Confira tudo que rola na Maratona do Rio 2018

A corrida mais desejada do Brasil, a Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro de 2018 promete disputas emocionantes entre grandes nomes do atletismo no feriadão de Corpus Christi (2 e 3 de junho).

Foto: Maratona do Rio / Guilherme Taboada

O evento, que engloba corridas de rua de 42km, 21km, 10km e 6km, uma prova infantil – a Maratoninha Gloob, e o Desafio Cidade Maravilhosa (21km + 42km), terá como estrela da elite um dos maratonistas mais queridos do Brasil, Franck Caldeira.

O mineiro fará a sua estreia na prova de 42km e está animado para participar da competição. Além das provas de rua com 38 mil corredores, entre amadores e profissionais, a Maratona do Rio contará com uma programação de entretenimento e muito serviço como: a Expo Rio Run, evento que oferece produtos de corrida e uma programação de palestras com entrada gratuita; a Maratona com Arte, com atrações musicais ao longo do percurso. E ainda uma área de foodtrucks na arena de chegada.

Expo Rio Run

O evento começa nesta quinta, dia 31 de maio e segue até 2 de junho, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, com importantes marcas do segmento de running, beleza, farmácia, suplementos, nutrição, esportivos, acessórios e vestuário. Com entrada gratuita, são esperadas mais de 70 mil pessoas nos três dias de exposição. Para o quinto ano, a área da Expo teve um aumento de 22% e espera crescer em 25% o faturamento. A Expo Rio Run também se destaca por ser ponto de encontro para a retirada dos kits da Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro. Seguindo a tradição, além das atrações dos expositores, haverá uma programação de palestras para os visitantes e exposição das fotos vencedoras do concurso Maratona com Arte.

Um dos destaques fica por conta da palestra de Franck Caldeira com o tema “Quilômetros de história”.

“Trabalhamos o ano inteiro para colocar a Maratona do Rio de pé. Olhamos para todos os detalhes para que o corredor tenha a melhor experiencia possível.Tomamos medidas para em todos os âmbitos para que a prova aconteça da melhor forma possível desde a chegada dos suprimentos até a fluidez do percurso, deslocamento dos corredores, entrega de kits. Para esta edição, por conta do cenário atual, conseguimos aumentar a frota de ônibus para o transporte até as largada das provas de 42km e 21km. Temos aproximadamente 3 mil pessoas envolvidas nessa grande operação e dedicadas 100%. Temos certeza que todos os corredores que estiverem na prova serão bem recebidos”, explica João Traven, Sócio-diretor da Spiridon Eventos, empresa que organiza o evento ao lado da Dream Factory.

Atração Musical

Uma programação de atrações musicais gratuitas pretende embalar os participantes e quem estiver na torcida do Recreio ao Aterro do Flamengo. Os ritmos serão variados com a ONG Música Encantada, Qinho, Plínio Profeta, Rodrigo Penna, Rodrigo Sha e Segue o Baile com Zé Ricardo. A iniciativa Maratona com Arte, patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Movida, Accenture, Bondinho Pão de Açúcar, Estácio e JW Marriot, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, pretende levar cultura para as ruas e criar um sinergia com o esporte.

Food Truck na arena de chegada

Nos dois dias de corrida as arenas de chegadas da maior corrida do Brasil se transformarão numa grande festa. Quem correr ou for acompanhar a maior corrida do Brasil encontrará deliciosas opções de sanduíches, comidinhas, bebidas refrescantes, cerveja e sobremesas. O local funcionará no sábado (6h às 14h) e no domingo (6h às 16h).

Datas e Percurso

Sábado acontece a largada da Meia Maratona Olympikus (21km), às 6h30 na Praia do Pepê, Barra da Tijuca, com chegada no Aterro do Flamengo. Também no Aterro, às 8h, acontece a Maratoninha Gloob, prova que reúne os pequenos de 3 a 10 anos.

Domingo acontece a prova de 42km com largada às 7h00 na Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, passando pelas praias do Recreio, Reserva, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e chegando no Aterro do Flamengo. A Family (6 km e 10km) acontece às 8h no Aterro do Flamengo, na altura da Rua Cruz Lima. Todas as chegadas acontecem no Aterro do Flamengo, entre as Ruas Tucumã e Cruz Lima.

Números do evento

A Dream Factory e a Spiridon Eventos, responsáveis pela organização, dispõe de uma estrutura gigantesca e com aproximadamente 3 mil pessoas envolvidas diretamente.

Serão mais de 558 mil copos de água, 210 mil frutas, 38 mil pacotes de biscoito distribuídos nos dois dias de evento e aproximadamente 7 toneladas de metal para a confecção das medalhas. Para montagem de arena e percurso são mais de 7500 grades e 4000 cones. A estrutura do evento envolve ainda parceria com diferentes esferas como Prefeitura, Governo, Secretaria de Esportes, CET Rio e mais de um ano de planejamento.

