7 coisas imperdíveis para fazer em Buenos Aires

Confira nossas dicas de atividades imperdíveis em Buenos Aires!

Buenos Aires oferece milhares de opções de passeios e entretenimento, além de ótima gastronomia – tudo a poucas horas de avião do Brasil. Porém, selecionamos 7 coisas que são imperdíveis para quem ama correr e viajar!

1. Correr nos Bosques de Palermo

(foto: Correr pelo Mundo)

(foto: Correr pelo Mundo)

O Parque 3 de Febrero – também conhecido como Bosques de Palermo – é o pulmão da capital argentina. É o maior espaço verde da cidade, com 370 hectares que incluem praças, lagos, trilhas e bosques.

É o ponto de encontro de corredores de Buenos Aires, além de ser local de largada das principais provas portenhas.

O terreno plano e a variedade de paisagens são um grande atrativo. Entre seus quatro lagos – todos artificiais – o destaque é o Lago de Regatas (na parte noroeste do parque, entre as avenidas Figueroa Alcorta e Tornquist); uma volta ao lago são cerca de 2km – boa opção para incluir no treino.

Leia também:

Guia Buenos Aires para Corredores

Tudo sobre Buenos Aires no Correr pelo Mundo

2. Comer sorvete de doce de leite (ou só o doce de leite mesmo!)

Sorvete da Freddo (foto: Correr pelo Mundo)

Interior de uma das lojas da Chungo, em Palermo (foto: Correr pelo Mundo)

Degustar o doce de leite argentino é algo impensável de não se fazer em uma visita ao país. Buenos Aires está repleta de excelentes  sorveterias – as mais conhecidas são a Freddo e a Chungo – que oferecem variedades enormes de sorvetes com doce de leite. Duvida? Entre elas estão o doce de leite tradicional, coco com doce de leite, doce de leite com brownies, doce de leite tentação, doce de leite com pedaços de tablete de doce de leite…

Essa enormidade de delícias é um convite para visitar uma das sorveterias!

Para quem quiser saborear tabletes e comprar potes de doce de leite, uma visita a um supermercado traz produtos interessantes e com preços mais econômicos.

3. Participar de uma prova

Buenos Aires tem algumas das principais e mais animadas provas da América do Sul. Com eventos em quase todos os finais de semana (com exceção do verão), a capital argentina possui eventos com distâncias para todos os gostos e preparos, com percursos lindissimos, como a região de Palermo e até Puerto Madero.

Você pode conferir o calendário de provas da cidade aqui no nosso site!

A sensacional Nike We Run Buenos Aires, que participamos em 2015 (leia o relato aqui) – Foto: Nike

A Meia Maratona de Buenos Aires, que a cada ano reúne milhares de brasileiros (foto: divulgação / Ñandú)

4. Explorar a Recoleta

(foto: Correr pelo Mundo)

(foto: Correr pelo Mundo)

A Recoleta é, hoje, um dos bairros mais sofisticados e charmosos de Buenos Aires; no final do século 19, muitas famílias ricas da cidade se mudaram para a Recoleta, uma região mais alta da cidade, para fugirem da epidemia de febre amarela. Estas famílias construíram mansões e edifícios em estilo francês no bairro, uma das características mais marcantes dali.

A Recoleta conta com boa variedade de restaurantes e hotéis, além de atrações como a Basílica Nuestra Señora del Pilar, o Cemitério da Recoleta – onde estão os restos mortais de Evita Perón – o Museu Nacional de Belas Artes e o Monumento Floralis Genérica.

O Cemitério da Recoleta pode parecer um lugar muito diferente de se visitar, mas vale muito a pena fazer a visita guiada e descobrir a história por trás dos principais mausoléus dali.

5. Descobrir cafés e bons restaurantes em Palermo Hollywood

Palermo Hollywood não é exatamente um bairro de Buenos Aires, mas sim uma área do bairro de Palermo que ficou conhecida desta forma
em virtude do grande número de produtoras, emissoras de TV e de rádio que ali têm sua sede.

Esta concentração de locais trouxe uma série de ótimos restaurantes, cafés e hotéis à área, sem perder o charme da região, repleto de casas baixas.

Entre os restaurantes, destacamos boas opções para um jantar de massas! Confira no Guia Buenos Aires para Corredores algumas de nossas sugestões.

Detalhe do Piola (foto: Correr pelo Mundo)

Salão do charmoso Il Gran Caruso (foto: Correr pelo Mundo)

6. Passar um final de tarde em Puerto Madero

(foto: Correr pelo Mundo)

Antes área degradada, a região de Puerto Madero foi completamente remodelada a partir da década de 90, fazendo com que se tornasse um importante centro gastronômico e financeiro da cidade.

Sua revitalização fez com que o bairro seja, hoje, o mais exclusivo de Buenos Aires. Seus antigos galpões de tijolos à vista foram transformados em lofts e restaurantes; Puerto Madero está, agora, repleto de arranha-céus, hotéis de luxo, uma grande variedade de bons restaurantes (em especial de carnes!) e monumentos como a Puente de la Mujer.

7. Conhecer a Costanera Sur

(foto: Estrella Herrera – Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires)

A reserva ecológica Costanera Sur é um dos maiores espaços verdes de Buenos Aires, e reúne a maior quantidade de biodiversidade da  cidade, em 350 hectares. O visual repleto de verde junto ao Rio de la Plata garante ótimas trilhas na capital argentina, e é uma boa pedida para quem deseja uma alternativa para escapar do asfalto e do barulho do trânsito – ou mesmo complementar um treino em Puerto Madero, região vizinha da Costanera Sur.

A reserva ecológica fica aberta diariamente, das 8h às 17h, e uma volta pela trilha principal do local tem aproximadamente 8k – aproveite para aumentar o percurso conhecendo outras trilhas disponíveis.