Veja como foi a 10 Milhas Garoto 2016

Joseph Aperumoi garantiu o bi, enquanto Consolata Cherotich estreou com vitória.

Quênia, outra vez! Os títulos da 27ª Corrida Dez Milhas Garoto, realizada na manhã deste domingo, dia 18, ficaram com os africanos.

Foto: divulgação Yescom

Joseph Aperumoi e Consolata Cherotich , ambos da equipe Kenia Luasa Sports Caixa, foram os mais rápidos após os 16,090 km, com largada na Praia da Camburi, em Vitória, e chegada em frente a fábrica da Chocolates Garoto, em Vila Velha.

Aperumoi, campeão em 2012 e vice no ano passado, completou a prova em 47min29seg, enquanto Consolata, que fez sua estreia na disputa, marcou o tempo de 59min49seg, mantendo a hegemonia estrangeira iniciada em 2011.

Os atletas brasileiros, por sua vez, melhoraram seus desempenhos em relação ao ano passado, conseguindo dois segundos lugares, ambos com atletas mineiros. Giovani dos Santos, da equipe Pé de Vento, conseguiu seu melhor resultado  em seis participações na prova, com o tempo de 47min31seg. No feminino, Kleidiane, da equipe Cruzeiro Caixa, marcou 1h00min30seg. A favorita Joziane Cardoso acabou se sentindo mal a poucos metros da chegada e não terminou a prova.

Ao todo, a 27 Corrida Dez Milhas Garoto reuniu cerca de 11 mil corredores se inscreveram, superando os dez mil do ano passado e confirmando o sucesso do evento. Antes da Elite e pelotão geral, o evento festejou os jovens corredores com a 15ª Corrida Garotada, que serve para incentivar a prática esportiva de crianças e adolescentes.

Os quenianos sobraram mais uma vez na Dez Milhas Garoto. Foi a oitava conquista do pais africano, no masculino e feminino, na competição, considerada uma das mais importantes e tradicionais do calendário nacional.  Desta vez Aperumoi teve de manter o ritmo até o final, pois o brasileiro Giovani dos Santos não deu sossego ao adversário, chegando bem próximo do vencedor.

“Estou muito feliz por mais uma conquista nesta prova, especialmente diante da boa performance do Giovani, que valorizou muito o resultado. A corrida foi ótima, como sempre, mas o clima não estava muito bom, com muita umidade e abafado”, destacou o campeão. “Fiz uma boa preparação e pude conseguir esse resultado positivo”, completou.

Giovane, apesar do segundo lugar, gostou do desempenho “Foi uma prova boa, mais uma vez. Este ano pude me aproximar mais do topo do pódio. Venho sempre trabalhando para chegar à vitória e espero que isso aconteça no próximo ano”, afirmou. “Agora é seguir trabalhando para as provas de final de ano, como Meia do Rio, Volta da Pampulha e São Silvestre”, ressaltou.

Feminino

Destaque no feminino, Consolata Cherotich não decepcionou. Ela se manteve na frente o tempo todo e venceu com um bom tempo. “A prova hoje foi muito boa. Apesar das adversárias, umidade e calor, consegui me impor e vencer pela primeira vez aqui. Gostei muito do percurso e espero poder voltar no ano que vem”, destacou a vencedora, pódio na Corrida Eu Atleta 10K Rio no ano passado.

Especialista em eventos de pista, a mineira Kleidiane festejou o resultado. “Estou muito emocionada e a ficha ainda não caiu. Esta corrida é muito forte e vencer aqui é tudo de bom.  Estou há quatro anos fazendo provas de rua, mas também corro pista e representei o país nos Jogos Pan-Americanos de Toronto no ano passado. Também venci o Troféu Brasil  em 2015, nos 1.500 metros e 5 mil metros, com ótimos tempos”, declarou a atleta, de 28 anos, natural  de Caraí, no norte de Minas Gerais.

Resultados 2016 – Elite

Masculino
1) Joseph Aperumoi (Quênia), 47min29seg
2) Giovani dos Santos (Brasil), 47min31seg
3) Edmilson Santana (Brasil), 48min57seg
4) Wendell Souza (Brasil), 49min38seg
5) Valério Fabiano (Brasil), 50min31seg

Feminino
1) Consolata Cherotich (Quênia), 59min49seg

2) Kleidiane Jardim (Brasil), 1h00min30seg
3) Norren Kimutai (Quênia), 1h02min39seg
4) Viviane Figueiredo (Brasil), 1h03min09seg
5) Selma da Paz (Brasil), 1h16min00seg