O corredor da mina chilena

Conheça o mineiro chileno que chegou a correr até 10km durante seu isolamento sob a terra.

É fato. Há dias em que não se tem a menor vontade de sair da cama para treinar. Pode estar o dia mais lindo na rua, ou a noite mais estrelada, a tarde mais agradável – mas não adianta insistir.

E então, vemos na TV, lemos nos jornais e na internet o que o mundo inteiro está falando: o resgate dos mineiros chilenos, que ficaram mais de dois meses debaixo da terra.

Um deles, Edison Peña, de 34 anos, passou por momentos na mina que me chamaram a atenção. Veja o trecho da reportagem do site UOL:

“Edison Peña, 34, é um apaixonado por esportes que praticava corrida diariamente no interior da mina e chegou a correr 10 quilômetros em um dia, apesar dos limites espaciais. Ele, que foi apelidado de “Forrest Gump”, tem problemas de ouvido, de hipertensão e diabetes. Durante o período de isolamento, pediu sapatilhas e short esportivo para poder correr melhor”.

Podemos querer um modelo de força de vontade maior que este? Este é um dos melhores exemplos que temos de como a corrida pode nos fazer sentir bem e superar dificuldades. Edison provavelmente estava vivendo um dos momentos mais difíceis de sua vida, e a corrida o ajudou a se sentir melhor, tanto psicologicamente quanto fisicamente – e fisiologicamente, considerando os problemas de hipertensão e diabetes que ele conta ter.

Uma ótima motivação e um exemplo a pensar naquelas manhãs de preguiça, para lembrarmos de como a corrida nos faz bem!

crédito foto: Martin Bernetti/AFP/Getty Images