Alegre, é uma ótima pedida para curtir um destino tranquilo e pacato na serra gaúcha.

A charmosa cidade possui pouco mais de 3.000 habitantes; calma e segura, possui trilhas super bacanas entre parreirais e cenários típicos da serra do Rio Grande do Sul.

As trilhas de Vila Flores, ao lado de parreirais (foto: Correr pelo Mundo)

O cenário lindissimo das trilhas de Vila Flores (foto: Correr pelo Mundo)

Apesar de pequena, Vila Flores tem opções excelentes em gastronomia e hospedagem. A Pousada dos Capuchinhos  (http://capuchinhos.org.br/caprs/mais/pousada-santo-antonio) era, até pouco tempo, um seminário de freis franciscanos. Transformada em pousada, possui trinta quartos com café da manhã (repleto de produtos feitos ali mesmo), com uma decoração espetacular e de muito bom gosto, sempre remetendo à experiência franciscana: o ambiente é decorado com quadros e ilustrações de São Francisco e seu modo de viver.

A fachada da Pousada dos Capuchinhos (foto: divulgação)

Os confortáveis e renovados quartos da Pousada dos Capuchinhos (foto: divulgação)

O lindo pátio interno da pousada (foto: Correr pelo Mundo)

Detalhe do pátio interno da pousada (foto: Correr pelo Mundo)

Na pousada, os freis produzem também os vinhos e sucos Frei Fabiano, que podem ser adquiridos no local. Os vinhedos estão localizados em trilhas belíssimas que podem ser visitadas, e estão nos fundos da pousada.

A bela adega junto à recepção da Pousada dos Capuchinhos (foto: divulgação)

Já com relação à gastronomia, a pedida é o ótimo Mascaron Paradouro, com decoração belíssima inspirada na imigração italiana. O cardápio é farto, com muitas opções de pizzas, massas e carnes, e com preços bem adequados (http://www.mascaron.com.br/restaurante). No restaurante também são vendidos vinhos e outros produtos produzidos pela família Mascaron.

Detalhes da decoração do lindíssimo Mascaron Paradouro (foto: divulgação)

O salão do Mascaron Paradouro (foto: divulgação)

Outra boa opção de gastronomia, para um café ou lanche é a Villa do Pão (http://www.familiafiori.com.br/vilaflores.htm). A casa da Família Fiori é lindíssima e histórica, e vale muito a visita para um café. Aproveite para saborear também os pães, cucas, doces e biscoitos variados.

A linda fachada da Villa do Pão (foto: Correr pelo Mundo)

Detalhe do interior da Villa do Pão (foto: Correr pelo Mundo)