O que é que a Maratona de Viena tem

Anote aí: em abril, faremos a cobertura da Maratona de Viena, além de descobrir os melhores lugares para se correr por lá!

Quando falamos em Viena, algumas coisas nos vêm à mente: uma cidade imperial, uma cidade das artes, da música, da arquitetura…

A capital da Áustria tem mais de 100 museus, mais de 50 teatros — que recebem desde festivais de dança a óperas — e um dos números mais impressionantes: metade da área total da cidade corresponde a jardins, parques e bosques. E este fato ajuda, e muito, para que Viena seja, também, uma cidade dos corredores.

Crédito foto: Vienna City Marathon / Niki Wagner

No dia 17 de abril acontecerá a 28ª edição da Maratona e Meia Maratona de Viena. Na primeira edição, em 1984, 794 corredores completaram o percurso, entre eles 25 mulheres. Alguns anos depois, mais precisamente em 2010, 32.940 corredores, de 108 países diferentes participaram da prova, que foi vencida por dois quenianos: no masculino, Henry Sugut, com o tempo de 2:08:40; já no feminino, a campeã foi Hellen Kimutai, em 2:31:08.

Em 2011, a prova em Viena tem tudo para continuar sendo um sucesso:

– nada mais nada menos que Haile Gebrselassie confirmou participação na prova de Meia Maratona. É ou não é emocionante ter o Haile correndo no mesmo evento que você?

– como forma de homenagear as mulheres que correm a Maratona de Viena (número que aumenta a cada ano), foi criado o projeto Maradonna – She runs the Vienna City Marathon. Há um perfil no Facebook (http://www.facebook.com/vcm.maradonna) para que o público feminino possa trocar experiências de corrida e falar sobre a prova, além de uma página na internet (http://www.vienna-marathon.com/?url=maradonna) com informações relacionadas com o esporte e a mulher.

Logotipo do Maradonna

– os organizadores criaram uma espécie de embaixadores da amizade. Estes embaixadores são pessoas de outros países mas que vivem em Viena ou na região e que já participaram da competição; eles servirão como ponto de contato com corredores de seu país de origem, tirando dúvidas, respondendo questionamentos…

– o slogan da prova é “Run Vienna — enjoy classic” (em uma tradução livre, “Corra em Viena — aproveite o clássico”) e a organização da prova leva isso muito a sério, antes, durante e depois da prova. Confira as atividades relacionadas com música no evento:

– dois dias antes da prova, os corredores podem conferir a Filarmônica de Viena, e as entradas podem ser adquiridas diretamente do site da maratona.

– um dia antes da prova, a tradicional Pasta Party se torna a Friendship Party, com menu que inclui panquecas além, de é claro, as tradicionais massas. A Friendship Party acontecerá em salão no prédio da prefeitura da cidade, com direito a muita música e confraternização com corredores de todo o mundo.

– já durante a prova, uma série de pontos no percurso animarão os corredores com muita música. Na largada, a valsa “Danúbio Azul”, de Johann Strauss será o tema. Já para o restante do percurso haverá um pouco de música clássica e moderna, para agradar a todos os atletas.

– e tudo isso acompanhado dos lindos cenários que Viena proporciona aos corredores viajantes!

Crédito foto: Vienna City Marathon / Niki Wagner

O Correr pelo Mundo estará em Viena para fazer a cobertura da prova e conhecer no detalhe os melhores locais para você correr por lá, além de toda a informação para você planejar sua viagem e dicas das principais atrações turísticas na cidade!

Quer mais informação da prova? Veja no Correr pelo Mundo ou visite o site oficial da competição.