Jemima Sumgong e Leul Aleme vencem São Silvestre 2016

Campeã olímpica, do Quênia, confirmou favoritismo, enquanto etíope levou a melhor neste sábado. Giovani dos Santos, em quarto, e Tatiele de Carvalho, em sétimo, foram os melhores do Brasil.

A queniana Jemima Sumgong e o etíope Leul Aleme venceram a 92ª Corrida Internacional de São Silvestre, a mais importante prova de rua da América Latina e que foi realizada na manhã deste sábado, com 15 km por ruas e avenidas de São Paulo.

Foto: Marcelo Ferreli / M Braga Comunicação

Jemima, campeã olimpica dos Jogos Rio 2016, confirmou seu favoritismo ao completar a prova em 48min35seg, novo recorde para a disputa. Leul, vice no ano passado, garantiu seu primeiro título com o tempo de 44min53seg. Pelas conquistas, ambos receberam um prêmio de 90 mil Reais cada.

O Brasil comemorou o quarto lugar no masculino com Giovane dos Santos, pela sexta vez no pódio da prova, que marcou o tempo de 45min30seg. No feminino, a primeira brasileira foi Tatiele de Carvalho, que terminou em sétimo lugar, com o tempo de 54min01seg. Ao todo, 30 mil corrdores se inscreveram para a prova, que fechou o ano esportivo nacional no país.

A Corrida de São Silvestre coloriu, mais uma vez, a cidade de São Paulo. Com representantes de todo o Brasil e de vários países, foi uma festa de técnica e alegria. Apesar de tantas pessoas de locais distintos, o pensamento comum foi o de comemorar o fim de ano correndo, milhares sem se preocupar com o tempo e sim com a diversão e a qualidade de vida.

Principal atração no feminino, Jemima Sumgong não decepcionou. Nem mesmo sua preocupação com a velocidade de uma prova de 15 km, que não é sua especialidade, afetou a campeã da maratona dos Jogos Olimpicos do Rio de Janeiro 2016 e também da Maratona de Londres 2016. Ela venceu com folga e ainda estabeleceu o novo recorde para o feminino.

“Não corri pensando na marca. Fiquei feliz ao saber disso no final da prova, que foi bastante dura para mim. Sofri com o calor e a umidade”, declarou. A atleta ainda destacou o apoio da torcida. “Foi muito legal ter todos me apoiando. Fiquei muito feliz e quero agradecer a todos. Depois de vencer nos Jogos e agora na São Silvestre, com certeza o Brasl está em meu coração. Obrigado a todos”, encerrou.

A fundista Tatiele de Carvalho, que chegou à final dos Jogos Olímpicos Rio 2016 nos 10 mil metros, gostou do resultado, mas adimitiu ter sentido o calor. “Estava muito quente e isso dificultou um pouco no meio da prova. Felizmente, consegui segurar a posição e festejar a conical de melhor brasileira. AInda vou vencer esta prova”, declarou a atleta, que no ano que vem tem como meta o Mundial de Londres.

Masculino

A briga pelo primeiro lugar no masculino foi mais acirrada. Tanto assim, que a definição acabou acontecendo nos quilômetros finais, já na Avenida Brigadeiro. Neste ponto, Leul abriu dos adversários e seguiu na frente até a linha de chegada, com os adversários logos atrás. Sem dúvida, o fato de ter estado na São Silvestre antes fez a diferença.

“Estou muito feliz. O público me apoiou muito desde o começo e isso ajudou muito a enfrentar essa dura prova. Foi muito disputado e, no final, tive de forçar muito para conseguir vencer. Vice no ano passado e agora venci, o que faz desta prova muito especial para mim”, destacou o campeão, que começou a treinar em 2011 e tem como sonho estar no Mundial de Londres, no ano que vem.

Giovani dos Santos também era só alegria. Afinal, pelo sexto ano seguido conquistou um lugar no pódio, sem falar de ter liderado a prova em alguns momentos. “Estou satisfeito. Sempre busco a vitória, mas estar no pódio da São Silvestre é muito importante. No ano que vem ganharei deles”, brincou o atleta. “Oferece esse resultado para todos as vítimas do voo da Chapecoense, que agora é meu time”, completou.

Resultados de 2016

Elite

Masculino
1) Leul Aleme (Etiópia), 44min53seg
2) Dawit Admasu (Etiópia), 44min55seg
3) Stephen Kosgei (Quênia), 45min00seg
4) Giovani dos Santos (Brasil), 45min30seg
5) William Kibor (Quênia), 45min49seg

Feminino
1) Jemima Sumgog (Quênia), 48min35seg
2) Flomena Daniel (Quênia)49min15sg
3) Eunice Behbicii (Barheim), 50min26seg
4) Ymer Wude (Etiópia), 52min40seg
5) Ester Kakuri (Quênia)m 51min45seg

Cadeirantes

Masculino
1) Heitor Mariano do Santos (Brasil), 42min22seg
2) Carlos Pierre de Jesus (Brasil), 49min06seg

Feminino
1) Aline Rocha (Brasil), 49min36seg
2) Vanessa de Souza (Brasil), 51min17seg

Outras informações e resultados no site www.saosilvestre.com.br