Cross Urbano em Pernambuco tem horário antecipado

Na Itaipava Arena em Pernambuco em 7 de dezembro, a prova tem largada a partir das 7h30 para preservar atletas devido ao calor nordestino.

Depois de invadir o estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Cross Urbano CAIXA vai à Itaipava Arena Pernambuco, com uma novidade. A segunda etapa da competição que transforma as arenas da Copa do Mundo 2014 em playground para os amantes da corrida, terá horário de largada antecipado para às 7h30. A medida tem como objetivo dar mais conforto aos corredores, diante da recente onda de calor em Recife.

Itaipava Arena Pernambuco – foto: Corredor Endorfinado

“Nós pensamos na segurança dos atletas, antes de mais nada. O percurso é curto, de 6 km, mas termina com uma subida de escada”, lembra Ney Gonçalves, diretor da prova. Com um conceito inédito no Brasil, o Cross Urbano CAIXA usa toda a estrutura do estádio, levando os atletas para correr por locais geralmente restritos a torcedores em dias de jogos. O trajeto em Pernambuco passará por rampas, parte da área externa, de onde os competidores poderão ver a mata nativa, e na reta final, uma volta olímpica ao redor do gramado. A corrida termina com a subida da escadaria, nos últimos 30 metros.

A largada é outra inovação: a cada 10 minutos, a partir das 7h30, sairá uma das nove baterias divididas por faixas etárias, em grupos de no máximo 250 pessoas. Em Pernambuco, as duas últimas baterias, de 55 a 59 anos e acima de 60 anos, largarão juntas, às 8h40. “Como são categorias com menos integrantes, resolvemos juntar as duas para evitar que eles corram muito tarde, com o sol alto”, explica Ney.

Para Anízio Lopes, da equipe Corredor Endorfinado, assessora do evento, as medidas são ideais para apoiar os competidores na disputa. “Há alguns dias entrou uma onda de calor mais forte do que o normal. Com as temperaturas elevadas, fazer uma corrida depois das 7h30 desgastaria demais os atletas. Por isso sugeri a alteração, e deu certo”, aponta Anízio.

Na sombra – Os participantes da segunda etapa do Cross Urbano CAIXA também terão como aliado no combate ao calor a infraestrutura da prova. As áreas de largada, chegada, alongamento e premiação, mais os primeiros 1.500 m do percurso, são cobertos. No total, metade do percurso será feita na sombra, com postos de hidratação nos quilômetros 2 e 4.

Inscrições abertas – Quem quiser garantir uma das 1.500 vagas disponíveis para “a corrida dos estádios” pode se inscrever no site: crossurbanocaixa.com.br. Para a etapa de Pernambuco, o valor é de R$ 80,00. Todos os competidores recebem um kit de participação com mochila, camisa casual urbana, viseira e squeeze, além de brindes dos patrocinadores e apoiadores.

Premiação – Os três primeiros colocados em cada categoria recebem troféus. Além disso todos os competidores também ganham medalhas de participação e contam com listagem da classificação geral no site do evento.

A etapa do Cross Urbano CAIXA de Pernambuco é uma realização do AJR Eventos Esportivos, com patrocínio máster da CAIXA e apoio da Transamérica e Suco de Uva Terra Sol.

Mais informações em www.crossurbanocaixa.com.br