Circuito de Braços Abertos 2014: Borel recebe primeira etapa

Evento acontece no dia 23 de fevereiro. Inscrições para as provas de 5 Km e 10 Km já estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente pelo site

Evento acontece no dia 23 de fevereiro. Inscrições para as provas de 5 Km e 10 Km já estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente pelo site www.projetodebracosabertos.com.br/borel

Foto: Divulgação

Iniciado em 2012 e com passagens pelas comunidades da Rocinha, Borel, Manguinhos, Jacarezinho e Vidigal, o Projeto de Braços Abertos já se solidificou como um dos mais desejados do calendário de corridas do Rio de Janeiro. O primeiro evento promovido pelo projeto neste ano já tem data e lugar marcados: será o Borel de Braços Abertos, que acontece no dia 23 de fevereiro, na comunidade do Borel. As inscrições para as provas de 5 Km e 10 Km (1.500 vagas no total) já estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente pelo site www.projetodebracosabertos.com.br/borel.

“Estamos felizes por proporcionar um projeto que tem por objetivo integrar os moradores do Borel por meio do esporte, da cultura e da cidadania, além de promover o aumento de autoestima dos moradores e o apreço pelo lugar onde eles vivem”, destaca Bernardo Fonseca, sócio-diretor da X3m Sports Business, organizadora do evento.

Os três primeiros colocados no geral em cada distância, no masculino e no feminino, recebem troféus. Os três primeiros colocados na categoria comunidade em cada distância, no masculino e no feminino, recebem medalhas de homenagens. Todos os atletas que completarem a prova ganham medalhas de participação.

Para a temporada 2014, uma novidade promete animar ainda mais os corredores: o projeto terá o formato de circuito, com quatro etapas totais e a consagração de campeões ao final destas. Além do Borel, que sedia a etapa de abertura, Jacarezinho e Vidigal voltam a receber o projeto, enquanto a comunidade da Maré contará com uma etapa pela primeira vez.

Como já é tradição no Projeto de Braços Abertos, não será somente através do esporte que a comunidade do receberá cidadania e integração social. Além das corridas de 5 Km e 10 Km, o evento também contará com oficina de capacitação profissional e os concursos Grafite seu Esporte e Fotografe essa Ideia. Ambos os concursos contarão com premiação.

Enquanto o Grafite seu Esporte vai premiar as melhores artes realizadas por artistas da comunidade (com orientação do grafiteiro Marcelo Lamarca) ao longo do percurso por onde a prova passará, o Fotografe essa Ideia premiará as melhores fotografias. A capacitação profissional, por sua vez, promoverá o treinamento de centenas de jovens que serão selecionados para trabalhar em diversos setores do evento, uma medida de responsabilidade social que ganha ainda mais valor diante dos próximos eventos esportivos de grande porte que o Rio de Janeiro receberá.