Com perfil democrático, a Maratona do Rio receberá corredores de diferentes idades. Mais de 5% dos participantes do evento têm mais de 60 anos: sendo 40% nos 21km e 37% nos 42km. Seguindo a tradição e a força feminina nas corridas de rua, as mulheres continuam sendo a maioria de inscritos na Meia Maratona Olympikus da Cidade do Rio de Janeiro (21km), com 53%, e na Family Run (6km – 70% e 10km-65%). Na Maratona, elas representam 28% das mulheres.

Confira as atrações musicais no percurso da Maratona do Rio – 3 de junho

Ponto 1 – Reserva Km 12 da Maratona / Av Lucio Costa em frente ao quiosque Ilha 18 – ONG Música Encantada – início às 7h30

Ponto 2 – Praia de São Conrado Km 26 da Maratona / Av Prefeito Mendes de Morais – Qinho – início às 9h

Ponto 3 – Praia de Copacabana 1 – Km 35 da Maratona / Av Atlântica, em frente ao número 4.160 – Plínio Profeta – início às 10h

Ponto 4 – Praia de Copacabana 2 – Km 36 da Maratona / Av Atlântica, em frente ao número 2.600 (Hotel Mariot) – Rodrigo Penna – início às 10h

Ponto 5 – Enseada de Botafogo – Km 40 da Maratona – Av Infante Dom Henrique – Rodrigo Sha – início às 10h30

Ponto 6 (Chegada) – Praça Cuauhtémoque – Segue o baile com Zé Ricardo – início às 11h

A Maratona com Arte é patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Movida, Accenture, Bondinho Pão de Açúcar, Estácio e JW Marriot, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do IS

Confira a Programação de palestras gratuitas na Expo Rio Run 2018 – 31 de maio a 2 de junho:

31 DE MAIO – Quinta-feira

11h – O que é a Maratona do Rio

Integrantes do Time Maratona do Rio – Dr. Paulo Lourega (Diretor Médico da Maratona do Rio desde 1987), Dra. Fabíula Schwartz (cardiologista e Diretora da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do RJ), Roberta Lima (Nutricionista do esporte com mais de 10 anos de experiência no alto rendimento), Vanessa Protasio (Psicóloga do esporte e Especialista em treinamento mental), Dr. Sérgio Maurício (Ortopedista formado pela UFRJ, especialista em cirurgia de joelho) e Andre Leta (Professor de Educação Física e Treinador de corrida).

12h30 – Pronokal – A relação da dieta cetogênica e o impacto no desempenho esportivo

13h15 – Estratégias para as provas da Maratona

Participantes: Alexandre Lima, Rodrigo Issac, Luiza Fellippa / Mediação: Alan Marques

14h30 – Tema: O que não fazer na alimentação e na hidratação

Participantes: Rafael Brasília, Samara Plentz, Cristina Perroni / Mediação: Roberta Lima

16h – Poder da mente

Participante: Márcio Villar

1º DE JUNHO – Sexta-feira

11h – Para onde caminha a corrida

Participantes: Marcius Duarte, Mário Sérgio Andrade Silva, Rodrigo Lobo

13h15 – Gatorade – Tema: Adequação de hidratação e consumo de carboidratos na corrida

Participantes: Priscila Damasceno – nutricionista consultora do Gatorade Sports Science Institute, especialista em esportes endurance e atleta de triathlon

O Instituto GSSI concentra toda a parte científica cuja missão é ajudar atletas a otimizar a saúde e performance através de pesquisas e ações educacionais

14h30 – Quilômetros de história – com Franck Caldeira

16h – Do sonho à realização de estar na maratona mais tradicional do mundo

Participante: Sérgio Xavier Filho / Mediação: Iúri Totti

2 DE JUNHO – Sábado

13h15 – A evolução da Maratona

Participantes: Nélson Evêncio, Alan Marques, Márcia Narloch

14h30 – Minha experiência na maratona

Participantes: Cristiano Goldenberg, Bruno Bussade

Programação Maratona do Rio 2018:

Expo Rio Run – 31 de maio a 2 de junho

Quinta-Feira (31 de Maio) – 09h às 19h

Sexta-Feira (01 de Junho) – 08h às 18h

Sábado (02 de Junho) – 08h às 17h

Centro de Convenções SulAmérica

Sábado – 2 de junho de 2018

Meia Maratona Olympikus da Cidade do Rio de Janeiro (21km)

*Largada dos 21km na Praia do Pepê, Barra da Tijuca – 6h30

*Arena de chegada 21km – Aterro do Flamengo

Maratoninha Gloob (100m a 800m) – 3 a 10 anos – às 8h – Aterro do Flamengo

Domingo – Provas e Maratona com Arte (shows pela orla) – 3 de junho de 2018

Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro (42km)

*Largada dos 42km na Praça Tim Maia, Pontal, Recreio – 7h

*Arena de chegada 42km – Aterro do Flamengo

Family Run – 6km, 10km – às 8h – Aterro do Flamengo

 

Comments are closed.