Dólar alto: dicas da Cotação para compra da moeda

Vai fazer uma viagem internacional nos próximos meses? Aprenda a lidar com o dólar alto e não fique no vermelho com as dicas da Cotação.

As férias de inverno estão chegando. Alguns meses antes famílias começam a programar a viagem para o exterior, mas a alta e a volatilidade da cotação da moeda norte-americana tem atrapalhado esse planejamento.

Com um pouco de atenção, organização e calma, é possível otimizar o dinheiro e realizar a viagem tão desejada. Diante desse cenário, a Cotação selecionou algumas dicas importantes que vão transformar o “bicho de sete cabeças” do dólar alto em algo mais simples de ser administrado. Confira as sugestões do diretor da Cotação, Alexandre Fialho:

Compre moeda estrangeira aos poucos – Compre a moeda de forma parcelada até o momento do seu embarque. Desta forma, você terá um preço médio ou taxa média, não correndo o risco de ter adquirido o total do montante para sua viagem na pior taxa deste período.

Cartões pré-pagos – Para viajar de forma mais segura e ter maior controle das despesas, prefira levar moeda estrangeira no cartão pré-pago, apesar de ter o IOF de 6,38% igual ao do cartão de crédito. A vantagem é que o dólar é fechado no ato da compra da moeda estrangeira e não no fechamento da fatura. Com isso você evita os riscos da variação cambial e não se preocupa com a oscilação durante sua viagem. Além de ter outras vantagens como:

  • Recarga Fácil – recarga no cartão pré-pago instantânea, de qualquer lugar, a qualquer hora, mesmo aos finais de semana e feriados;
  • Rede de aceitação em mais de 200 países, para compras e saques;
  • Disponibilidade de cartões adicionais que acessam o mesmo saldo;
  • Reposição gratuita em caso de perda, roubo, furto ou extravio;
  • Recompra de saldo garantido;
  • Central de atendimento 24 horas por dia, em português.

E para facilitar ainda mais a vida do viajante, com o aplicativo da Cotação para smartphones e tablets é possível realizar compra de moeda estrangeira, recarregar o cartão, localizar a loja da Cotação mais próxima, consultar saldo, extrato, bloquear e desbloquear o cartão de maneira prática, segura e de qualquer lugar.

Utilize cartão de crédito apenas para emergências – Evite o uso do cartão crédito e priorize a utilização do cartão pré-pago para não correr risco na oscilação da taxa de câmbio durante a sua viagem. Por exemplo, utilizando o cartão de crédito, o viajante somente confirmará o valor da taxa de câmbio de sua viagem na data da fatura do seu cartão – ficando com o risco da oscilação da moeda até este período. Já no carão pré-pago, a taxa está travada no momento que for realizada a operação para a carga no cartão. Ressaltamos que o cartão de crédito e o cartão pré-pago possuem os mesmos benefícios e facilidades de utilização.

Evite realizar operações de câmbio no exterior – Leve a moeda do país de destino, desta forma, o viajante não necessita fazer outra operação de câmbio. Por exemplo, se for para o Japão, compre a moeda Yen diretamente contra reais aqui no Brasil. Não leve dólar pois, quando chegar no Japão, o viajante obrigatoriamente terá que fazer outra operação de câmbio, trocando dólar pela moeda do país, podendo chegar a pagar de 20 % a 25% de taxa.

Sobre a Cotação

Presente no mercado desde 1968, a Cotação é a maior distribuidora de câmbio turismo do Brasil. Adquirida pelo Banco Rendimento em 2002, a Cotação foi a primeira empresa do setor a receber o Certificado Internacional de Qualidade ISO 9001, sendo esta qualificação resultado do foco constante em oferecer produtos e serviços de qualidade aos seus clientes. Com sede em São Paulo, conta com mais de 1,5 milhão de clientes e mais de 50 filiais localizadas em Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Porto Alegre, Goiânia, Belo Horizonte e Salvador, entre outras localidades.

A Cotação dispõe de várias moedas de diferentes países, como dólar americano, euro, libra esterlina, peso argentino, dólar australiano, dólar canadense entre outras opções, além de cartões pré-pagos de viagem internacional – Rendimento Visa TravelMoney (Visa) ou Rendimento Travel Card (MasterCard). Para maior comodidade de seus clientes, a Cotação é pioneira em oferecer o serviço de delivery, entregando as moedas e os cartões pré-pagos no endereço de preferência.

Por meio do produto Remessa Expressa, os clientes podem enviar dinheiro para mais de 140 países e disponibilizar o valor de forma rápida, segura e sem a necessidade de ter uma conta bancária. O Remessa Expressa conta com a rede de lojas da Cotação, além de 260 pontos de correspondentes.

Além dos produtos de câmbio para viagem e do Remessa Expressa, a Cotação possibilita aos seus clientes enviar e receber recursos do exterior e realizar pagamento de contas em qualquer lugar do mundo com agilidade e segurança.