Praga: Stare Mesto – a Cidade Antiga

Leia nossas dicas da Cidade Antiga de Praga!

No início de agosto tivemos o privilégio de passar 5 noites em Praga. E 5 noites é um ótimo tempo pra conhecê-la com calma e aproveitar a cidade ao máximo — mas é possível sim, aproveitá-la e descobri-la com bem menos tempo.

Ao olhar o mapa a gente imagina que terá que caminhar muito, mas muito… mas é só impressão. Quem tem bom preparo tira as caminhadas por Praga de letra. A gente não usou transporte público em nenhuma situação — mas também porque estávamos em um ritmo mais tranquilo de viagem. Para quem estiver mais apertado de tempo, vale a pena usar o metrô ou os bondes (especialmente para a subida cansativa até o castelo!).

Os principais bairros de Praga: Stare Mesto (cidade antiga), em azul, Josefov (bairro judio) em lilás, Nove Mesto (cidade nova) em rosa, Hradcany e o Castelo de Praga, em verde, e Malá Strana (cidade pequena) em amarelo. A estação central de trem está em azul.

Leia também:

Praga: Nove Mesto e Josefov

Praga: Malá Strana, Hradcany e o Castelo de Praga

Onde correr em Praga

Chegamos a Praga pela Estação Central, vindos de Dresden, na Alemanha. A viagem é bem tranquila, e leva cerca de 2 horas. E a vantagem de viajar de trem é, definitivamente, poupar o tempo de aeroporto, além de curtir a paisagem.

Este é o primeiro post de um total de três, que falaremos dos bairros de Praga e o que visitar em cada um deles. O destaque deste post fica com o bairro de Stare Mesto, a Cidade Antiga, à direita do rio Vltava, no mapa.

STARE MESTO

A cidade antiga é o ponto de partida para quem visita Praga. É aqui que estão os locais mais impressionantes, mais encantadores e imperdíveis de Praga. A começar pelos prédios, um mais fantástico que o outro, repletos de detalhes e cores.

Além disso, grande parte dos hoteis ficam por aqui.

E uma das características não só do bairro, como de boa parte da cidade, é a presença dos paralelepípedos nas ruas — o pode ser um pouco complicado para os corredores durante as provas na cidade. Fique atento!

Nossa dica é começar e terminar com a Praça da Cidade Antiga (Old Town Square). É o verdadeiro ponto de encontro da cidade, com um ambiente muito agradável e que permite curtir a área que tem sua origem no século 12, onde era realizado o mercado de Praga.

É aqui que você encontrará o Relógio Astronômico, que fica na Prefeitura Municipal da Cidade Velha, em funcionamento há mais de 600 anos.

Cada troca de hora é uma verdadeira concentração de viajantes para conferir seu mecanismo em funcionamento, com as figuras da “Caminhada dos Apóstolos”, além de um esqueleto marcando a nova hora. Não deixe de olhar para o topo do relógio: há também um tocador de trompete que anuncia cada hora nova.

A multidão aguardando o relógio (foto: Correr pelo Mundo)

A Praça da Cidade Antiga merece ser visitada a qualquer hora do dia, mas é à noite que ela fica especial, especialmente nos dias de verão: a praça fica tomada de pessoas fazendo um lanchinho em uma das bancas de comidinhas locais (recomendamos o Trdelník, uma espécie de bolinho doce, servido quente – uma delícia), sem falar na iluminação, perfeita.

A Praça da Cidade Antiga (fotos: Correr pelo Mundo)

O Trdelník em preparo (foto: Correr pelo Mundo)

Outra atração imperdível da Cidade Antiga é a Ponte Carlos, que liga esta parte da cidade com Malá Strana (cidade pequena). Se prepare para uma multidão em grande parte do dia, além de banquinhas que vendem desde caricaturas a imãs de geladeira (mas você também encontrará cenas preciosas, como a do senhor com o seu realejo).

O tocador de realejo na Ponte Carlos (foto: Correr pelo Mundo)

Para ver a Ponte Carlos sem multidões, siga a nossa dica e acorde cedinho: chegamos por lá às 7h e encontramos pouquíssimos viajantes, além de outros corredores e ciclistas.

A Ponte Carlos é normalmente assim… (foto: Correr pelo Mundo)

mas, se você chegar cedo.. (foto: Correr pelo Mundo)

…pode aproveitar a Ponte com calma e sem multidões. (foto: Correr pelo Mundo)

(fotos: Correr pelo Mundo)

As vistas da Ponte Carlos também são muito bonitas. São canais, praças, o rio Vltava e o Castelo de Praga.

E se o clima e seu cronograma permitirem, não deixe de passear de pedalinho pelo Vltava. Além de ser um passeio muito bacana por um trecho do rio, você terá ângulos bem diferentes da Ponte e da cidade (em agosto/2011, 1h de passeio custava cerca de 15€).

A Cidade Antiga também revela boas surpresas. É comum encontrar recém-casados passeando pela cidade!

E pra terminar, deixamos a dica do mercadinho da rua Halveslká. Além das tradicionais frutas (a variedade e qualidade das frutas vermelhas é impressionante), o mercado tem lembrancinhas bem criativas e bem mais em conta que os vendidos nas lojas.