125 anos da Torre Eiffel: confira as provas que passam pela torre mais famosa do mundo

Conheça as principais provas que passam pela Torre Eiffel.

Inaugurada em 1889, a Torre Eiffel é um dos símbolos de Paris e não é à toa que passar por ela correndo é sonho de atletas de todo o mundo.

Foto: Gerard Sanz

Completando 125 anos no dia 31 de março de 2014, a Torre Eiffel foi criada especialmente para a Exposição Universal de Paris por Gustave Eiffel. Mais de 250 milhões de pessoas já visitaram a Torre Eiffel, e ao menos uma passagem por ela é imperdível para quem visita Paris.

Os organizadores de corridas de rua buscam aproveitar o apelo deste ícone da cidade, incluindo a torre em percursos de diversas provas – confira as principais:

Maratona de Paris – a maior prova de Paris, que em 2014 acontece no próximo domingo, 06 de abril, oferece aos corredores, no km 29, uma passagem próxima à Torre Eiffel, na Av. Président Kennedy.

Maratona de Paris 2013 – foto: ASO/Maindru

Leia também: tudo sobre Correr em Paris no Correr pelo Mundo

20km de Paris – o percurso que segue durante vários kms o rio Sena, oferece aos corredores uma excelente visão do monumento. Os 20km de Paris ainda tem largada e chegada junto à Torre Eiffel, o que torna a prova inesquecível para quem participa, além de permitir ótimas fotos! Em 2014, a prova acontece no dia 12 de outubro.

20km de Paris – foto: divulgação

La Parisienne – a prova feminina de Paris também tem largada e chegada junto à Torre, em percurso de 6k pela região. Anote aí: em 2014, a prova acontece no dia 14 de setembro.

La Parisienne – foto: Gerard Sanz

Paris-Versailles – a icônica Paris-Versailles começa seus 16k de prova também junto à Torre Eiffel. O evento é conhecido pelo seu percurso difícil, especialmente entre os kms 6k e 8k, com uma subida duríssima – mas recompensada depois, com a chegada junto ao Palácio de Versailles. As inscrições para 2014 já estão abertas; a prova acontece no dia 28 de setembro.

Paris-Versailles – foto:  Stephane Kempinaire/KMSP

A Torre Eiffel está aberta todos os dias do ano; com preços de entrada que podem variar de 3 euros a 15 euros em 2014, confira todos os detalhes na página disponível em português: http://www.eiffel-tower.com/pt