Maratona de São Paulo reunirá corredores de todo Brasil neste domingo

Domingo é dia de 22ª Maratona Internacional de São Paulo. Milhares de atletas participarão de uma das mais importantes provas do calendário nacional, divididos nas provas da maratona, de 15 milhas e 5 milhas, além de uma caminhada de 2 milhas.

Foto: Sergio Shibuya

O cronograma oficial da prova no domingo é o seguinte: 6h50, Elite feminino; 7h15, Cadeirante, 7h30, Elite masculino, Pelotão Premium, Atleta com Deficiência e Geral.

Destaque para a briga pelo topo do pódio, entre alguns do melhores nomes do país e destaques do exterior. A expectativa é de muito calor e a organização pede que os participantes fiquem atentos à hidratação.

As largadas e chegadas serão na Avenida Pedro Álvares Cabral – Ibirapuera – “Monumento Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista da Revolução de 1932 e Monumento ao Arquiteto Ramos de Azevedo”, conforme percursos detalhados e divulgados no site oficial do evento, www.maratonadesaopaulo.com.br. Somente a prova de 15 milhas terá local distinto para chegada, marcada para a Avenida Escola Politécnica ao Lado da USP. Os atletas desta categoria contarão com ônibus gratuito de retorno ao Ibirapuera.

A programação oficial prevê para este sábado o último dia da Expo Atleta Maratona de São Paulo e da retirada de kit, juntamente com o chip, no Ginásio Mauro Pinheiro situado na Rua Abílio Soares, 1300 – São Paulo. O período será das 9h às 17h. Não haverá entrega de kits no dia da prova, nem mesmo após ela.

Em sua 22ª edição, a Maratona Internacional de São Paulo reúne milhares de corredores e caminhantes, que percorrem as ruas e avenidas da capital paulista em diferentes distâncias, numa grande festa do esporte.

Com oito títulos no masculino e 12 no feminino, o Brasil quer voltar a vencer. No masculino, além de Giovani dos Santos, um dos melhores fundistas do país, estarão o vice do ano passado, Vagner Noronha, e o quarto colocado, Giomar Pereira da Silva. Destaque também para nomes como Gilmar Silvestre Lopes, José Marcio Leão, Gilberto Silvestre Lopes, entre outros.

Entre as mulheres, as atrações são a bicampeã Marizete Moreira, vencedora em 2009 e 2010, e quinta colocada no ano passado; Conceição de Carvalho Oliveira, vencedora do Ranking Caixa em 2015; Maria Zeferina Baldaia, também bicampeã da Maratona de São Paulo e campeã da Corrida Internacional de São Silvestre.

Estrangeiros

Dono de 18 títulos, sendo 12 no masculino e seis no feminino, o Quênia tem sido umas das forças na Maratona Internacional de São Paulo, e, para esta edição, serão seis atletas competindo pela vitória. No masculino, as atrações serão Paulo Kimutai, vice-campeão da Volta Internacional da Pampulha no ano passado; Dickson Cheruiyot, terceiro na Volta Internacional da Pampulha no anos passado, além de um excelente sexto lugar na Corrida Internacional de São Silvestre, e Robert Kipchumba, que fez 2h08min07 na Maratona de Xiamen.

No feminino, os destaques também não faltarão. São eles Carolyne Komen, atual campeã da Maratona de São Paulo; Jane Seurey, vice na Maratona Internacional de São Paulo 2014 e terceira no ano passado; e Alice Kibor, campeã neste ano da Maratona Kilimanjaro, na Tanzânia, vice-campeã na Maratona de Berlim em 2014 e terceira na mesma prova em 2013

Infraestrutura

No dia da corrida, uma equipe de staffs com cerca de 2.000 pessoas estará trabalhando para que os corredores tenham todo a tranqüilidade e segurança incluindo uma infraestrutura completa com mais várias tendas de apoio, música no percurso, 3000 grades, 400.000 copos de água, 50.000 garrafas de água de coco e isotônicos, 300 sanitários, 45 ônibus de traslados, bem como guarda-volumes, posto médico entre outros. A organização pede que os participantes estejam atentos ao calor, que promete ser muito forte no domingo.

Ao longo do percurso, 21 postos de apoio serão montados, com água, apoio médico e sanitários, mais dois postos com água de coco, uma das novidades deste ano, um posto com isotônico, um posto com gel e um com batata cozida, totalizando 25 postos no percurso. Cerca de 200 profissionais da área médica estarão envolvidos no evento, que contará com 25 ambulâncias UTIs oferecendo o suporte necessário. Ao final do evento, os participantes ainda receberão o lanche pós prova que inclui frutas, barras de cereais entre outros, terão água e água de coco, além da retirada da medalha de participação.

Comments are closed.